Carros elétricos aceleram ta?o rapidamente

5 min

Porque é que os carros elétricos aceleram tão rapidamente?

É comum verificar, no arranque num sinal luminoso, que um pequeno carro elétrico consegue deixar para trás potentes e sonoros desportivos. É certo que não atingirão uma velocidade máxima tão elevada como os segundos, mas, no momento do arranque, o carro elétrico consegue, regra geral, ser mais expedito que os demais.

Para perceber por que razão isto acontece, vamos antes de mais observar como funcionam as motorizações térmicas e as elétricas:

Processo de aceleração num motor a combustão

Num carro a combustão, pressionar o pedal do acelerador vai dar início a um complexo processo: primeiro, dá-se a abertura da válvula pela qual é admitido o combustível na câmara de combustão, onde se mistura com o ar aspirado; de seguida, um pistão comprime a mistura; depois, uma vela produz uma centelha que vai dar origem à explosão – será esta que fará com que o pistão obrigue a ação da cambota que transformará o movimento vertical daquele em rotacional. É neste ponto que, apoiado pela transmissão, o mecanismo faz com que o eixo das rodas gire.

Como funciona o processo de aceleração num carro elétrico

Num carro elétrico, a pressão sobre o acelerador força a corrente elétrica a gerar um campo magnético que faz girar um rotor que causa a rotação do eixo das rodas.

As descrições acima mostram bem a complexidade do funcionamento dos carros convencionais e a simplicidade dos elétricos. Ou seja, a ordem dada para que o eixo das rodas gire é muito mais direta (e rápida) num carro movido a energia elétrica do que num a gasolina ou a gasóleo. Além disso, uma vez que o processo é mais direto, há menos desperdício de energia, o que torna a disponibilidade de binário muito mais evidente.

 

Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual

 
Enquanto num veículo a combustão o binário máximo só estará disponível a partir de determinada rotação (muito raramente abaixo das 2000rpm), num carro elétrico o também designado torque encontra-se à nossa disposição por inteiro a partir das zero rotações.

A simplicidade dos carros elétricos

O funcionamento de um carro 100% elétrico é extremamente simples, sendo que um dos aspetos que caracteriza estes automóveis é o facto de usarem um número limitado de componentes – isto também pode ser lido com uma mais-valia já que há menos coisas passíveis de se avariarem. Ou seja, as idas à oficina serão provavelmente com menor frequência e a experiência dita que os custos de manutenção serão inferiores àqueles associados a um carro com motor de combustão interna.

Artigo relacionado: Serão os carros elétricos mais caros a longo prazo?

Resumidamente, um carro elétrico assenta em quatro estruturas: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia, alimentado pela inércia, da desaceleração e da travagem.

A bateria (as de iões de lítio são as mais comuns nos dias que correm) serve para armazenar a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro andar. O inversor serve para transformar a corrente elétrica contínua, armazenada nas baterias, na corrente alternada que será remetida para o motor, criando o citado campo magnético que fará o motor de indução se mover. Isto é, a eletricidade aciona os mecanismos do motor elétrico que, por sua vez, faz as rodas girarem e o carro se mover.

Além de converter a corrente elétrica, o inversor também determina a frequência e amplitude da mesma corrente, dependendo estas da pressão exercida sobre o acelerador. Maior pressão irá aumentar a frequência e a amplitude da corrente, o que aumentará o movimento rotacional do campo magnético, fazendo com que o rotor gire mais rápido: o automóvel circulará mais depressa, mas a energia consumida será maior e a carga da bateria extinguir-se-á mais cedo. No fundo, como acontece com um carro movido a combustíveis fósseis: quanto maior a exigência de velocidade, mais combustível irá gastar e um depósito permitirá percorrer menos quilómetros.

Artigo relacionado: Como manter as baterias dos carros elétricos

A simplicidade dos carros elétricos também pode ser testemunhada na transmissão, comummente com apenas duas marchas, que permite ao veículo andar para a frente ou para trás. Isto porque, dada a disponibilidade imediata do binário, torna-se desnecessária a desmultiplicação dessa força através de engrenagens.

Por tudo o acima descrito é que os elétricos conseguem acelerar com uma grande rapidez. Mas, atenção: esta aceleração ultrarrápida no arranque não estará patente nos valores apresentados no tempo que o carro demora a ir de 0 a 100 km/h – esta evolução será mais em linha com os seus pares servidos por outros tipos de combustível.

A título de exemplo, o popular Renault Zoe de 80 kW (109 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, enquanto o Clio de 100 cv, do mesmo emblema, demora 11,8 segundos nessa aceleração – uma diferença curta, mas que, nos primeiros metros, é conquistada pelo elétrico. Depois de embalados, o Zoe não passa dos 135 km/h, enquanto o Clio atinge os 187 km/h. Por isso, apesar de, no arranque, deixarmos os outros veículos para trás, não tardará para que os mesmos nos “apanhem” e ultrapassem.

 
Leia também:

Carros elétricos novos por menos de 30.000€

Os 4 melhores carros elétricos para a cidade

Os carros elétricos mais baratos do mercado

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional