Volvo EX90 um super computador sobre rodas

7 min

Novo Volvo EX90: o carro mais seguro do mundo?

Após meses de espera, a Volvo revelou finalmente o seu novo modelo – o Volvo EX90 – um SUV familiar 100% elétrico, de luxo, com 7 lugares + bagageira, e uma série de recursos futuristas.

O lançamento do EX90 veio com um propósito para a marca: reforçar o compromisso de segurança, apelar a um estilo de vida mais sustentável e, principalmente, marcar o início de uma nova era para a Volvo.

Volvo EX90 frente

Uma nova era

Quando for colocado à venda, em 2023, o EX90 dará início a uma nova era da Volvo Cars, que pretende comercializar apenas veículos 100% elétricos até 2030, respeitando o plano ambiental da marca que pretende atingir a neutralidade climática em 2040.

A produção está prevista para 2023, inicialmente nos Estados Unidos e, de seguida, na China, onde ambas as fábricas irão ser ambientalmente neutras.

 “O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia de até 600 kms, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars.”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Volvo EX90 lado

Volvo EX90 é sinónimo de segurança 

Uma das fortes apostas para este modelo foi a segurança, sendo o EX90 bastante superior a qualquer outro modelo da história da Volvo Cars nesta área. Para tal, a marca colaborou com empresas  como a Nvidia, a Luminar e a Qualcomm, de forma a criar um género de “escudo de segurança invisível” que permita atingir o objetivo de acabar totalmente com os acidentes mortais no trânsito.

O conjunto de sensores do EX90 engloba 8 câmaras, 5 radares, 16 sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR (light detection and ranging ou, em português, deteção e alcance de luz), com o propósito de ajudar o motorista a evitar obstáculos externos, enquanto o interior do automóvel conta com duas câmaras a monitorizar o comportamento dos olhos do motorista para determinar se ele está a prestar atenção à estrada.

Dependendo da atenção do motorista, o Volvo EX9O poderá agir quando necessário. Se a tecnologia reparar que o condutor está distraído, o automóvel irá emitir uma série de avisos com o objetivo de trazer o foco do condutor de volta à estrada. Se o motorista não estiver a responder aos sinais, o automóvel começará a desacelerar e eventualmente a travar completamente à beira da estrada enquanto ativa simultaneamente as luzes de perigo.

Volvo EX90 trás

Artigo recomendado: Como a IA ajuda a tornar os carros mais seguros

Atualmente, a Volvo é uma das poucas marcas a incluir o sistema LiDAR nos seus veículos, chamando-lhe de “ingrediente essencial na busca para eliminar completamente as fatalidades no trânsito”. O LiDAR do EX90 terá um alcance de 250 metros com a capacidade de detetar, de dia e noite, os mais pequenos objetos, dando tempo para informar, atuar e evitar os objetos em segurança. Segundo os engenheiros da marca, “Esta tecnologia não fica cansada, não se distrai e está sempre disponível, tendo sido desenvolvida para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja”.

600 kms de autonomia e capaz de alimentar uma casa

Segundo os testes WLTP, o Volvo EX90 é capaz de atingir 600 kms com uma única carga, carregando dos 10% aos 80% em menos de meia hora.

Na versão de lançamento, terá tração às quatro rodas com uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos, capazes de disponibilizar 380 kW (517 cv) e 910 Nm, permitindo oferecer, em conjunto com o novo chassis, uma experiência de condução “única, envolvente e suave”.

Aparentemente, quando a Volvo afirmou querer ser uma marca mais sustentável, não se estava a referir apenas ao corte nos motores a combustão, já que o novo modelo da marca apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados. O modelo conta apenas com 15% de aço, cerca de 25% de alumínio e 48 kgs de plástico reciclado e materiais de base biológica, correspondendo a aproximadamente 15% do total de plástico utilizado no automóvel, o valor mais alto de sempre num veículo da marca.

Volvo EX90 cima

Este é também o primeiro veículo da Volvo que conta com recursos de carregamento bidirecional com capacidade de bateria suficiente para “alimentar a casa de um cliente”, afirma a Volvo. Os clientes, em agluns mercados selecionados, irão poder usar a bateria de íon de lítio do carro para alimentar as suas casas e dispositivos portáteis e também vender energia de volta à rede.

Volvo EX90 – Uma nave tecnológica

Se há algo que ficou bem claro na apresentação do automóvel foram os grandes avanços tecnológicos face a outros modelos atualmente no mercado, tendo o Volvo EX9O sido até comparado com um “avançado computador, mas sobre rodas”, que à semelhança de smartphones ou portáteis foi produzido para melhorar, ao longo do tempo, através de atualizações regulares remotas de software, chamadas de OTA (over-the-air updates).

O novo Volvo EX90 irá ter a possibilidade de ser destrancado através do telemóvel, iniciando uma sequência personalizada de boas-vindas sempre que o condutor se aproximar do automóvel e selecionar o seu perfil pessoal, de forma automática, ao entrar no veículo.

Volvo EX90 painel

Artigo recomendado: Descubra as últimas inovações em tecnologia automóvel

O Volvo EX90 irá ser também o primeiro modelo a apresentar o novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) da Volvo, o Ride Pilot, que irá permitir que o automóvel conduza sozinho sem a intervenção de terceiros. Segundo funcionários da Volvo, não irá ser necessário o condutor estar a observar a estrada enquanto o modo Ride Pilot estiver ativado. Este recurso será lançado na Califórnia, como um serviço de subscrição, dependendo da aprovação dos reguladores.
 
Atualmente, o EX90 está a ser produzido na novíssima plataforma em folha SPA2 (Scalable Product Architeture), que irá permitir uma bateria maior, motores mais potentes e um carregamento mais rápido e bidirecional.

Já o sistema de infoentretenimento vai utilizar a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm, que oferece “um poder de computação extremamente rápido e gráficos de alta qualidade nos écrans do carro e no display”. O sistema irá operar com o Android Automotive da Google, que inclui o Google Assistant ativado por voz, Google Maps, Play Store, entre outras funcionalidades da Google. No que diz respeito aos gráficos, estes vão ser responsabilidade da Unreal Engine da Epic Games.

Volvo EX90 volante

Toda esta tecnologia, seja associada à segurança ou ao entretenimento, faz-se acompanhar dos interiores mais elegantes e agradáveis do mercado automóvel, com materiais naturais ou de origem responsável que refletem os objetivos de sustentabilidade da Volvo Cars.

Volvo EX90 interior

Quanto vai custar o Volvo EX90 em Portugal?

Atualmente, a Volvo Car Portugal ainda não se pronunciou sobre preços nem sobre as versões disponíveis em Portugal, no entanto anunciou que a versão de lançamento nacional terá um nível de equipamento especial.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional