4 min

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus do seu automóvel.

Furou? Não há problema! Em vez de ligar a um técnico ou familiar para o ajudar a mudar o pneu aventure-se nesta troca simples, que pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer carro, sem precisar do auxílio de terceiros.

Se estava em andamento quando o furo aconteceu, o primeiro passo é parar o carro em segurança. Tente parar o carro a uma distância segura da faixa de rodagem e num local plano, amplo e, se possível, abrigado.

Com o carro imobilizado, puxe o travão de mão, vista o colete refletor e coloque o triângulo de sinalização a 30 metros de distância do seu carro (no caso de curva apertada, pode colocá-lo um pouco mais longe – aqui o bom senso impera).

Que material preciso para mudar o pneu do meu carro?

Para além do triângulo de sinalização e colete refletor, vai precisar ainda de um pneu sobresselente e o kit de ferramentas que todos os carros devem ter.

O essencial neste kit é um macaco e uma chave de porcas (por uma questão de eficiência e gestão de esforço, nós recomendamos que a sua chave seja em cruz).

Não sendo crucial para o processo, se por acaso existirem umas luvas no carro é aconselhável que as calce – contudo, este pormenor não será impeditivo de pormos mãos à obra!

Como mudar o pneu do meu carro em 6 passos!

  1. O primeiro passo, depois de preparar todo o material falado acima, é tirar o tampão da roda e desenroscar ligeiramente as porcas. Para poupar tempo e esforço, e caso a tarefa aparente ser difícil, pode sempre utilizar o peso do seu corpo para desapertar as porcas mais persistentes, apoiando o pé sobre a chave.
  2. É neste momento que colocamos o macaco. Para isso há que encontrar o ponto do chassis preparado para o efeito (normalmente identificável debaixo das portas do automóvel).

Antes de começar a elevar o carro, certifique-se que a base do macaco não está inclinada – este deve estar numa posição horizontal. Comece a elevar o carro até o pneu ficar a 5 centímetros do chão, ponto no qual pode terminar de desenroscar as porcas com a ajuda da chave em cruz.

  1. Com as porcas já guardadas, troque os pneus, retirando o furado e colocando o sobresselente.
  2. Coloque a primeira porca e a segunda diagonalmente a esta, apertando-as com as mãos. Repita o processo para as restantes certificando-se que não existem folgas, balanceando o pneu e verificando que este não se “mexe” em demasia.
  3. Vamos descer o carro! Desça o seu veículo levemente utilizando o macaco e termine de apertar as porcas com a ajuda da chave em cruz. Pode usar novamente o apoio do corpo para conseguir apertar o mais fortemente possível.
  4. Mudança feita! Agora resta guardar o material e seguir caminho, de preferência por um percurso que tenha como ponto de paragem uma oficina que lhe repare o pneu

Cuidados a ter com os pneus mudados

É essencial levar o pneu a uma oficina que o repare. Para todas as eventualidades, é importante ter sempre um pneu sobresselente em perfeitas condições, cada vez que circulamos na estrada.

Se o pneu sobresselente utilizado não é idêntico aos restantes, substituí-lo rapidamente é crucial – para uma condução segura, as rodas dianteiras e traseiras devem ser iguais em modelo, pressão e calibragem.

Nota: os pneus sobresselentes de uso temporário presentes em grande parte dos carros da indústria, devem ser substituídos o quanto antes e circular a uma velocidade máxima de 80km/h.

Como posso evitar mudar o pneu?

Agora que mudar o pneu do seu carro já não parece o monstro assustador que o fazia ligar automaticamente a um técnico de assistência em viagem, há que tentar prever este tipo de situações.

Se furos acontecem, muitos deles ocorrem devido ao desgaste do pneu e estilo de condução. Uma boa manutenção do veículo, com especial atenção para a pressão e estado dos pneus, pode poupar-lhe algum tempo e dinheiro na estrada, evitando casos deste género e tornando a condução muito mais segura e despreocupada.

Mais artigos da mesma categoria

Saiba quando deve mudar a correia de distribuição

A correia de distribuição é uma das peças do motor do seu carro mais importantes. Saiba quando a deve mudar e o que pode acontecer…

Quanto custa carregar um carro eléctrico?

A partir de 2050, todos os carros deverão ser eléctricos. Mas sabe quanto custa e quanto custará carregar um carro eléctrico? Será que compensa? Saiba…

Líquido Adblue: o que é e para que serve

Há um novo produto para carros, que tem sido um sucesso no controlo dos gases poluentes. O nome, para quem não conhece, é líquido Adblue.…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional