4 min

Quando é que tenho de levar o meu carro à inspeção?

Já vos aconteceu estarem na estrada, a conduzir, e à vossa frente verem um carro aos zig zags, sem conseguir travar e sem luzes de retaguarda? Muito provavelmente não há muitos casos desses nas nossas estradas. Tudo graças às inspeções periódicas obrigatórias.

Por mais aborrecidas que pareçam, as inspeções periódicas são a chave que garante que as nossas estradas se mantêm seguras com veículos em perfeitas condições de circulação.

Se para os condutores mais experientes a palavra “inspeção” e data da próxima não lhes sai da cabeça, para os mais recentes, conhecer esta periodicidade pode aliviar muitas dores de cabeça e problemas nos seus carros.

Mas quando é que tenho de levar o meu carro à inspeção?

As datas limite para cada carro são definidas a partir da data da primeira matrícula do automóvel. Qualquer pessoa pode levar o carro e cada inspeção pode ser realizada até 3 meses antes da data limite.

Ligeiros

A regra é clara. Para automóveis ligeiros de passageiros a primeira inspeção deve ser feita até 4 anos após a primeira matrícula. De seguida, a inspeção periódica terá de ser feita de dois em dois anos até perfazer oito, ponto a partir da qual o carro terá de ser levado à inspeção com uma frequência anual.

No caso dos automóveis ligeiros de mercadorias, reboques e semirreboques com peso bruto entre 750 e 3500 Kg, a primeira inspeção deve ser feita até dois anos depois da primeira matrícula, a partir do qual terá de ser cumprida anualmente.

Em relação a ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias, incluindo carros de instrução, a inspeção é feita todos os anos até ao 8º e, em seguida, semestralmente.

Pesados

Automóveis pesados de passageiros têm de ir à inspeção todos os anos, desde a primeira matrícula e até fazerem 8 anos, sendo a partir daí obrigados a inspeções semestrais.

Todos os outros pesados, incluindo pesados de mercadorias e reboques superiores a 3500kg devem ser inspecionados anualmente.

O que tenho de levar para a inspeção do meu carro?

Para além do triângulo de sinalização e colete refletor, é necessário levar os documentos originais do veículo (certificado de matrícula ou livrete e título do registo de propriedade), um seguro válido e a ficha da última inspeção realizada – exceto se esta for a primeira inspeção no historial do carro).

Como funciona?

Se o seu centro de inspeção tiver essa opção, aconselhamos que marque a hora de inspeção – por uma questão de comodidade e rapidez. No caso dos automóveis ligeiros a inspeção dura cerca de 20 a 30 minutos (já nos pesados, pode durar até 40 minutos).

É essencial a presença de um motorista que colabore na inspeção e confirme o que o técnico está a testar no carro. No fim do processo, é fornecida ao condutor uma ficha de inspeção que comprova que, de facto, foi feita (é sempre possível pedir uma 2ª via no centro de inspeções).

Como posso garantir que o meu carro passa na inspeção?

Não há forma de garantir que o carro seja aprovado, mas mantê-lo em condições de segurança e circulação será sempre a melhor estratégia.

É importante fazer uma revisão de alguns pontos antes do dia da inspeção. Testar a iluminação do carro e garantir que todas as lâmpadas acendem, o funcionamento do para-brisas, se o depósito tem água, espelhos interiores e exteriores, funcionamento dos cintos e estado dos pneus (os pneus devem possuir um relevo no piso de rodagem com pelo menos 1,6 mm de profundidade, a um nível igual em cada eixo e de acordo com o documento do veículo).

E se faltar à data da inspeção?

Caso não compareça, o centro de inspeções não lhe pode passar multas mas irá informar o IMTT da situação, mesmo que o carro seja inspecionado numa data posterior.

Se decidir não fazer a inspeção de todo ou deixe passar o prazo, para além de estar a colocar a sua vida e a de outros em risco, sujeita-se, caso seja mandado parar pelas autoridades, a multas que podem ir dos 250€ a 1250€.

Como não há necessidade disso, evite riscos desnecessários e simule qual a próxima data em que terá de levar o seu carro à inspeção.

Mais artigos da mesma categoria

Onde e como pode carregar carros elétricos?

O número de veículos eléctricos vendidos em Portugal tem vindo a aumentar diariamente. Consequentemente, há uma maior necessidade e curiosidade em saber como podemos carregar…

Como ligar um carro parado há muito tempo

Os veículos são fabricados para funcionarem continuamente, pelo que deixar um carro parado por um período demasiado longo pode afetar o estado da mecânica, das…

6 truques para melhorar a performance de um carro

Nem todos podem comprar um Lamborghini ou Ferrari ou até mesmo um Mercedes ou um BMW. Mas, o que poucos sabem é que com algumas…

Motor descomandado: o que é e como solucionar

O sincronismo de um automóvel refere-se à ignição e ao processo pelo qual as velas queimam, criando uma faísca na câmara de combustão do carro. Com a…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional