2 min

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo.

Classe 1 Motociclos e veículos com altura, medida do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.
Classe 2 Veículos com dois eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 3 Veículos com três eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 4 Veículos com mais de três eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.

Este decreto veio, no entanto, estabelecer exceções nesta classificação. Tem um veículo ligeiro de passageiros? Com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg? Se a resposta foi sim e, para além disso, a lotação for igual ou superior a cinco lugares e a altura entre 1,1 m e 1,3 m, está na classe 1.

Outra exceção importante: os veículos de classe 2 sem tração às quatro rodas são também considerados classe 1.

Caso não consiga determinar se o seu veículo se insere nesta categoria, o IMT disponibiliza uma lista que pode consultar. Este decreto afeta essencialmente os condutores de monovolumes, por isso confira a situação do seu carro.

Atenção: esta mudança de classe só se aplica se for aderente do serviço eletrónico de cobrança e tiver prova de que o seu carro cumpre os requisitos.

Para isso, tem de “requerer uma inspeção extraordinária de identificação num centro de inspeção técnica de veículos da categoria B”, segundo diretrizes no IMT.

É ainda possível que, caso o seu carro não esteja contemplado na lista do IMT, possa ser considerado de uma classe num momento e de outra noutro, quando passar nas portagens.

Nesse caso, contacte os serviços da concessionária do troço para resolver a questão e não ser cobrado indevidamente, apresentando o comprovativo. Como se trata de uma questão de altura, há variáveis que podem pesar, como a altura dos pneus, por exemplo.

Tem mais dúvidas relacionadas com a situação do seu carro ou procura trocar o seu por um novo? No Standvirtual garantimos que compra e vende em segurança.

Mais artigos da mesma categoria

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…

Fazer um check-up ao seu carro antes da viagem de férias

Em viagens longas e mais exigentes para o nosso carro, há que ter uma atenção redobrada ao estado do veículo antes da partida. Se um…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional