Volkswagen Multivan T7 Standvirtual

4 min

Volkswagen lança nova “Pão de Forma” ainda em 2021

Foi batizado de T1 e, em 1950, era derivado do Volkswagen Carocha com o objetivo de transportar famílias numerosas. Mas acabou conhecido pela carinhosa alcunha de “Pão de Forma” e associado ao espírito de liberdade expressado pelo movimento de contracultura hippie da década seguinte.

Mais de 70 anos depois, vem aí a Volkswagen Multivan T7, que se inspira no modelo original para mostrar que, mesmo com o sucesso dos SUV, os monovolumes (e os movimentos de contracultura) não morreram.

Veja todos os monovolumes à venda no Standvirtual

Assente na plataforma transversal modular MQB, em que assentam o Golf, o Passat ou o Tiguan, este novo MPV (multi purpose vehicle) chega com 4973 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 3124 mm, o que faz de si um verdadeiro amigo da família: há sete lugares, mas o que é de facto impressionante é o flexível sistema de bancos (os bancos da segunda e da terceira fila podem ser ajustados longitudinalmente e os dois assentos da segunda fila são giratórios, permitindo momentos de alegre convívio entre os passageiros da traseira do carro.

O convívio é ainda potenciado pela inclusão de uma mesa que pode ser recolhida e andar entre as três filas de bancos, recorrendo a uma calha no piso. Além disso, a entrada e saída é facilitada graças ao facto de a porta traseira se abrir de forma elétrica (sendo até possível fazê-lo com as mãos ocupadas, passando o pé sob o piso do carro), além de as entradas laterais serem com portas deslizantes, permitindo o estacionamento em espaços apertados (com os espelhos recolhidos, tem 1941 mm de largura).

Como já se percebeu, espaço não falta a este monovolume familiar, nem para pessoas nem para bagagem: com as três filas de bancos montadas, a mala permite arrumar 469 litros (763 litros, na carroçaria esticada). Sem a terceira fila, há 1844 litros para ocupar; sem nenhum banco montado, o compartimento oferece uma volumetria útil de 3672 litros (4005, na longa).

Pelo que se percebe, a nova “Pão de Forma”, que deverá chegar a Portugal ainda este ano, é exemplar no que diz respeito a flexibilidade e versatilidade. Mas não se fica por aí, trazendo para o segmento o que de melhor se faz na casa de Wolfsburgo.

É o caso do painel, equipado com Digital Cockpit e um completo sistema de info-entretenimento, que admite estar 100% conectado o tempo todo. Além disso, traz todas as ajudas e assistentes que permitem facilitar a vida ao condutor, mas sobretudo tornar a condução uma experiência mais segura, podendo, graças à plataforma MQB, integrar o nível 2 da condução autónoma (cruise control adaptativo com manutenção no centro da faixa de rodagem).

Já na gama de motorizações, a estreia dever-se-á fazer com um motor a gasolina (o 1.5 TSI de 136 cv) e um híbrido plug-in. O eHybrid combina um motor 1.4 TSI de 150 cv e unidade elétrica de 85 kW para uma potência combinada de 218 cv e, graças a uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13 kWh, autonomia para cerca de 50 quilómetros elétricos – falta homologação para saber se entrará no regime dos benefícios fiscais concedidos aos PHEV.

No entanto, ainda não é já que a Volkswagen desiste do diesel: mais tarde é esperado o conhecido e fiável bloco 2.0 TDI a debitar 150 cv, além de um potente 2.0 TSI de 204 cv a gasolina.

A gestão dos motores estará entregue, em todos os casos, a uma transmissão automática de dupla embraiagem, de seis relações no caso do plug-in e de sete nas restantes mecânicas.

Em termos de gama, a Multivan T7 apresentar-se-á com equipamento Multivan, Life e Style, não havendo para já expectativa de preços.

O que se sabe que não vai haver é uma versão comercial. Esta fica com as Transporter T6, que se mantêm em comercialização. E é muito pouco provável que se apresente numa versão 100% elétrica, já que para o ano é aguardado o lançamento do ID. Buzz que, com dimensões próximas da nova Multivan T7, oferecerá declinações para passageiros e para carga.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional