Os monovolumes mais seguros de 2020

6 min

Os monovolumes mais seguros de 2020

Nos últimos 10 anos, os monovolumes perderam muita popularidade, independentemente de manterem as suas qualidades, como a versatilidade do interior, a habitabilidade e capacidade de carga e, claro, a segurança a bordo.

A verdade é que o segmento dos monovolumes tem sido invadido pelos insanáveis SUV que, com credenciais semelhantes, acrescentam uma condução mais versátil (alguns com real capacidade para acelerar fora do asfalto) e um design mais em voga.

Há, no entanto, quem não acredite no declínio da categoria e continue a investir nos monovolumes, dos maiores aos mais pequenos, como transportadores de famílias, adaptando-os cada vez mais aos trajetos urbanos do quotidiano e às viagens de longo curso, com as apostas no conforto e na segurança de todos os passageiros.

Tem sido, aliás, na área da segurança que os monovolumes modernos mais têm progredido. E estes são os que melhor protegem a sua família.

Monovolumes mais seguros de 2020

Renault Espace

Renault Espace monovolumes

Desde a sua primeira geração, pioneiro no segmento na Europa, em 1984, o Renault Espace foi sempre apresentado como o pináculo da comodidade e da versatilidade do interior, ora pelo privilégio à lotação até sete ocupantes, ora pela capacidade de carga, com uns enormes 720 litros disponíveis na configuração de cinco lugares (247 litros utilizáveis com sete bancos).

O monovolume de topo de gama da marca francesa é tecnologicamente sofisticado, apresentando-se já no limiar do luxo na versão superior Initiale Paris. Na segunda fase da atual geração (lançada em 2015), o Espace foi modernizado, ganhando novos para-choques e grelha frontal, jantes de 20’’ redesenhadas e óticas frontais estilizadas, agora com tecnologia de iluminação LED Matrix Vision (com assinatura identificativa nos farolins).

Os faróis têm um alcance luminoso até 225 metros e sistema de anti-encandeamento automático, mantendo bem iluminadas as zonas mais escuras da via e as bermas das estradas.

Um reforço importante da segurança em circulação noturna, num modelo que dispõe de um sistema 4Control, de rodas traseiras direcionais, que ajuda nas manobras, mas também manutenção da estabilidade direcional a velocidades mais altas e em curva, permitindo uma condução praticamente sobre carris.

 

Quanto custa um Renault Espace em segunda mão?

 
Ford S-MAX

FORD S-MAX usado Standvirtual

Com alguns anos no mercado, o S-MAX tem sido alvo de sucessivos melhoramentos por parte da Ford, tornando-o um dos monovolumes mais seguros do mercado. Um dos “upgrades” mais recentes incluiu a introdução da versão Vignale no catálogo do monovolume de sete lugares.

Com este acabamento de topo, a marca da oval azul procurou apelar aos consumidores que valorizam a estética, com vários detalhes distintivos, como a grelha frontal hexagonal exclusiva (conta com acabamento metálico mate mais escuro e contorno em alumínio polido), as jantes de 19’’ ou as molduras das janelas cromadas e embaladeiras.

No interior, os bancos dianteiros desportivos forrados com couro microperfurado têm função de massagem e são climatizados, o punho da alavanca da caixa de velocidades é em couro e o sistema multimédia Ford SYNC 3 tem ecrã tátil de 8’’ que inclui sistema de navegação.

Ainda assim, o destaque vai, claramente, para os equipamentos de segurança incluídos de série: assistência à manutenção de faixa de rodagem, limitador inteligente de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito, além dos habituais airbags (airbag de joelhos do condutor incluído).

Com o Pack Driver Plus, o S-MAX acrescenta suspensão adaptativa, controlo automático da velocidade adaptativa com assistência à pré-colisão com deteção de peões, sistema de deteção do ângulo morto com alerta de tráfego cruzado.

 

Veja todos os Ford S-Max à venda no Standvirtual

 
Citroën Grand C4 Spacetourer

Citroen Spacetourer Monovolume Seguro standvirtual

Nas gerações anteriores, os monovolumes da Citroën chamavam-se Picasso, mas o C4 Spacetourer veio dar aquela imagem de modernização do conceito que perde terreno todos os dias para o formato SUV.

A aposta da marca francesa fez-se no redesenho da carroçaria (com 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e distância entre eixos de 2,840 m, onde se arrumam sete bancos: cinco lugares ajustáveis longitudinalmente e dois lugares mais à retaguarda), e no reforço dos equipamentos, com especial foco na segurança.

Assim, para além do bom espaço para pessoas e bagagem, conforto de rolamento, competência e segurança dinâmica, o Citroën Grand C4 SpaceTourer oferece bastante equipamento de série, em que se incluem o sistema de navegação 3D com ecrã tátil, os bancos dianteiros com massagem ou sistema Active Safety Brake, um de 12 assistentes à condução disponíveis.

Entre estes, destacamos o reconhecimento de sinais de velocidade, as câmaras de visão 360º, o regulador de velocidade adaptativo, com capacidade de travar e acelerar seguindo o carro da frente, o alerta de atenção de condutor, que avisa o condutor quando deteta sinais de fadiga ou sonolência, alerta de viatura no ângulo morto dos retrovisores e assistente de faixa de rodagem, com ação sobre o volante para corrigir a trajetória e alerta de risco de colisão à frente.

 
Procura um Citroën Grand C4 Spacetourer usado?

 
Opel Zafira Life

Ople Zafira Life Monovolume Standvirtual

O Zafira que conhecemos como uma das referências no segmento dos monovolumes, desde o final da década de 1990, ganhou uma nova vida. Aumentou consideravelmente de tamanho, mantendo o estatuto de transportador familiar, mas agora como uma espécie de minibus que renuncia à hipótese de impor-se como proposta válida entre os monovolumes tradicionais.

O trunfo maior será a sua espaçosa “sala de estar”, onde podem sentar-se até nove ocupantes. Pelas medidas avantajadas, a sua condução em ambientes urbanos pede alguma habituação e treino, enquanto que em estrada aberta é a elevada sensibilidade aos ventos laterais que influencia negativamente a estabilidade, sobretudo a velocidades de cruzeiro mais elevadas.

A Opel não esconde que o modelo tem base de comercial, mas tudo fez para melhorá-la e torná-la um dos monovolumes mais seguros disponíveis no mercado. Desde logo, no recheio: de série, equipamentos de segurança e assistência à condução como regulador de velocidade adaptativo, travagem de emergência, controlo da manutenção na faixa de rodagem e, ainda, alerta de fadiga do condutor.

Ainda na lista de opcionais encontram-se elementos como o sistema IntelliGrip que melhora a capacidade de tração e a segurança quando circulamos sobre pisos com níveis precários de aderência.

 

Interessado num Opel Zafira em segunda mão?

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional