8 eventos de carros em 2022

5 min

8 eventos para fanáticos de carros em 2022

Os automóveis continuam a causar fascínio e a mover multidões, seja pela história que carregam, pela engenharia que lhes dá vida ou as linhas sensuais com que se apresentam. E, com o aliviar das restrições que cancelaram quase todos os eventos nos últimos dois anos, espera-se que, ao longo de 2022, haja uma verdadeira corrida a algumas concentrações. Por isso, melhor verificar quais a que não quer faltar e iniciar já a preparação da viagem, seja mais ou menos curta.

13.º Grande Prémio Histórico do Mónaco – 13 a 15 de maio

 Os modelos de Fórmula 1, alguns com um passado glorioso, vão invadir o principado, num evento que prepara terreno para o GP do Mónaco que se realiza a 29 do mesmo mês. Este não será um evento para não levar a carteira recheada, até pelo destino em si, mas promete emoções únicas, nomeadamente com a homenagem a Colin Chapman, o fundador da Lotus e criador do chassis monocoque, construído sob uma estrutura única, que morreu há 40 anos.

Rally de Portugal – 19 a 22 de maio

Um misto de espírito de corridas, gosto pelo pó e um convívio ímpar entre a assistência. Serão 1535,35 quilómetros, dos quais 343,30 cronometrados, distribuídos por 22 classificativas, com três superespeciais: Coimbra, em estreia absoluta, Lousada e Porto. Entre os troços sempre entusiasmantes, destaque para os quilómetros percorridos nas classificativas de Lousã, Góis e Arganil.

Artigo relacionado: Carros míticos de rali: Lancia 037

Automobilia de Aveiro – 20 a 22 de maio

Ideal para colecionadores e sonhadores. Depois de um longo intervalo por causa da pandemia, a Automobilia de Aveiro está de volta para uma festa em torno de tudo o que está relacionado com a mobilidade. Automóveis, claro, mas também motos, bicicletas, trotinetas… E muitas miniaturas para quem quer levar um carro para casa, mas para o guardar na prateleira e não na garagem. Paralelamente, há a presença de clubes junto dos quais não faltará animação.

Concorso d’Eleganza Villa D’Este (Itália) – 20 a 22 de maio

O Concurso de Elegância Automóvel, que se realiza no cenário idílico do lago Como, Itália, é um desfile de beleza, com muitos automóveis clássicos e de coleção, mas também com unidades criadas e desenvolvidas de propósito para se pavonearem e cuja revelação deixa antever as novidades que vão dar que falar nos próximos tempos.

Festival de Velocidade de Goodwood (Reino Unido) – 23 a 26 de junho

 Mais de cem mil pessoas são esperadas em West Sussex, Inglaterra, para um dos eventos mais concorridos do ano: o Festival de Velocidade de Goodwood, que junta veículos atuais a exemplares históricos, sem esquecer algumas raridades, em Goodwood House, uma propriedade próxima do Circuito de Goodwood. Os bilhetes costumam desaparecer depressa por isso nada como comprar meses antes. Até dia 31 deste mês, o IVA aplicado é de 12,5%; a partir de 1 de abril, voltam a incluir a taxa de 20%.

GP de Portugal em Fórmula 1 – 25 de setembro

Ainda é uma grande incógnita e as probabilidades não jogam a favor de Portugal, mas a questão está em cima da mesa: com a sanção aplicada à Rússia e a decisão de não se ir a Sóchi, na sequência da invasão da Ucrânia, onde se correrá a 25 de setembro? Há várias possibilidades em cima da mesa e até a chance de não haver qualquer corrida nesse fim de semana, reduzindo as etapas para 22. Mas também se sabe que o circuito de Portimão se está a mexer para ocupar a vaga: o gerente de pista Paulo Pinheiro confirmou à emissora portuguesa Sport TV que estão a decorrer conversações nesse sentido.

Artigo relacionado: A história da Fórmula 1 em Portugal

AutoClássico Porto – 30 de setembro a 2 de outubro

O Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época volta a ocupar a Exponor, em Matosinhos, de 30 de setembro a 2 de outubro. O evento reúne a exposição de veículos e motocicletas clássicos, associações e clubes, feira de peças e acessórios, além de atividades paralelas, como competições e desfiles de veículos clássicos.

Veteran Car Run (Reino Unido) – 6 de novembro

É a corrida dos veteranos, mas também se poderia chamar a corrida mais louca. A concurso, apenas unidades construídas antes de 1905, ou seja, pelas estradas andarão veículos com 117 anos ou mais! A cereja deste ano é a celebração dos 125 anos deste evento, cuja primeira edição, em 1897, decorreu entre Whitehall Place e o Sheen House Club, que distavam cerca de 12 quilómetros. Apenas assistir já é um momento único.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional