carros por subscricao portugal 2023

4 min

Serviço de carros por subscrição chega a Portugal em 2023

Carros Novos - Comparar carros

Há mais de uma década que as produtoras automóveis e empresas do ramo tentam trazer o modelo de subscrição para a indústria automóvel. Até à data, este modelo ainda não teve grande sucesso no mercado português, no entanto, o sucesso deste modelo por subscrição noutras indústrias revelou que o “ownership” deixou de ser um fator crucial para o sucesso dos produtos ou serviços. Vivemos num mundo completamente diferente daquele que conhecíamos há uma década atrás e, hoje, o consumidor habitou-se a pagar por produtos ou serviços à medida que os usa.

O modelo de subscrição já é utilizado mundialmente em vários setores, como o Spotify e o Youtube Music, que são utilizados para ouvir música sem anúncios e sem gastar dados móveis, a Netflix ou a HBO, para ver filmes e séries em qualquer altura, ou até em passes de cadeias de ginásios que só são pagos nos meses que forem utilizados.

O conceito de subscrição automóvel foi introduzido na Península Ibérica pela Lynk&Co, uma empresa fundada em 2016 por uma joint venture da Volvo e da Geely (dona da Volvo Cars) e começou por Espanha, investindo também noutras cidades da Europa. No próximo ano vai trazer o modelo para Portugal.

Uma nova forma de “ter” um carro

Tradicionalmente para ter com um carro poderia fazê-lo através de renting, leasing, ALD ou crédito. Seja de forma temporária, de longo prazo ou permanente, estas eram as opções disponíveis. A opção de subscrição de um automóvel (Car-as-a-Service) permite ter uma taxa de subscrição mensal que dá acesso a uma frota inteira de vários veículos, o que poderia ser uma potencial solução da indústria automóvel para as mudanças nas expectativas e comportamentos do consumidor.

No entanto, o conceito de Car-as-a-Service é apenas parte de uma mudança mais ampla do transporte próprio, que acarreta na maioria das vezes um baixo uso e altas despesas gerais. O objetivo a longo prazo seria reduzir as despesas do consumidor e maximizar o uso do automóvel.

O renting chegou ao Standvirtual. Encontra aqui as melhores ofertas

Empresas como a Nissan, Porsche, Jaguar, Audi, Hyundai, Mercedes e a Ford já começaram a testar este modelo, mas de forma faseada e apenas em algumas cidades.

Cada marca define os seus próprios preços e regras. Por exemplo a Volvo disponibilizou unicamente o XC40 enquanto a Porsche ofereceu todo um leque de modelos para subscrição. A constante entre as várias marcas é que os carros disponíveis para subscrição são quase sempre híbridos plug-in ou elétricos.

Carros por subscrição em Portugal

Segundo a Vice-Presidente e Relações-Públicas para o mercado Europeu da Lynk&Co, Telma Negreiros, ainda não se sabe ao certo quando é que a Lynk&Co entrará em Portugal, mas será em 2023. Acrescenta ainda que “Temos três mercados já amadurecidos, Suécia, Países Baixos e Itália. No início, apontava-se para a geração millennial como potencial cliente e estimávamos cerca de 9000 clientes até ao final de 2021. A verdade é que chegámos a Maio de 2022 com 103 mil”

Artigo relacionado: Como a Inteligência Artificial pode mudar a indústria automóvel

Segundo a Lynk&Co a empresa não tem stands, tem clubes e para ter acesso a um carro terá um custo, com tudo incluído, de 500€ mensais, com um limite também mensal de 1250 km. Se não usufruir da totalidade dos quilómetros, não tem de se preocupar, uma vez que o que não gastou passa para o mês seguinte. No entanto, se ultrapassar os 1250 km, terá um custo de 0,15€ por km.

O ponto positivo da subscrição é que não fica preso ao automóvel visto que pode entrar e sair todos os meses de acordo com as suas necessidades. Se tiver subscrito um automóvel e perceber que afinal não o vai utilizar tanto como esperava num determinado mês, pode emprestá-lo a outros membros e cobrar-lhes o tempo de empréstimo reduzindo a sua mensalidade. Todo este processo é feito através de uma aplicação e sem necessidade de qualquer tipo de contrato.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Vendas de carros de luxo aumentam durante a pandemia

Foi a pandemia, a escassez de microchips e até as cada vez mais restritivas políticas sobre emissões. O número de carros ligeiros de passageiros matriculados…

Carros novos com limitador de velocidade obrigatório a partir de 2022

Calma! Não é agora que vamos ter a velocidade máxima limitada de forma a cumprir o Código da Estrada – ainda que esse cenário talvez…

Conheça as principais marcas automóveis chinesas

Os fabricantes de automóveis chineses já têm luz verde para tomar de assalto o Velho Continente, mas a verdade é que a prometida ofensiva asiática…

A importância do livro de revisões de carro

Se vai vender ou comprar um carro usado, o livro de revisões atualizado é o primeiro indício de que o veículo teve uma manutenção cuidada.…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça um Proposta!
This is default text for notification bar