seis dicas para fotografar o carro no seu stand

5 min

6 dicas para fotografar o carro no seu stand

O número de pessoas que decidem vender carros pela Internet é cada vez maior, tendo esta modalidade crescido com a pandemia. Por esse motivo, ao anunciar um automóvel online, é importante publicar fotos de boa qualidade para que o anúncio sobressaia entre os demais.

Nesse sentido, publicamos, neste artigo, 6 dicas para que tire as melhores fotos do carro e atraia o maior número de interessados. Como diz o adágio popular, “os olhos também comem”. Por isso, nada melhor do que umas imagens atraentes para influenciar a intenção de compra e aumentar a possibilidade de fechar negócio.

Na venda de carros pela Internet, uma boa imagem é o primeiro passo para que o comprador preste atenção ao anúncio. Lembre-se que ao lado do seu anúncio estarão vários outros com fotos de automóveis, pelo que publicar imagens que se destacam é essencial para que o consumidor tenha interesse em saber mais detalhes acerca do carro que está a vender.

Deve considerar publicar fotos como se fossem tiradas numa montra virtual com o objetivo de exibir o automóvel. Apresentar fotografias de qualidade ajuda a valorizar o veículo e contribui para aumentar a visibilidade do anúncio.

Por mais completa que seja a descrição do veículo no anúncio, é necessário algo mais para captar a atenção dos visitantes. As fotografias (ou mesmo vídeos) permitem que quem consulta o anúncio visualize os detalhes do carro, ajudando a aferir o seu estado e se os itens estão, de facto, de acordo com a descrição mencionada (incluindo valor e forma de pagamento).

Artigo relacionado: 8 eventos para fanáticos de carros em 2022

Tudo é fundamental para transmitir maior segurança ao comprador. Além do mais, um anúncio com imagensajuda a despertar o desejo de compra, já que permite mostrar os principais pontos atraentes do automóvel, facilitando a tomada de decisão para fechar negócio.

6 dicas para fotografar um carro

  1. Escolha bem o local

O cenário onde fotografa o carro é um dos fatores que vai marcar pontos para que a imagem seja de qualidade. Assim, o plano de fundo deve ajudar a valorizar o automóvel, transmitindo maior credibilidade ao potencial cliente.

O ideal é que o local consiga valorizar os pontos fortes do veículo. Para isso, opte por um cenário que não tenha muito “ruído” à volta, como outros carros e casas nas proximidades. Pode ser interessante tirar as fotos num parque de estacionamento vazio, numa rua deserta ou até mesmo numa garagem fechada, desde que limpa.

  1. Tenha atenção à iluminação

Uma boa iluminação é fundamental para fotografar. Além de contribuir para que o veículo fique visualmente favorecido, a luz na proporção certa ajuda a exibir alguns detalhes do carro, bem como o seu interior.

Observe bem o ambiente antes de fotografar. Se o céu está descoberto ou nublado, bem como a incidência de luz. Convém evitar sombras ao fotografar, sendo preferível posicionar o automóvel a favor da luz. Se for preciso, ajuste a sensibilidade da lente nos ambientes escuros para fazer sobressair pequenos objetos.

  1. Limpe o carro antes de o fotografar

Quem se interessará por um carro que está à venda com imagens que o mostram sujo? Tudo o que não quererá é passar ao potencial consumidor uma imagem de desmazelo, desmotivando a sua compra. Por isso, antes de tirar fotografias, faça uma limpeza detalhada ao automóvel.

Este cuidado visual vai deixar o carro mais atraente e valorizar as imagens que publicar, principalmente quando se trata da venda de um veículo seminovo. Não é necessário fazer uma lavagem completa por dentro e por fora. Basta dar atenção às secções do carro que vão aparecer nas fotos.

Procura um carro usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual

  1. Fotografe o interior

Não faça um registo visual apenas do exterior do carro. Fotografe, também, o interior. Detalhes como o painel de instrumentos, o volante, os bancos, a bagageira e os dispositivos multimédia, certamente interessarão ao potencial comprador e podem ser decisivos para fechar negócio. Para dar uma sensação de amplitude aos detalhes, use uma lente do estilo “olho de peixe” para fotografar.

  1. Recolha imagens de ângulos diferentes 

Tire fotos do carro a partir de diferentes ângulos. Tal ajudará o consumidor a ter uma visão melhor do veículo, aumentando o seu interesse. Mas antes de fazê-lo, certifique-se de que é fácil identificar qual a secção do carro que está a ser exibida.

  1. Esmere-se na edição 

No momento de fotografar o carro para vendê-lo pela Internet, pode utilizar desde máquinas profissionais até uma câmara de um smartphone. Os telemóveis atuais permitem recolher fotos de qualidade, que podem ser editadas até mesmo por quem não tem experiência nenhuma em manipulação de imagem.

Existem diversas apps gratuitas que podem dar uma ajuda nesta tarefa. Procure dar um tratamento melhor às imagens para realçar as qualidades do carro, otimizando, por exemplo, o contraste ou a iluminação. Mas tenha cuidado para não exagerar e mostrar uma imagem que não condiz com a realidade.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como não perder vendas: 5 fatores que fazem com que o seu concessionário perca clientes

Como sabe, o mercado automóvel é bastante competitivo, em que a guerra de ofertas é travada no pátio dos concessionários, que dependem de boas equipas…

Como potencializar o seu negócio: O funil de vendas

O Standvirtual uniu-se a Paulo de Vilhena, conhecido empresário, para fazer uma série de 6 vídeos que o vão ajudar a impulsionar o seu negócio.…

10 métricas de venda que nenhum stand pode ignorar

A sua equipa aproveita ao máximo as oportunidades? Consegue perceber as falhas no processo? Sabe qual é o potencial dos seus anúncios e campanhas? São…

Revisão do carro: porque é que é importante fazer na altura de vender?

Existem alguns detalhes que, por norma, fazem com que o comprador desvalorize um seminovo durante a negociação da venda. Mas não se preocupe, podemos diminuir…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional