Óleo automóvel mineral sintético

5 min

Óleo automóvel: mineral ou sintético?

Quer seja sintético ou mineral, o óleo cumpre uma função vital no bom funcionamento do motor de um automóvel, pois lubrifica as peças e arrefece e limpa todo o sistema. Daí a importância de escolher o óleo correto. Contudo, na oficina e perante a pergunta “óleo mineral ou sintético?”, a maioria das pessoas fica sem saber qual escolher. Neste artigo, explicamos-lhe os tipos de óleo que existem, as vantagens e desvantagens de cada um e quando devem ser utilizados e porquê.

Que tipos de óleos existem?

Existem três tipos principais de óleos: óleos minerais, óleos sintéticos e óleos semissintéticos.

O que é um óleo mineral?

Os óleos minerais provêm do petróleo bruto e passam por uma refinação que elimina substâncias indesejáveis e acrescenta outras vantajosas, otimizando as caraterísticas do produto base. Antigamente, o óleo mineral, apelidado por muitos de “óleo natural”, tinha diversos inconvenientes como a fácil carbonização – e consequente depósito de carvão nas câmaras de combustão e válvulas – tendência à criação de espumas, elevada perda de viscosidade a alta temperatura, baixo poder detergente, oxidação e ainda fraca proteção à corrosão.

Atualmente, graças aos aditivos, estes problemas praticamente não existem. Mas atenção: os aditivos a que nos referimos são os que os fabricantes colocam nos óleos para melhorar as suas capacidades e não aqueles que se compram nas casas de produtos automóvel ou grandes superfícies.

Os óleos minerais são mais baratos do que os sintéticos, mas degradam-se mais rapidamente. A razão para isso é que os aditivos adicionados às bases também se degradam mais facilmente. Por não terem sido tratados em laboratório, apresentam uma qualidade inferior aos sintéticos e devem ser renovados uma vez por ano.

Artigo relacionado: Como e quando mudar o óleo do carro

Espalhou-se a ideia de que o menor poder detergente do óleo mineral o torna na escolha ideal para automóveis antigos ou com elevada quilometragem, pois ao não limpar os resíduos acumulados nestes motores, previne o aparecimento de folgas que diminuem a compressão e aumentam o consumo de óleo. Ora, a verdade é que atualmente os óleos minerais já incorporam substâncias detergentes que limpam o motor.

Por outro lado, aos óleos minerais está quase sempre associada uma viscosidade mais elevada, pelo que em motores antigos, onde as folgas entre as peças são naturalmente maiores, a maior viscosidade do óleo contribui para manter a compressão do motor, evitando, simultaneamente, um excessivo consumo do mesmo.

Todavia, se é proprietário de um carro antigo e pretende um óleo de primeira qualidade, poderá optar sem riscos por um óleo sintético ou semissintético, isto desde que evite as graduações SAE (SAE é a sigla para Society of Automotive Engineers, a entidade que padroniza e classifica a viscosidade dos óleos lubrificantes para automóveis) inferiores a 15W X – no caso dos óleos sintéticos, a maioria das marcas disponibiliza produtos SAE somente abaixo dos 15W X, o que estreitará o leque de opções.

O que é um óleo sintético?

Os óleos sintéticos são quimicamente elaborados pelo homem. Os ajustes laboratoriais permitem uma maior estabilidade da viscosidade às variações de temperatura (maior índice de viscosidade sem o acréscimo de aditivos específicos), menor volatilidade (reduzidas perdas por evaporação, também a altas temperaturas) e maior resistência à oxidação e alterações em geral. São aconselhados, em especial, quando as temperaturas de funcionamento e condições de utilização dos motores são particularmente difíceis, como é o caso dos propulsores sobrealimentados de elevado rendimento e motores de competição.

Artigo relacionado: Como melhorar o desempenho de um carro a gasóleo

A maior desvantagem dos óleos sintéticos é o preço mais elevado face a um semissintético (já vamos explicar o que são) ou a um mineral, mas esse diferencial acaba por compensar se pensarmos que se trata de produto de maior qualidade que melhora a proteção do motor, bem como a potência e a vida útil do mesmo e que garante intervalos de substituição mais alargados (entre um ano e meio e dois anos).

O óleo sintético pode custar quatro a cinco vezes mais do que um mineral, pelo que muitos proprietários de automóveis com motores de baixa cilindrada optam por solução intermédia que garante boa proteção a preço mais acessível: o óleo semissintético.

O que é um óleo semissintético?

O óleo semissintético é constituído por uma grande proporção de óleo mineral e uma pequena proporção de óleo sintético, mistura que permite reduzir o preço, a maior vantagem do óleo mineral, assegurando-lhe potencialidades do sintético, como níveis de viscosidade constantes a altas temperaturas e maior resistência à oxidação e ao desgaste, permitindo utilizações sem problemas por períodos mais longos.

Qual o tipo de óleo que deve utilizar?

Se até à data tudo tem corrido bem com o tipo de óleo que utiliza no seu carro, mantenha-o. Os motores podem não reagir bem a mudanças bruscas do tipo de óleo. No caso de querer mesmo alterar, faça-o gradualmente.

Seja qual for a escolha, certifique-se de que utiliza óleo de última geração, que já incorpora uma série de aditivos benéficos para o motor.

 
Leia também:

Norma Euro 7 pode ditar o fim do motor de combustão

Motor fraco: 10 problemas comuns

Mecânica automóvel: conheça as 5 piores avarias

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional