os motores perdem potencia ao longo dos anos

5 min

É verdade que os motores perdem potência ao longo dos anos?

Será que a potência do motor diminui ao longo dos anos? E, a ser verdade, será suficiente para ter um impacto significativo no desempenho do automóvel? Neste artigo, fomos à procura de respostas.

Embora seja verdade que os motores possam perder potência ao longo dos anos, na maioria dos casos ainda demora um período de tempo considerável, e é necessária uma quantidade significativa de desgaste no motor, para que a potência original diminua para um nível que seja percetível.

Mas será que essa perda de potência acontece mesmo? E o que pode ser feito para evitar que os motores percam “power” com o passar dos anos? Por que razão tal acontece? Tudo perguntas que carecem de respostas.

Por que razão os motores perdem potência?

Regra geral, os motores perdem potência ao longo do tempo devido ao desgaste de vários dos seus componentes. No entanto, a perda de potência do motor pode ser atribuída a um ou mais fatores: fluxo insuficiente de ar ou combustível; compressão pobre; combustão inadequada.

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

O motor necessita de um fornecimento constante de ar e combustível para atingir a combustão. E pode ficar privado de ar se o filtro de ar estiver entupido com detritos ou se o sistema de escape não estiver a fluir livremente como seria suposto. Um mecanismo de válvulas desgastado também pode restringir o fluxo de ar ao motor.

Injeção, compressão, ignição…

Os injetores de combustível também podem ficar entupidos com o tempo e as bombas de combustível tendem a desgastar-se após vários anos de utilização. Ambos os problemas podem resultar no fornecimento insuficiente de combustível e na diminuição da potência.

Problemas de compressão são outra das causas comuns para a perda de potência em veículos mais antigos. O motor pode ter problemas de compressão devido a anéis de pistão desgastados ou depósitos de carbono nas válvulas de admissão. Ambos os problemas resultarão numa ligeira perda de ar durante o curso de compressão do pistão.

Finalmente, problemas com a ignição do motor podem conduzir a uma diminuição da potência. Depósitos de carbono acumular-se-ão nas velas de ignição gastas, dificultando a sua capacidade de inflamar a mistura ar/combustível dentro do cilindro.

Mas os depósitos de carbono também podem acumular-se nos pistões, o que faz com que estes desenvolvam “pontos quentes” que resultam em combustão prematura de combustível e detonação do motor.

Quantos cavalos pode um automóvel perder por ano?

Infelizmente, esta é uma pergunta para a qual não existe resposta, uma vez que são muitas as variáveis que podem afetar o desgaste do motor ao longo dos anos. Um automóvel, que tenha sido conduzido com cuidado e manutenção adequada, conservará mais a sua potência original após o mesmo período de tempo em comparação com outro que tenha sido abusado e negligenciado durante toda a sua vida útil.

Artigo relacionado: Cavalos do motor: o que são e como se calculam

Os automóveis mais recentes também perdem potência de forma muito mais lenta do que os antigos, já que os motores modernos tendem a ser construídos com materiais de elevada qualidade e melhor tecnologia.

Além disso, os motores necessitam de um período de tempo para rodarem antes de atingirem a sua capacidade operacional máxima. Portanto, durante um curto período de tempo após o carro novo ter sido adquirido, a potência do motor até aumentará ligeiramente.

É possível recuperar a potência perdida?

É sempre possível recuperar a potência perdida no tempo. Obviamente, pode ganhar-se mais potência através de certas intervenções, como uma reconstrução completa do motor ou a substituição do antigo sistema de escape por um novo. No entanto, se procura um método mais económico de recuperar a potência outrora perdida, deve tentar fazer algumas coisas.

Quais? Limpar o sistema de combustível pode ajudar a recuperar alguns cavalos. Outra: adicionar um aditivo de limpeza ao combustível, que removerá quaisquer depósitos no circuito de combustível. Também é possível limpar os injetores de combustível utilizando um kit de limpeza de injetores.

Artigo relacionado: Motor fraco: 10 problemas comuns

Se há já algum tempo que não faz um serviço básico ao seu automóvel, estas dicas também podem ajudá-lo a recuperar alguns cavalos. Certifique-se de que substitui o filtro de ar e o óleo do motor em intervalos regulares. E também pode considerar trocar as velas de ignição caso as tenha descurado.

Quanto custa aumentar a potência do motor?

Esta é outra pergunta para a qual não existe uma resposta direta. Tudo dependerá do aumento de potência que queira atingir e através de que meios o fará. A reprogramação eletrónica terá um custo, a modificação do sistema de escape terá outro.

O melhor, mesmo, é analisar se tal ação será mesmo necessária e estipular um orçamento. As características originais do automóvel deverão ser respeitadas e a segurança deverá estar acima de qualquer outra prioridade.

Não raras vezes, o aumento de potência conduz a uma subida do consumo de óleo ou de combustível. E, em consequência, as emissões poluentes também aumentam. É preciso medir bem os prós e contras antes de se tomar esta decisão.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

6 carros usados que duram uma vida

O parque automóvel português é um dos mais envelhecidos da Europa. No ano 2000, a idade média dos automóveis em Portugal era de 7,2 anos;…

Os 5 SUV mais luxuosos do mercado

São "sport utility vehicle", mas entre os seus atributos, mais do que a versatilidade em todo o tipo de traçado, estão luxos, inacessíveis ao comum…

Review Peugeot 208 (2018)

Este é o Peugeot 208 1.2 Style de 2018! [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lFx6oelt7h8[/embedyt] Na platafroma do Standvirtual, é possível encontrar modelos com preços a partir de 9.900€…

Review Mercedes Classe C 220d (2018)

O Mercedes Classe C é o Mercedes mais vendido em todo o mundo. Só em 2018 foram vendidas na totalidade mais de 400 000 unidades…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional