previsoes nuno castel branco

4 min

Quantos carros se vão vender até o final de 2022? As previsões de Nuno Castel-Branco

Se chegou a este conteúdo e interessa-se sobre economia e mercados, ficará a conhecer as previsões de vendas finais que fizemos para 2022 sobre Carros Novos, Carros importados e Carros usados.

Tal como sabemos o ano de 2022 está a ser um ano desafiante para o setor automóvel, com a escassez de oferta de carros no mercado. Mas sendo assim, o que podemos esperar para este ano?

Na voz do Diretor Geral do Standvirtual, Nuno Castel-Branco, poderá ver na íntegra o vídeo abaixo, totalmente direcionado para os profissionais do mercado automóvel, ou então continuar a ler este artigo.

Estas previsões sobre o mercado de novos e usados, teve como base dezenas de conversas com líderes do setor, entre marcas automóveis e comerciantes independentes, que muito gentilmente partilharam connosco as suas opiniões e convicções.

Começamos pelos Carros Novos

“Ficamos ligeiramente abaixo daquilo foram os resultados em 2021 (…) e para isto contribuiu, naturalmente, muito a falta de produto, que não há para entrega.”

  • 2021 terminou com 145.277 ligeiros de passageiros vendidos
  • 2022 prevê-se fechar com vendas à volta dos 137.000

“O grupo Stellantis diz que haverá a oportunidade do último trimestre ser bastante mais forte com uma disponibilidade de produção maior. E no fundo, antecipar a entrega do próximo ano e aí sim, o grupo Stellantis que tem um peso de +30% do mercado nacional poderá aumentar o número de 140.000 carros e passar para algo mais alto como 150.000, 160.000.”

Sobre os Carros Usados

Os carros usados estão a ser particularmente impactados pelos importados que vêm de outros países, devido à falta de produto.

  • -40% de carros novos disponíveis no mercado
  • Preços de carros usados com aumentos entre os 20% e os 25%

“Como não se vendem carros novos, há menos retomas, há menos rent a car, há menos gestão de frota, logo há menos carros no mercado.”

E os Carros Importados?

Verificamos que no mercado profissional do nosso país, o canal da importação tem vindo a ganhar cada vez mais importância. A falta de stock no mercado nacional obrigou os comerciantes do setor a irem comprar carros lá fora para conseguir ter uma maior oferta disponível.

  • Portugal está a importar +63% relativamente ao ano passado
  • Espera-se a importação de quase 100.000 carros

“Claramente os preços dos carros em Portugal já começam a permitir importar, porque antigamente com a carga dos impostos não era possível, mas hoje com o preço tão elevado dos carros usados, já permite que se vá buscar carros lá fora.”

O que revelam os números?

Dinâmica de mercado por Idade
(2022 vs 2021)

  • Dinâmica de mercado +11% 
  • Prevê-se um total de cerca de 700.000 transferências de usados

“Existe momento muito maior oferta do que procura para carros recentes. Para carros até um ano, há mais 20% de procura do que oferta, e cerca de 10% de carros até dois anos, ou seja, neste segmento não há carros suficientes no mercado nacional. O que veio aqui também abrir oportunidade de se importar este tipo de carros, que de maneira tão tradicional talvez se importasse carros mais antigos, e com mais quilómetros.”

Consulte aqui o Panorama Mensal de Julho

Dinâmica de mercado por Energia/Combustível
(2022 vs 2021)

O consumidor está mais focado na procura de carros novos, mas a única desilusão que pode demovê-lo desta tarefa e fazê-lo olhar para carros usados, são os tempos de entrega. Neste momento, “a previsão de entrega de um carro novo pode ser superior a 6 meses, 12 meses ou até 18 meses.”

  • Carros elétricos usados (premium ou volume) com procura acima dos 50% em Junho face ao mesmo mês de 2021
  • Menor interesse do consumidor sobre as outras tipologias mais comuns (diesel e gasolina)

“Quem está a procurar carros novos, foca-se muito em carros elétricos.”

Esperamos que estas análises tenham sido relevantes para si e, fundamentalmente, para o seu negócio.

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional