Abasteci o carro com o combustível errado

5 min

Abasteci o carro com o combustível errado. E agora?

Abasteci o carro com o combustível errado. E agora? Saiba o que fazer nesta situação, para tentar reduzir ao máximo os danos e as despesas no veículo.

Todos nós, pelo menos uma vez na vida, ou já abastecemos, ou conhecemos alguém que já abasteceu o carro com o combustível errado. E, embora ao longo dos tempos, tanto as marcas, como os postos de combustível, tenham desenvolvido estratégias para evitar esses erros, eles continuam a acontecer com mais frequência do que possa imaginar.

Embora este seja um problema fácil de evitar (basta estar atento a alguns sinais), neste artigo vamos ajudá-lo a ficar a saber o que fazer depois de cometido o erro, de modo a tentar reduzir ao máximo as despesas.

Antes de mais, vamos ensinar-lhe a decifrar, caso não se recorde, qual o tipo de combustível que move o motor, se um carro é a gasóleo ou a gasolina.

Como saber se o carro é a gasóleo ou a gasolina?


Existem várias pistas para o ajudar a descobrir e, algumas delas, estão mesmo à sua vista:

Abasteci o carro com o combustível errado como distinguir

1. Olhe para o tacómetro

O tacómetro (ou conta-rotações) dos carros a gasóleo tem um regime muito menor que o regime dos tacómetros dos carros a gasolina. Isto quer dizer, se o conta-rotações do carro apenas chegar até ao algarismo 6, deve abastecer o carro com diesel. Se o contra-rotações tiver uma regime mais alto (entre 7 a 9 mil rotações), então o combustível certo para abastecer é gasolina.

2. Repare na tampa do depósito de combustível

Em practicamente todos os automóveis modernos (e, por modernos, entenda-se fabricados nos últimos 10 anos) existe uma indicação junto à tampa do depósito do combustível a referir que tipo de combustível o motor daquele carro utiliza para se locomover. Esteja atento a esta indicação para evitar abastecer com o combustível errado.

3. Veja o livrete do automóvel

Também no livrete do automóvel existe a indicação do tipo de motorização e, por consequência, do tipo de combustível utilizado no carro em questão. Em caso de dúvida e de não conseguir decifrar o tipo de combustível pelos métodos anteriormente indicados, jogue pelo seguro e veja sempre o livrete do carro.

Abasteci o carro com o combustível errado. E agora?


Abasteci o carro com o combustível errado o que fazer

Actualmente, todas as estações de serviço contam com agulhetas diferentes para gasóleo e para gasolina. A agulheta da gasolina é significativamente mais fina do que a agulheta do gasóleo, sendo que num carro recente conseguirá abastecer gasolina num carro a diesel, mas nunca o contrário. E isto tem uma razão de ser, que vai conhecer em seguida.

Se, mesmo assim, teve o azar da distracção ter levado a melhor e abasteceu gasóleo em vez de gasolina, ou gasolina em vez de diesel, isso não será seguramente o fim do mundo e, na melhor das hipóteses, não acontecerá practicamente nada ao seu automóvel.

Caso se tenha apercebido do erro e ainda não tenha abastecido mais de 10% da capacidade do depósito (num carro normal, num tanque de 50L, 10% corresponde a 5L), ou seja, se abasteceu por norma menos de 5L do combustível errado, pare imediatamente o abastecimento e ateste o resto do depósito com o combustível correcto.

Se, por ventura, quando deu conta do erro, o abastecimento já acumulava uma quantidade considerável de litros, o melhor mesmo será jogar pelo seguro e ligar à sua seguradora, solicitando um reboque, pois o depósito do seu combustível terá que ser removido, limpo e descontaminado para não danificar outros componentes.

Trocar gasóleo por gasolina ou vice-versa

No entanto, enganar-se no tipo de combustível não tem a mesma gravidade se errou em pôr gasóleo em vez de gasolina ou vice-versa, pois as consequências de ambos os erros são diferentes. Colocar gasóleo num motor a gasolina pode ser bastante mais nocivo do que o contrário, pelo que, se quiser mesmo jogar pelo seguro, deve evitar ligar o carro e chamar imediatamente o reboque.

No caso de colocar gasolina num motor a gasóleo, se o combustível errado (neste caso a gasolina) tiver uma percentagem de ocupação do tanque inferior a 10%, não deverá sentir qualquer problema. Aliás, a existência dos vestígios de combustível poderão, inclusivé, ajudar a limpar os injetores e fazer com que o carro até possa circular melhor.

No entanto, isto é apenas a teoria e, não estando cientificamente comprovada, o melhor mesmo é ter atenção redobrada, sempre que vai abastecer o carro e não está seguro do tipo de combustível. As despesas relacionadas com a remoção e limpeza do depósito podem ascender às várias centenas de euros e, caso o combustível errado chegue ao circuito de alimentação, isto é, comece a “tentar” ser carborado e não consiga, isso fará com que o automóvel se desligue e com que seja necessário alterar todo o circuito de alimentação (desde filtros a injetores) e a despesa poderá ascender a valores com 4 dígitos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional