Alfa Romeo Tonale: o tão aguardado SUV finalmente chegou

Um automóvel para honrar uma história desportiva e reafirmar o ADN dinâmico pelo qual a Alfa Romeo conseguiu uma reputação em termos globais. O Alfa Romeo Tonale, que chega no verão a Portugal, resume o que a marca perspetiva para o futuro.
Design do Novo Alfa Romeo Tonale
Se há algo que distingue a Alfa Romeo é o design, pelo qual qualquer modelo é facilmente reconhecido. No caso do Tonale, não foi necessário alterar muito do que já tinha sido apresentado no protótipo e que permite adivinhar como se desenhará a gama futura: faróis em forma de curva sinusoidal, jantes de cinco orifícios, painel de instrumentos do tipo telescópico e volante desportivo de três raios são alguns traços que deverão conquistar um lugar cativo.
Na frente, destaque para os faróis dianteiros, com matriz adaptativa Full-LED, que garantem as luzes diurnas, os indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade de boas-vindas e de despedida. Além disso, permitem que os médios se adaptem automaticamente as condições exteriores e gere os máximos para que não haja risco de encandeamento.
Veja os preços para os Alfa Romeo novos no Standvirtual
Interior do novo Alfa Romeo Tonale
No interior, multiplicam-se detalhes em alumínio, enquanto nos materiais para os revestimentos se optou pelo couro e alcântara, o que, em conjunto, confere um ambiente desportivo.
Além disso, a arrumação do tablier promete que o condutor não tenha de desviar os olhos da estrada por mais do que microssegundos.
Para os restantes ocupantes, a marca italiana do conglomerado Stellantis promete conforto.
Veja todos os Alfa Romeo usados à venda no Standvirtual
Motores disponíveis no novo Alfa Romeo Tonale
Na Alfa Romeo, “reinventar a desportividade para o século XXI”, uma intenção celebrada aquando a revelação do Tonale, passa pela eletrificação. Por isso, entre as mecânicas propostas pelo SUV do segmento C, que pretende ser uma alternativa premium a propostas alemãs como Audi Q3, BMW X1/X2 e Mercedes GLA, brilham as que contam com energia elétrica: há uma híbrida e outra híbrida plug-in com tração integral.
O Tonale híbrido vai contar com um motor de combustão interna de 1,5 litros a gasolina que se associará a um sistema de propulsão híbrido de 48 Volts, com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, sendo este último capaz de transmitir energia às rodas mesmo quando o bloco térmico se desliga, o que, defende a marca, permitirá poupar substancialmente em consumos e emissões. O conjunto debita 160 cv.
Já declinação de ligar à corrente, com uns expressivos 275 cv, foi apresentado como capaz de percorrer 80 quilómetros em circuito urbano sem gastar uma gota de gasolina, o que, a confirmar-se, o torna elegível para que as empresas beneficiem da Fiscalidade Verde.
Artigo relacionado: Carros híbridos: vantagens e desvantagens
No catálogo, haverá ainda um bloco a gasóleo de 1,6 litros e 130 cv, capaz de desenvolver um binário máximo de 320 Nm, o que lhe permitirá performances razoáveis e um bom equilíbrio entre prestações e consumos, mas também emissões.
Novo Alfa Romeo Tonale em estrada
Não haja grande dúvidas de que a Alfa Romeo se preparou convenientemente para puxar pelos galões da desportividade. Nesse sentido, o carro chega com uma distribuição de peso muito equilibrada, beneficiando de uma suspensão independente do tipo McPherson, tanto à frente como atrás, e de uma direção extremamente direta.
Para sensações verdadeiramente desportivas, as patilhas de alumínio no volante, para comando sequencial da caixa de velocidades, prometem apimentar a experiência.
Na hora de travar, o Tonale conta com um sistema by wire da Brembo.
Tecnologias no novo Alfa Romeo Tonale
Um dos destaques com a chegada do Tonale é a estreia de um certificado digital NFT (non-fungible token), que, baseado na tecnologia “blockchain”, certifica o automóvel no momento da aquisição. Com isto, a Alfa Romeo espera proteger o valor residual do veículo que, muitas vezes, pode ditar a decisão por outro emblema. Em paralelo, para acabar com o mito da fraca fiabilidade, o tempo de garantia de fábrica foi esticado para cinco anos (as baterias têm garantia de oito anos ou 150 mil quilómetros).
Artigo relacionado: Falta de fiabilidade da Alfa Romeo: verdade ou mito?
A tecnologia não se fica pelo certificado digital NFT, havendo uma forte aposta na conectividade, quer em termos de hardware como de software. O num novo sistema de infoentretenimento, que a marca garante ser mais rápido no processamento, vai surgir em dois ecrãs TFT que, em conjunto, somam 22,5’’.
O sistema será capaz de receber as atualizações necessárias “over-the-air” e, garante a Alfa Romeo, é compatível com o assistente Amazon Alexa. Em termos de tecnologia associada à condução, o Tonale será equipado com sistemas autónomos de nível 2, o que significa que chegará com assistentes que podem tomar conta da direção, aceleração e travagem, podendo o condutor até tirar as mãos do volante (mas apenas por alguns segundos).
Preços e data de lançamento do novo Alfa Romeo Tonale
Ainda sem preço estipulado, o novo Alfa Romeo Tonale chegará ao mercado português no início do verão.