Filtro de parti?culas como funciona

5 min

Filtro de partículas: como funciona

A necessidade de cumprir as cada vez mais restritivas normas antipoluição para automóveis novos na União Europeia (UE) forçou os construtores de automóveis a acelerarem o desenvolvimento e aplicação de filtros de partículas (FAP, do francês Filtre À Particules) para os motores de combustão interna – obrigatórios nos Diesel desde 2009.

Estes filtros estão acoplados ao sistema de escape, com uma estrutura parecida à de um favo de mel, mas com células quadradas em vez de hexagonais, e construídos, normalmente, a partir de dois materiais: cordierite, um miolo cerâmico que retém as partículas de fuligem resultantes do processo de funcionamento dos motores. E o carboneto de silício, que tem um ponto de fusão mais alto do que a cordierite, mantendo assim a integridade do componente.

 

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
A sua principal função é, então, reter a sujidade emitida pelos gases de escape, impedindo a libertação para a atmosfera de partículas nocivas, eliminando-as através do aumento da temperatura, no chamado ciclo de regeneração. Existem dois tipos de regeneração efetuados pelos automóveis: passiva e ativa. A regeneração passiva do filtro dá-se quando a temperatura dos gases de escape está acima de 300°C.

Já a regeneração ativa é um processo não natural, provocado pela unidade de comando do motor que consiste em forçar pós-injeções de combustível, que elevam significativamente a temperatura dos gases de escape, iniciando desta forma o processo de regeneração do filtro de partículas.

FAP: Diesel vs. gasolina

Dependendo da marca, os filtros têm a capacidade de reter até 100% das partículas mais pesadas e nocivas para os seres humanos, incinerando-as depois a altas temperaturas. Mas a temperatura só aumenta nos trajetos mais longos, a velocidades mais elevadas. Quem conduz maioritariamente em cidade pode não estar a garantir que o filtro de partículas funciona à temperatura necessária para proceder à queima das partículas ali depositadas, o que acabará por provocar anomalias na mecânica, podendo originar a quebra de rendimento do motor e o aumento do consumo de combustível. Em casos extremos, o gasóleo excedente criado pelos vários ciclos de regeneração interrompidos consecutivamente pode entrar em contacto com o óleo do motor, comprometendo a correta lubrificação de componentes como turbo, as bielas ou as bombas de óleo.

Nestes casos, em que a regeneração passiva não é completa, o motor assume o processo e força o ciclo de regeneração ativa. Este é um tipo de problema que afeta com menos gravidade os modelos a gasolina, que atingem muito mais rapidamente uma temperatura ótima de funcionamento.

Artigo relacionado: Saiba como reduzir os consumos e as emissões do seu carro

Os métodos variam de fabricante para fabricante, mas o objetivo é, resumidamente, o mesmo: aumentar a temperatura dos gases de escape para queimar partículas acumuladas em excesso. A regeneração ativa é sinalizada no painel de instrumentos, habitualmente através de uma luz amarela, aconselhando-se a consulta do manual de instruções do veículo, onde aparecem descritas as condições ideais de regeneração: conduzir a mais de 60 km/h em 4.ª ou 5.ª velocidades (rotação do motor acima das 2500 RPM), durante pelo menos 15 minutos. Os especialistas sugerem que se faça um trajeto com estas caraterísticas pelo menos a cada 200 km, evitando a sobrecarga do equipamento.

Durante a regeneração ativa poderão ser observados sintomas anormais, como ventiladores de arrefecimento em funcionamento, o aumento da velocidade do ralenti, um ligeiro aumento no consumo de combustível, ruído do motor mais audível e até um cheiro mais forte.

Filtros de partículas: limpeza ou substituição

Quando o FAP assume um funcionamento defeituoso, e se acende a luz da avaria do motor, então todos os caminhos vão dar à oficina mais próxima, para proceder à limpeza ou à substituição do filtro.

A limpeza, apesar de ser o processo menos dispendioso, será sempre uma solução de recurso e a que oferece menos garantias. Através de ultrassons é possível retirar grande parte das partículas das paredes do filtro, mas nada pode fazer-se para recuperar as caraterísticas originais do componente de desgaste acelerado, pelo que veículo irá acumular novamente sujidades em número suficiente para comprometer o rendimento do motor e uma nova limpeza será necessária.

A substituição do FAP é a solução mais dispendiosa e, tendo em conta que o componente tem um ciclo de vida de ente 80.000 km a 160.000 km, também não é uma solução definitiva. Como última opção, muitos proprietários optam pela remoção ilegal do filtro. Esta operação é feita através de dois processos: remoção física do miolo do filtro e desativação eletrónica. A desativação eletrónica é feita alterando os parâmetros de controlo do filtro através da ECU para as regenerações. Nada recomendáveis.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar