Carrinhas com melhor classificação EuroNCAP em 2020

5 min

Carrinhas com melhor classificação EuroNCAP em 2020

As carrinhas continuam a manter-se entre os modelos mais populares entre nós, conseguindo mesmo resistir estoicamente à crescente popularidade dos SUV. Ainda são as opções ideais para transportar a família com conforto e funcionalidade, conjugando uma condução dinâmica que só uma berlina pode oferecer. Mas a segurança da família deve estar em primeiro lugar e, se a melhor dinâmica e facilidade de condução, inerentes ao centro de gravidade mais baixo que um SUV ou um monovolume, já são um primeiro passo, há uma enorme quantidade de dispositivos que vêm tornando estes familiares cada vez mais seguros.

Os testes do consórcio europeu EuroNCAP não deixam quaisquer dúvidas. Apesar de, nos últimos anos, os critérios de análise se terem tornado muito mais exigentes, quase todas as carrinhas no mercado mereceram as cinco estrelas (classificação máxima) do EuroNCAP. E isto aplica-se aos sistemas de segurança passiva – avaliados nos vários testes de colisão, mas também em detalhes como os avisadores de colocação dos cintos – bem como aos muitos dispositivos de segurança ativa.

 
Veja todas as carrinhas à venda no Standvirtual

 
A importância destes testes não é de desprezar, já que teve como consequência uma certa democratização dos sistemas e dispositivos de segurança que aparecem já em quase todos os segmentos, sejam de série ou em opção. Facto é que a segurança dos automóveis evoluiu muitíssimo nestes últimos anos.

Carrinhas mais seguras de 2020

Mercedes Classe E Station

Mercedes Classe E carrinha

Há muitos anos que a marca da estrela é uma referência a nível de segurança, tendo estreado o ABS e “democratizado” o ESP com o Classe A e o Smart. A geração lançada em 2016 acaba de sofrer uma atualização, não só estética e com novos motores, mas também com os mais recentes dispositivos de segurança. Nos testes do EuroNCAP recebera, logo no lançamento, a aprovação com 95% na proteção dos ocupantes (com “airbag” de joelho para o condutor) e muito bons 90% nas crianças. O sistema Pre-Safe da Mercedes parece antecipar a colisão e como que prepara o carro para defender os seus ocupantes, com uma pré-tensão dos cintos, entre outras ações. Nesta renovação do modelo, o Classe E recebeu os mais evoluídos dispositivos de segurança ativa estreados no mais luxuoso Classe S. Ou seja… tem tudo!

 

Veja todas as carrinhas Mercedes Classe E à venda no Standvirtual

 
Opel Insignia Sports Tourer

Opel Insignia ST carrinha

Renovada no ano passado, a Opel Insignia Sports Tourer recebeu um reforço precisamente no seu equipamento de segurança, com novos dispositivos. A carrinha alemã, quando foi analisada pelo EuroNCAP, recebeu as “indispensáveis” cinco estrelas e a nota de 93% na proteção dos ocupantes, bem como uns excelentes 85% nas crianças. Foi ainda elogiado o funcionamento do sistema de travagem automática de emergência que deteta peões e ciclistas. Desde o nível de entrada que o Insignia conta com o chamado Opel Eye, um conjunto de dispositivos como o aviso de desvio de trajetória com correção, a deteção frontal de pessoas, indicador de distância para o carro à frente, indicador de perigo de colisão e o tal sistema de travagem automática de emergência.

 

Quanto custa uma Opel Insignia Sports Tourer usada?

 
Seat Leon Sportstourer

Seat Leon Sportstourer Carrinha

Em 2020, o EuroNCAP apenas testou 11 carros (55 em 2019) e um deles foi o novo Seat Leon que passou as provas com brilhantismo. A sua carrinha chama-se Sportstourer e basta olhar para ela para perceber porquê, mesmo que a linha desportiva esconda uma mala de 587 a 1600 litros! A entrada na gama já inclui muito equipamento de segurança e… a tal aprovação da EuroNCAP com 92% na proteção dos ocupantes em que se destaca o “airbag” central que evita que as cabeças de condutor e passageiro da frente batam em caso de colisão lateral. Bom nível de proteção também para as crianças, com facilidade na montagem das cadeirinhas. Logo na sua versão de base, o Seat Leon Sportstourer inclui assistente de faixa de rodagem que o “mantém na linha”, travagem de emergência com reconhecimento de peões e ciclistas, alerta de fadiga do condutor e chamada de emergência automática em caso de acidente.

 

Quanto custa uma carrinha Seat Leon Sportstourer usada?

 
Volkswagen Arteon Shooting Brake

Volkswagen Arteon Shooting Brake Elegance

A Volkswagen Arteon Shooting Brake é elegante, dinâmica, bem equipada, tem bagageira de 590 a 1632 litros e todos os elementos de segurança. O EuroNCAP atribuiu uma nota de 96% ao modelo alemão na proteção dos ocupantes em caso de colisão (o Arteon tem até “airbag” de joelho para o condutor) e aprovou a facilidade com que se monta qualquer cadeira de criança nos vários lugares em que isso é possível. Mereceu ainda nota elevada o funcionamento do sistema de travagem autónomo de emergência (chamado Front Assist) com reconhecimento de peões e ciclistas, tanto a baixas velocidades, evitando acidentes em ambientes urbanos, como a velocidades típicas de autoestrada, conseguindo evitar ou limitar os danos de colisões nestas vias. Todas as Arteon Shooting Brake têm ainda, de série, faróis de regulação automática, chamada de emergência, monitorização de peões e controlos de saída de faixa ou de fadiga do condutor, entre outros sistemas de segurança.

 

Procura um Volkswagen Arteon Shooting Brake em segunda mão?

 
Leia também:

7 carrinhas usadas a gasóleo por menos de 20.000€

4 monovolumes novos por menos de 25.000 euros

7 melhores carrinhas desportivas do mercado

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional