O novo Hyundai Ioniq 3 acaba de chegar ao mercado português e as encomendas já estão abertas. O compacto 100% elétrico da marca sul-coreana arranca nos 33.500 euros na versão Trend com bateria de 42 kWh, posicionando-se como a porta de entrada para a gama Ioniq em Portugal.
A gama completa organiza-se em quatro versões, com a linha desportiva N Line a coroar o topo. A porta de entrada é a Trend 42 kWh, por 33.500 euros, seguida da Select 61 kWh, por 36.350 euros, e da Trend 61 kWh, por 38.350 euros. No topo da tabela fica precisamente a N Line 61 kWh, por 41.900 euros, a versão que se distingue pelo aspeto exterior mais agressivo, com para-choques específicos, jantes de 19 polegadas e um difusor de ar traseiro mais pronunciado. Comum a todas as versões é a assinatura luminosa composta por elementos pixelizados, com destaque para os quatro pontos ao centro que, segundo a marca sul-coreana, fazem referência à letra “H” de Hyundai em código Morse.
Elétrico a meio caminho entre dois segmentos

Com 4.155 mm de comprimento e uma carroçaria de cinco portas que foge ao formato SUV da moda, o Ioniq 3 posiciona-se a meio caminho entre os segmentos B e C. A silhueta foi otimizada para combinar eficiência com um interior amplo, resultando no que a marca sul-coreana denomina de seu primeiro “aero-hatchback”, com uma dianteira baixa que se prolonga numa linha de tejadilho plana sobre os ocupantes da frente e de trás, descendo depois de forma acentuada até ao spoiler traseiro. Esta geometria, garante a Hyundai, maximiza o espaço interior, garantindo uma altura ao teto generosa e maior conforto para os passageiros traseiros.
Espaço e versatilidade de referência
Na prática, apesar das linhas aerodinâmicas e das dimensões compactas, o Ioniq 3 surpreende pela habitabilidade. O piso plano e a longa distância entre eixos de 2 680 mm asseguram bom espaço para pernas e cabeça na segunda fila. A bagageira oferece 322 litros de capacidade, que sobem para 441 litros quando se considera o compartimento adicional sob o piso, a que a Hyundai chama Megabox. No interior, dependendo da versão, o modelo pode incluir bancos Relaxation, bancos aquecidos e ventilados, e materiais têxteis inspirados em paisagens naturais e no design italiano dos anos 70, com recurso a materiais reciclados e de origem biológica.

Dois níveis de potência e até 497 km de autonomia
Assente na plataforma E-GMP do Grupo Hyundai, ainda que com uma arquitetura de 400 volts, a mesma dos EV3 e EV4, o Ioniq 3 está disponível com duas opções de bateria. A versão Standard Range conta com um motor de 147 cv, bateria de 42,2 kWh e autonomia anunciada de 344 km. Já a variante Long Range equipa um motor elétrico de 135 cv, bateria de 61 kWh e anuncia uma autonomia até 497 km em ciclo combinado WLTP, um número que faz deste o rei da autonomia no segmento.
Ambas as versões oferecem 250 Nm de binário e tração dianteira, mas no que diz respeito ao carregamento há diferenças: as variantes Long Range admitem potências de carga de até 110 kW em corrente contínua e até 22 kW em corrente alternada, sendo que as Standard Range suportam até 119 kW e 11 kW, respetivamente. A Hyundai anuncia que o Ioniq 3 pode repor a carga de 10 a 80% em cerca de 29 minutos em corrente contínua.
Tecnologia de ponta e novo sistema operativo
O Ioniq 3 estreia um novo sistema de infoentretenimento Pleos, baseado em Android Automotive, que se destaca pela intuitividade e simplicidade de utilização. O sistema conta ainda com o assistente Gleo AI, que permite interagir com o navegador, o multimédia e muitas outras funcionalidades do carro. A disposição dos ecrãs é totalmente diferente dos restantes Ioniq: há um ecrã central de 12,9 polegadas nas versões de entrada ou de 14,6 polegadas na versão N Line, combinado com um painel de instrumentos digital compacto atrás do volante. Sistema de som premium BOSE, climatização automática bizona e iluminação ambiente LED completam o ambiente interior.
Leia também

Um elétrico usado custa em média 34.450 euros. Porque é que o preço não baixa?

Volkswagen ID. Cross ganha nova versão de entrada. Carrega dos 10 aos 80% em 23 minutos

Mercedes-AMG revela novo SUV elétrico. Recupera até 450 km em dez minutos

Smart #2 abre pré-encomendas em Portugal com preços a partir de 19.990 euros

Os elétricos já lideram as vendas de carros novos em Portugal


