Comprar SUV ou Monovolume

5 min

Indeciso entre um monovolume e um SUV?

A única coisa de que tem certeza é de que precisa de um carro com espaço – mas como saber se o que se adapta melhor ao que se pretende é um monovolume ou um SUV? É certo que, por uma questão de moda, a resposta SUV quase estaria na ponta da língua, mas nem sempre este tipo de carroçaria (versátil, é verdade!) é a resposta para as necessidades.

Antes de tomar uma decisão, compreenda melhor cada uma das carroçarias e aprenda a reconhecer o que as distingue. E, no fim, escolha a que servir melhor.

Monovolume para toda a família

A ideia do monovolume passa por destinar ao mercado dos ligeiros de passageiros um furgão em miniatura, que pode apresentar-se com cinco lugares e uma gigantesca mala ou com sete bancos, sendo assim capaz de servir famílias numerosas. Além disso, como o monovolume é mais alto do que um sedan, do que um hatchback ou mesmo do que uma carrinha (sim, estas também podem ter sete lugares…), há a possibilidade de aproveitar o espaço vertical.

 

Veja todos os monovolumes à venda no Standvirtual

 
Aliás, o espaço dentro do habitáculo é o grande trunfo de um monovolume, ideal para quem tem várias crianças pequenas e precisa de fazer viagens com regularidade: um monovolume facilmente se sente como se estivéssemos na sala lá de casa. Além disso, a altura ao solo similar a um compacto não atrapalha a entrada e a saída dos mais pequenos – algo que num SUV poderá não ser tão simpático.

Outra característica que se encontra com facilidade nos monovolumes são as portas de correr, que permitem arrumar o carro em lugares apertados sem medo que uma porta escape e bata no carro estacionado ao lado.

Por fim, os monovolumes não foram pensados para serem aceleras – afinal, são, primeiro de tudo, carros de família. Assim sendo, não se verá um monovolume em modo acelera. Por outro lado, o facto de andar menos significa que também será mais poupado nos gastos.

SUV para ir a (quase) todo o lado

Se um dos pontos positivos de um monovolume é a curta distância ao solo, uma vez que facilita a entrada e a saída das crianças, num SUV são precisamente os centímetros a mais que ganham pontos valiosos, sobretudo para quem não se fica pelo asfalto e gosto de se aventurar em passeios longe do alcatrão. É que, mesmo que se tenha entre mãos um SUV sem tração integral (de gestão eletrónica ou não), é sempre mais fácil viver aventuras, desde que os caminhos escolhidos não sejam de elevada dificuldade.

 

Procura um SUV? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
Além de que, claro, também pode ser um excelente carro de família, mais ainda quando os miúdos começam a crescer. Até os que se inserem no segmento B, têm, normalmente, boas quotas de habitabilidade, e tão depressa se está a levar os miúdos à escola como a seguir a embrenharmo-nos pela floresta para fazer um piquenique longe de toda a gente.

A cereja no topo reside no facto de se poder, atualmente, escolher um SUV para quase todos os gostos: há os pequenos, os médios e os grandes; há os a gasolina, a gasóleo, híbridos, “plug-in” e até 100% elétricos; há os 4×2 e 4×4; há os que chamam a cidade de casa e os que sonham a cada instante com estradões de terra. Além de haver SUV de cinco lugares, mas também SUV pensados para sete ocupantes, o que desafia o reinado dos monovolumes.

Artigo relacionado: SUV híbridos de 7 lugares à venda em Portugal

Por fim, uma característica que tanto pode pesar para o bem como para o mal. Para quem procura potência e um comportamento desportivo, será mais fácil de os encontrar num SUV do que num monovolume, até pela forma como o próprio chassis se comporta: o SUV é mais ágil e adorna menos do que um monovolume, por natureza avesso às curvas.

Poderá parecer que ter potência e um toque de desportivo vão diretamente para a lista dos prós, permitindo inscrever os SUV no tipo de carroçaria a considerar. Mas quando se observa tanto a conta no posto de combustível (afinal, quanto mais se corre, mais fome se tem…) como o peso das emissões de CO2 nos impostos, percebemos que é de pensar pelo menos duas vezes – iremos mesmo fazer o tal piquenique no meio da floresta ou esse cenário não passa de um desejo que nunca cumpriremos?


Leia também:

Conheça os SUV de 7 lugares mais espaçosos do mercado

Conheça os SUV mais baratos do mercado

5 SUV usados até 30 mil euros

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional