Volvo salvar milhão de vidas

4 min

“Ideias parvas” da Volvo podem salvar um milhão de vidas

Limitar a velocidade máxima a 180 km/h e introduzir câmaras no interior dos automóveis para monitorizar o estado de atenção dos condutores, evitando situações de fadiga ou intoxicação causadoras de acidentes. Estas são algumas das “ideias parvas” com que a Volvo pretende salvar mais vidas.

Quando a 13 de agosto de 1959, a Volvo Cars entregou o primeiro automóvel de produção em série do mundo equipado com um cinto de segurança de 3 pontos, houve quem torcesse o nariz. Depois, quando nos EUA, a lei exigiu que os novos modelos viessem com cintos de fábrica, alguém terá dito que isso seria apenas “uma ideia parva”, tendo existido até quem descrevesse a obrigatoriedade “um atentado à liberdade individual”. Certo é que a “parvoíce” permitiu poupar, estima-se, mais de um milhão de vidas até hoje.

 

Veja todos os Volvo disponíveis no Standvirtual

 
É que o cinto de segurança de três pontos, que, além de agarrar pela barriga, cruza sobre o peito, mantendo a pessoa “agarrada” ao banco, reduz o risco de ferimentos e mortes entre os ocupantes dos bancos da frente cerca de 45%, podendo chegar a 50%.

Em Portugal, a obrigatoriedade de usar cinto de segurança por todos os ocupantes de um automóvel ficou expressa no artigo 83.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio. Mas, a verdade é que, durante muito tempo, havia quem usasse variadíssimos esquemas para fingir ter o cinto: porque incomodava ou até porque, defendiam algumas teses, era causa de morte em certos acidentes. Hoje, a questão não se coloca e prender o cinto de segurança, ainda antes de dar à chave, é um movimento quase automático.

É com estes exemplos que a Volvo justifica as suas últimas decisões no que diz respeito à segurança. A marca sueca, conhecida pelo seu empenho em reduzir a sinistralidade rodoviária, comunicou que os seus novos modelos estarão limitados eletronicamente a uma velocidade máxima de 180km/h, informando ainda que irá introduzir, de fábrica, câmaras no interior dos automóveis para monitorizar o estado de atenção dos condutores evitando situações de fadiga ou intoxicação causadoras de acidentes.

Ambas as medidas são assumidas pela Volvo como polémicas, com a marca a expor os comentários menos simpáticos de que tem sido alvo. No entanto, a empresa considera ser este o momento para avançar com tais “ideias parvas”, tendo lançado uma campanha de sensibilização intitulada “Mais um milhão”, com a certeza de que “daqui a alguns anos, estes novos sistemas de segurança serão comuns a todas as marcas”, lê-se em comunicado.

Novos sistemas em estreia

Além de limitar a velocidade máxima a 180 km/h, a Volvo informou estar a avaliar formas de, no futuro, limitar automaticamente a velocidade na proximidade de escolas e hospitais com recurso a tecnologia inteligente de controlo de velocidade e delimitação geográfica.

Outra novidade consiste no “Highway pilot”, tecnologia que, baseada nos sensores LiDAR, assegura uma condução totalmente autónoma em autoestrada.

Recentemente, o emblema introduziu a “Care Key”, com a qual os proprietários de automóveis podem limitar a velocidade do veículo mediante quem se sentar atrás do volante. Ou seja, ao emprestá-lo a um familiar mais jovem ou condutor menos experiente, a Care Key permite restringir a velocidade, tornando a condução mais segura.


Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional