Renault anuncia nova velocidade maxima 180 quilómetros hora

4 min

Renault e Dacia juntam-se à Volvo e limitam os carros a 180 km/h

Há uma nova estratégia assumida pelo fabricante francês, na qual as responsabilidades ambiental e social ganham uma nova dimensão. O plano, designado de Renaulution, pretende acelerar a transição ecológica, aumentando a segurança dos clientes na estrada e dos funcionários no local de trabalho, além de agir ao encontro da inclusão social.

“Consideramos a nossa responsabilidade ambiental e social como um dos capítulos da Renaulution. Os nossos compromissos para reduzir a nossa pegada de carbono, para a segurança das pessoas e para a inclusão respondem aos nossos desafios estratégicos e apoiam a criação de valor”, explicou o novo CEO do grupo francês, Luca de Meo, aos acionistas, durante um encontro em Paris, que decorreu na última semana.

E uma das medidas anunciada pelo executivo milanês, que assumiu os destinos da Seat entre 2015 e 2020 antes de rumar a Paris, passa por limitar, a partir de 2022, a velocidade máxima a 180 km/h.

A ideia é reduzir o número de acidentes rodoviários e o pioneiro a incluir esta medida será o Megane-E, que chegará equipado com um ajustador automático de limite de velocidade, definido de fábrica. Depois, a tecnologia será implementada aos restantes modelos Renault e Dacia.

A velocidade é tida como um fator determinante na sinistralidade rodoviária, responsável por mais de um milhão de mortos todos os anos, não sendo a Renault a primeira a determinar uma velocidade limite nos seus veículos. Há um ano, a Volvo, que assume ambiciosos objetivos quando o tema é a segurança, comunicou que já tinha começado a implementar a tecnologia nos seus modelos que limita a velocidade a 180 km/h.

Artigos relacionados: “Ideias parvas” da Volvo podem salvar um milhão de vidas

Além deste novo limite de velocidade, a Renault vai colocar em ação um programa de segurança alicerçado em três pilares: Detetar, Guiar e Agir. No primeiro, o sistema Safety Score analisa os dados de condução, utilizando sensores localizados no veículo, para encorajar uma condução mais segura; no segundo, o Safety Coach processa dados de estrada e tráfego para informar os condutores sobre potenciais riscos na sua rota e dará avisos em tempo real sobre áreas propensas ao perigo; por fim, no terceiro, um mecanismo de segurança será acionado automaticamente em caso de perigo iminente, abrandando o veículo até que se recupere um modo de condução seguro. 

No entanto, a marca gaulesa não se compromete apenas a prevenir, criando mecanismos de resposta rápida para, em caso de acidente, os danos serem minimizados. Para tal, o Grupo desenvolveu duas inovações com o objetivo de reduzir o tempo de resposta a emergências e facilitar o acesso aos serviços de emergência em caso de acidente. Uma ajuda os bombeiros a apagar os incêndios acidentais em baterias e outra assenta num código QR que ajuda os socorristas a identificar um veículo e a aceder às suas informações estruturais. Desta forma, e em caso de acidente grave, é possível reduzir em cerca de 15 minutos o tempo de salvamento.

O plano de segurança inclui também compromissos com os trabalhadores do Grupo que passa por atingir o objetivo de zero acidentes e doenças relacionados com o trabalho, além de, sob o lema “saúde para todos”, pretender criar mecanismos que permitam aos seus funcionários em todo o mundo o acesso facilitado aos cuidados de saúde.

Leia também:

Conheça os citadinos mais seguros de 2020

4 sistemas de segurança automóvel que salvam vidas

Carrinhas com melhor classificação EuroNCAP em 2020

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional