liquido Adblue

5 min

Líquido Adblue: o que é e para que serve

Há um novo produto para carros, que tem sido um sucesso no controlo dos gases poluentes. O nome, para quem não conhece, é líquido Adblue. Porém, se já se intrigou se o pode ou deve colocar, está a fazer a pergunta errada. E explicamos porquê.

O líquido Adblue faz parte da tecnologia do sistema tecnologia Diesel SCR (Selective Catalytic Reduction). Portanto, só terá de se preocupar com o que é e beneficiar das suas vantagens se o seu veículo tiver a tecnologia incorporada.

Líquido AdBlue: a razão da dua existência


 Adblue

Antes de começarmos a explicar o que é o líquido Adblue, é imperativo esclarecer o porquê da sua utilização. Embora o líquido tenha sido inventado anteriormente, começou a ser utilizado principalmente depois de 2014, após a introdução da norma ambiental europeia Euro 6.

No entanto, é importante ter em atenção que a sua invenção surgiu até para que se pudesse cumprir a norma ambiental Euro 5 (de 2006), também ela vocacionada para o controlo das emissões dos veículos, com especial incidência sobre os modelos novos comercializados nos Estados-Membros da União Europeia.

Desde a sua criação em 1988, as normas europeias têm um grande objectivo: a diminuição e tratamento dos gases poluentes.

Na indústria automóvel, foram várias as inovações nesse sentido – principalmente nos últimos dez anos: desde o GPL (gás) até aos carros movidos a electricidade e aos filtros das partículas. Foi nesse contexto que surgiu também o líquido Adblue.

Pode-se, no entanto, considerar que depois de 2015, após o escândalo Dieselgate, a preocupação ambiental aumentou ainda mais por parte das fabricantes.

Nesse ano, foram descobertas falsificações nos testes de emissões poluentes por parte da Volkswagen, mas rapidamente descobriu-se que a empresa alemã não era a única que os fazia.

Para que serve o líquido Adblue?

Regressando ao líquido Adblue, esta solução é composta por 67.5% de água desmineralizada e 32.5% de uréia. Porém, a combinação com outros aditivos pode colocar em causa a durabilidade e o bom funcionamento do veículo.

Para os mais curiosos, a introdução do líquido ocorre acima dos 190 ºC, após a combustão, e tem por base uma reação química que transforma os óxidos de azoto (NOX) em nitrogénio e vapor de água, diminuindo em cerca de 80% a emissão desses gases poluentes.

Ou seja, é mais uma forma de manter as preocupações ambientais acordadas nas diferentes normas europeias, diminuindo a emissão de gases e, ao mesmo tempo, sem prejudicar a potência do motor.

Como colocar e cuidados a ter?

abastecer o líquido Adblue

É importante relembrar que o líquido Adblue faz parte do sistema tecnologia Diesel SCR (Selective Catalytic Reduction). Portanto, só terá direito a esta inovação se o seu veículo tiver a tecnologia incorporada. Desde a Euro 6 começou a ser incluída em automóveis de sete lugares, carrinhas, “jeeps”, SUVs e camiões pesados (embora estes já a tivessem há mais tempo). Resumidamente, a veículos de grande porte. No entanto, é possível que um automóvel de passageiros de cinco lugares também tenha.

Para quem tem líquido Adblue, não há grandes preocupações. A forma de atestar é simples. O bocal de enchimento costuma estar localizado junto à entrada do combustível, de lado, na mala, ou no lugar do pneu sobressalente (também na mala).

O próprio veículo vem com um sistema computorizado que avisa no painel de instrumentos quando é necessário colocar mais, sendo que a estimativa média de consumo ronda entre o 1.5 a 2.5 litros por cada 1000 quilómetros.

Já o preço, dependendo do fornecedor, não costuma ultrapassar 1€ por litro. Há ainda jerricans à venda com 5 e 10 litros que podem ficar mais económicos, dependendo das campanhas em vigor.

Porém, dependendo da temperatura de funcionamento do sistema, as caraterísticas da condução e a temperatura ambiente a que o automóvel se encontra exposto pode gastar mais ou menos. Segundo as principais marcas que usam este sistema, a autonomia costuma variar entre os 4.000 e os 20.000 quilómetros, sendo que no caso da Mercedes pode ir até aos 39 000 quilómetros.

O único senão é mesmo que sem este líquido o carro não “pega”. Ou seja, é mesmo necessário o líquido Adblue para o funcionamento do veículo, uma vez que não é um aditivo mas, antes, um líquido adicional.

Porém, é um pequeno preço a pagar para salvaguardar o ambiente e, para os que gostam de acelerar, não prejudica a velocidade e a potência do motor.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional