carros mais vendidos em portugal

5 min

Estes foram os carros mais vendidos em Portugal em 2018

Em Portugal, o mercado automóvel tem evoluído e acompanhado as tendências. Existe cada vez mais uma oferta diversificada, mas os SUVs têm conquistado terreno. Afinal de contas, quais terão sido os carros mais vendidos em Portugal em 2018?

Os números de unidades vendidas dos automóveis podem ser interpretados como tendências, e ainda como indicadores de qualidade e confiança.

Obviamente que não podemos ser tão taxativos. Caso contrário, estaríamos a dizer indirectamente que marcas como Bugatti, Aston Martin e outras não têm qualidade.

Qual será o carro que domina o top dos carros mais vendidos em Portugal? Será que os SUV e Crossovers estão a dominar o top? Será que o top dos automóveis mais vendidos em Portugal é igual ao top dos carros mais vendidos no mundo?

Encontre as respostas no top dos mais vendidos em 2018.

7 carros mais vendidos em Portugal


1. Renault Clio

renault clio

A marca francesa domina o top de vendas em Portugal há 21 anos.

É caso para dizer “Longa vida ao rei”. São 21 anos consecutivos em que a marca lidera o top dos automóveis mais vendidos em território nacional.

O Renault Clio em 2018, tal como em 2017, ocupa o 1º lugar do pódio.

Para ocupar esta posição, a marca teve de vender 13.592 unidades deste modelo. O que lhe confere um crescimento de 6,7% nas vendas comparativamente com 2017, e totalizando uma quota de mercado de quase 6%.

Já em 2019, a Renault lançou a 5ª geração do Clio. Será que esta geração vai ser suficiente para continuar a liderar o top dos mais vendidos?

2. Nissan Qashqai

Nissan Qashqai

Comparativamente com 2017, o Nissan Qashqai subiu duas posições na tabela dos mais vendidos.

No ano do seu lançamento, em 2007, o Qashqai revolucionou o mercado dos SUV em Portugal. Foi o primeiro automóvel deste segmento a estar a um preço acessível às massas.

Ao longo dos anos foi perdendo o “fulgor” inicial, porque os concorrentes foram lançando alternativas mais actualizadas. Contudo, o carro foi actualizado e isso foi um motivo para as vendas crescerem novamente.

No ano de 2018, em Portugal, foram vendidos 6.836 exemplares do modelo da marca japonesa. Isso reflectiu-se num crescimento de unidades vendidas de 11,4% face a 2017, que lhe concede uma quota de mercado de 3%.

O Qashqai é assim o modelo SUV mais vendido em Portugal, e também na Europa.

3. Peugeot 208

peugeot 208

Como se irá aperceber, as marcas franceses dominam as preferências do público português.

Mesmo perdendo 7,7% das vendas face a 2017, em 2018 o Peugeot 208 é o terceiro elemento do pódio dos carros mais vendidos em Portugal.

Em 2018, a marca francesa vendeu 6.307 unidades de Peugeot 208.

Esta quebra nas vendas pode ser explicada pela falta de actualização do modelo. Isto porque a 1ª geração do 208 foi lançada em 2012 e mantém-se a mesma até agora.

O modelo disponível em 3 e 5 portas, viu em Março de 2019 a sua 2ª geração ser apresentada no salão de Genebra.

Será que esta nova geração vai trazer surpresas nos mais vendidos de 2019?

4. Renault Captur

renault captur

Depois do Clio, o Captur é o segundo modelo da Renault no top dos automóveis mais vendidos em 2018. Mas será que a marca fica por aqui?

Para quem se mantém actualizado sobre o mercado automóvel, ver o Captur na lista dos mais vendidos não é nenhuma surpresa.

Diariamente vemos imensos carros deste modelo. Sabemos que os SUV e os SUV compactos são uma tendência em crescente e, como tal, isso reflete-se nas vendas.

O Captur é um dos modelos preferidos pelos portugueses. Em 2018, foram vendidas 6.189 unidades, mais 3,1% do que em 2017.

Para continuar a manter um espaço na garagem dos portugueses, a marca renovou o Captur, e em 2020 irá lançar a 2ª geração deste modelo.

5. Renault Mégane

renault megane

Como diz o ditado: “não há duas, sem três.”

Dos 7 carros mais vendidos em Portugal, 3 deles pertencem à Renault.

Comparativamente com 2017, as vendas do Mégane caíram 14,8%. Mesmo assim, em 2018, foram vendidos 5.795 exemplares deste modelo.

A 4ª geração do Mégane já se encontra disponível desde 2016 e, neste momento, tem uma quota de mercado, em Portugal, de 2,5%.

6. Mercedes Classe A

mercedes classe a

Apenas dois, dos sete carros deste top, não são de fabricantes franceses.

O primeiro já foi apresentado e é o Qashqai, o segundo é o Mercedes Classe A.

O Mercedes Classe A é o único modelo presente neste top de uma fabricante alemã.

A 3ª geração deste carro foi revolucionária. O design mais desportivo, jovem, dinâmico e atraente torna-o um verdadeiro sucesso.

A atual, a 4ª geração, veio equipada com alta tecnologia que desperta a curiosidade e o interesse de qualquer pessoa. A isto ainda se junta o seu novo look mais diferenciado, desportivo e arrojado.

Com o lançamento da 4ª geração em 2018, a Mercedes viu as vendas do Classe A aumentarem 22,8% quando comparadas com 2017.

Assim, o Mercedes Classe A vendeu 5.667 unidades e ocupa a 6ª posição dos carros mais vendidos em Portugal no ano de 2018.

A pergunta que deixamos no ar é: será que o novo sucesso Mercedes vai conseguir manter o ritmo das vendas em 2019?

7. Citroën C3

citroen c3

Como dissemos anteriormente, só dois dos carros é que não eram de uma fabricante francesa.

A Citroën é a outra marca francesa que aparece no top, depois da Renault e da Peugeot.

Mesmo com uma queda nas vendas de 2,8% face a 2017, o C3 é o best-seller da marca em Portugal.

A 3ª geração deste modelo, lançada em 2016, está disponível em várias motorizações, seja a gasolina ou diesel.

O pequeno citadino conta também com uma versão “Aircross”, que tem conquistado com sucesso os portugueses.

Em 2018, foram vendidos 5.156 Citroën C3.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…

Como escolher a moto certa para mim?

O visual da nova moto é sem dúvida o fator que o vai fazer apaixonar-se por ela, mas momento da compra, há muito mais para…

Como obter um check-up antes de comprar um carro usado.

Todos sabemos que comprar um carro usado acarreta alguns riscos adicionais. A compra de automóveis em concessionários garante a qualidade do veículo comprado, contudo, no…

Vai comprar um usado? Estes são os 6 erros mais comuns

Comprar carros em segunda-mão é uma alternativa que permite poupar bastante. Em Portugal a compra de carros usados é duas vezes superior à compra de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional