Novo carro da Apple

4 min

Será este o novo carro da Apple?

Desde 2015 que tem havido conversas intermináveis sobre o “Apple Car”, mas como será o carro criado por uma das maiores multinacionais tecnológicas de todos os tempos?

Foi criado um novo conceito que dá vida ao antecipado Apple Car, utilizando patentes reais apresentadas pela Apple. O conceito foi criado pela Vanarama, uma empresa britânica de leasing de automóveis.

Ao visitar o site da Vanarama, os utilizadores podem ver um modelo de 360 graus do exterior e interior do Apple Car. Há também pontos destacados que explicam em que patentes a empresa se baseou para tomar determinadas decisões de design.

O conceito mostra um SUV grande, com uma forma relativamente quadrada, um toque muito distinto, linhas nítidas em todo o carro e uma frente ampla. No interior existe um ecrã tátil que fornece todas as informações habituais de condução e um volante típico da era espacial.

O design geral exterior apresenta bastantes semelhanças com o Cybertruck da Tesla. As patentes reais da Apple também apresentam “portas adaptáveis”, permitindo uma maior flexibilidade para movimentação e mais espaço para passageiros, com o topo do carro em vidro, o que aumenta o “espaço para a cabeça” e consequentemente o conforto de todos os passageiros durante a viagem.

Procura um carro elétrico? Faça uma pesquisa no Standvirtual

O interior é também baseado em patentes reais, apresentando uma assistente inteligente, já conhecida pelos fãs da marca: a Siri. Para além dos comandos baseados nas perguntas do condutor, a versão automóvel da Siri ainda monitoriza as condições da estrada e dá sugestões ao condutor.

Ainda no interior do carro, e também baseado nas patentes da Apple, o automóvel apresenta uma estrutura sem pilares, o que permite a todos os passageiros ver em torno do carro sem obstruções.

A empresa Vanarama ainda adicionou a este conceito os seus próprios toques de design, com uma grelha baseada no Macbook Pro, um acabamento branco e fosco inspirado nos produtos Apple, e o logotipo brilhante da marca nas rodas do carro.

A história por trás do Apple Car

Os rumores sobre um possível carro da marca começaram em fevereiro de 2015, quando o Wall Street Journal relatou que a Apple tinha “várias centenas de funcionários” a trabalhar num “veículo elétrico da marca Apple” chamado “Titan Project”.

Entre as centenas de funcionários a trabalhar no carro da marca, estão incluídos especialistas e engenheiros de renome da indústria automóvel, como Steve Zadesky, ex-engenheiro da Ford, que também ajudou a construir o iPhone, e Johann Jungwirth, que foi presidente e CEO de I&D da Mercedes Benz antes de ser contratado pela Apple em setembro de 2014.

O Titan Project iniciou-se com o objetivo de desenvolver um automóvel elétrico, num local secreto perto da sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Este projeto mudou de rumo várias vezes ao longo dos últimos anos devido a conflitos internos e problemas de liderança, mas o desenvolvimento está no caminho certo. Em 2016 surgiram rumores de que o desenvolvimento do Apple Car tinha sido descontinuado, no entanto em 2020, ele está de volta.

Os rumores indicam que o objetivo neste momento é a criação de um automóvel completamente autónomo que não necessitará de intervenção do condutor para dirigir.

Artigo relacionado: Carros autónomos: como será o futuro da mobilidade?

O chefe do departamento de inteligência artificial da Apple, John Giannandrea, está à frente da liderança do projeto Apple Car, e Kevin Lynch, conhecido pelo seu trabalho no Apple Watch, também se juntou à equipa de forma a impulsionar a Apple em direção a um carro totalmente autónomo.

Neste momento há um chip de alta potência desenvolvido pela Apple que é o componente mais avançado criado pela empresa até hoje. É feito de processadores neurais que conseguem lidar com a elevada carga de inteligência artificial necessária para um veículo autónomo.

Alegadamente o lançamento do Apple Car está previsto entre 2024 e 2028.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Carros usados importados: como pedir devolução do IUC

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deliberou como ilegais as liquidações efetuadas em matéria de IUC aos carros usados importados anteriores a 2007.…

Portugal entre os países com mais carros eletrificados

As vendas de carros eletrificados continuam a crescer em Portugal, com o país a ocupar o 5.º lugar entre as nações europeias onde há mais…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros a hidrogénio: o que são e como funcionam

Os carros a hidrogénio mantém-se no campo das fábulas, ainda que seja uma realidade em muitos mercados, inclusive europeus. E, em Portugal, tem havido esforços…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional