kit de emergencia inverno Carro

5 min

Kit de emergência para o inverno: o que não pode faltar no carro

Na grande maioria das regiões de Portugal, não temos neve na estrada e há poucos sítios verdadeiramente isolados, sem rede de telemóvel. Mas eles existem e há que estar precavido contra todas as situações. E mesmo sem ocorrer uma situação extrema, ninguém está livre de ter uma avaria numa via com pouco movimento, de noite e com chuva. Assim, o que fazer e que cuidados a ter?

Cuidados prévios

As escovas de limpeza do para-brisas e do óculo traseiro têm uma vida útil de cerca de um ano. Por isso, no final do verão, deve substituí-las por novas.

Verifique também o estado dos pneus. A sua vida útil, dependendo dos modelos, tipo de condução e piso, varia entre os 30.000 e 50.000 quilómetros. Mesmo que visualmente lhe pareçam em bom estado, ao fim de dezenas de milhares de quilómetros os pneus já perderam grande parte das suas propriedades. Uma das maneiras de prolongar a durabilidade dos pneus é verificar periodicamente as suas pressões e mantê-las no nível correto.

Veja todas as peças disponíveis no Standvirtual para o seu carro

Outra coisa a ter em conta é aferir o estado da bateria (de preferência no final do verão). Fazer uma inspeção visual e, se existir corrosão nos terminais, limpe-os com uma escova. Se se verificar algum dano na carcaça da bateria, o melhor é substituí-la por uma nova. Deve medir com um voltímetro ou multímetro a voltagem da bateria, para ver se ela está carregada.

Kit de emergência para o inverno

Raspador de gelo e descongelante

Com temperaturas muito baixas, em certas regiões do país, o para-brisas pode ficar coberto de gelo. Nesse caso, um raspador de gelo e um líquido descongelante são essenciais para limpar o vidro. Nunca use água quente para retirar o gelo! A diferença de temperatura pode estalar o vidro. Se necessário, use água fria. E se conduzir sobre piso nevado ou gelado, não se esqueça das correntes de neve.

Lanterna e pilhas suplentes

No inverno, os dias são curtos e as noites escuras. Ter uma lanterna a funcionar é essencial em situações de emergência e não só.

Ter um telemóvel sempre à mão

Ter um telemóvel carregado para pedir auxílio em caso de necessidade. E também um carregador para o caso de o telemóvel ficar sem bateria.

Ter acesso a um GPS

Ter um GPS, seja incluído no equipamento da viatura ou adquiri-lo e montá-lo no carro. Se estiver perdido, esse dispositivo poderá ajudá-lo a encontrar o caminho.

Óculos de sol

Pode parecer estranho: óculos de sol no inverno? A verdade é que o sol baixo do inverno pode ofuscar os condutores e causar encandeamento. Assim sendo, mantenha os seus óculos de sol no carro, para ter a certeza de que a sua visão não é afetada. Melhor ainda: os óculos antirreflexos com lentes amarelas usados pelos praticantes de desportos de inverno são mais eficazes que os óculos de sol normais. São também muito úteis para melhorar a visibilidade em situações de nevoeiro e ainda para evitar o encandeamento pelas luzes de outros veículos, numa condução à noite.

Artigo relacionado: Deve usar pneus de inverno em Portugal?

Kit de primeiros socorros

Não é só no inverno – é essencial ter sempre no carro um kit de primeiros socorros, que inclua, no mínimo, pensos, ligadura e gaze esterilizadas, tesoura e desinfetante para tratar feridas mais pequenas.

Lata de combustível vazia

É muito aconselhável encher o depósito do veículo logo que se acende a luz da reserva, para evitar ficar parado na estrada. No entanto, se tal suceder, se tiver um recipiente vazio (há alguns apropriados com bico para introduzir o combustível no tanque), pode levá-lo ao posto de combustível mais próximo para o encher e usar esses poucos litros para que o carro se possa deslocar até à bomba.

Artigo relacionado: Guia completo para conduzir no inverno

Cabos de ligação

Se a bateria ficar descarregada (algo mais frequente no inverno), os cabos de ligação são essenciais para ajudar ao arranque do veículo com auxílio do motor de outra viatura.

Snacks

Bolachas, chocolates, barras energéticas, etc. Se ocorrer uma avaria ou tiver de ficar parado (por chuva, neve, etc.) num sítio isolado e o auxílio ou a retoma da marcha levar algum tempo, é importante ter algo à mão para repor energias e níveis de concentração, principalmente quando o tempo está escuro e frio.

Colete(s) refletor(es) e triângulo de sinalização

São obrigatórios de ter sempre na viatura, mas, para além da obrigatoriedade, são itens de segurança fundamentais em caso de avaria, acidente ou imobilização do veículo por qualquer motivo.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional