4 cuidados a ter com o carro no inverno

5 min

4 cuidados a ter com o carro no inverno

O frio parece ter assentado arraiais e não irá embora tão cedo. Nós, humanos, queixamo-nos que temos mais dificuldade numa série de atividades, mas as máquinas não são muito diferentes de nós nesse aspeto e requerem cuidados especiais quando as temperaturas descem.

No caso do automóvel, é o frio que afeta o funcionamento em geral, a chuva que influencia a segurança da condução e o gelo que dá cabo de uma série de materiais, sobretudo as borrachas. E se houver neve pelo caminho mais cuidados há a tomar.

Cuidados que deve ter com o seu carro no inverno

Atenção aos rodados

Os pneus são dos elementos mais importantes e, não poucas vezes, os mais negligenciados num automóvel. Mas, atenção!, são o único ponto de contacto com o solo e dele dependem a segurança das suas viagens. Por isso, é imperativo verificar a profundidade do piso do pneu com frequência (nunca deve ser menor do que 1,6 mm, no caso de um ligeiro) e tomar atenção para não circular nem com pressão a menos nem com pressão a mais – bastam 2 minutos por semana para garantir que não anda a arriscar um acidente.

Artigo relacionado: Deve usar pneus de inverno em Portugal?

Depois, se residir numa região onde é comum nevar ou haver formação de gelo, poderá equacionar ter um conjunto de pneus de inverno para usar por esta altura (quando o tempo aquece, terá de mudar para um conjunto de verão). E, se as estradas costumam ficar branquinhas, equacione a aquisição de correntes – mais vale prevenir…

No entanto, relaxe: a maioria dos residentes em território nacional não precisa de ter estes gastos extra. Bastará seguir os conselhos do primeiro parágrafo deste ponto para que o inverno não traga problemas.

Vigie a bateria

O que é que qualquer um de nós faz assim que entra no carro quando o termómetro indica menos de 50°C? Ligar o ar condicionado no máximo do quente, claro, sendo que os mais afortunados irão ainda acionar o aquecimento dos bancos e do volante (ao fim de dois ou três minutos não há mãos frias que resistam).

No entanto, este tipo de comportamento tem sequelas. É que, à medida que mais sistemas elétricos são chamados à ação, maior é a pressão sobre a bateria. Se esta for nova, não há preocupações de maior, mas, se já andar a arcar com o seu carro às costas há alguns anos, o melhor é mantê-la debaixo de olho.

Artigo relacionado: Como guardar um carro clássico durante o inverno

Para manter a bateria saudável, não deixe sistemas ligados, como o rádio ou as luzes, depois de desligar a ignição. Depois, certifique-se que o carro não fica demasiado tempo sem funcionar (se tal acontecer, o melhor será mesmo desligar a bateria, retirando a ligação ao polo positivo). Caso não haja necessidade de andar com ele, mas o tenha por perto, ligue-o pelo menos dia sim dia não e deixe-o a funcionar uns 10 minutos, acelerando entre as 2000 e as 2500 rpm.

Pondere a troca de óleo

Já tirou um minuto para observar o óleo que está na sua fritadeira? No verão, parece água; no inverno, assume um aspeto quase pastoso, como se estivesse a ponto de coalhar. É certo que o óleo que tem no seu automóvel não tem as mesmas propriedades de um óleo alimentar, mas a ideia pode ajudar a entender que um dos elementos do carro que sofre com o frio é o óleo que lubrifica o motor, olhando pela saúde de todos os componentes deste.

É que, à medida que a temperatura desce, o óleo torna-se mais denso. Isto poderá atrapalhar na sua nobre tarefa de colocar tudo a funcionar corretamente, ao mesmo tempo que limpa os detritos e prolonga a vida de cada pecinha pela qual passa. E, no pior cenário, deixar que o motor aqueça para lá do ideal. Por isso, trate de verificar a viscosidade do óleo, retirando a vareta do depósito, e se constatar que está efetivamente muito grosso, opte por mudá-lo.

Mantenha a visibilidade limpa

A falta de visibilidade pode ser causa de acidentes graves. Por isso, independentemente da altura do ano, é sempre importante cuidar para que consiga observar facilmente tudo o que se passa à sua volta. Para tal, há dois elementos fulcrais, com os quais deverá ter mimos extra: as luzes e as escovas do limpa para-brisas.

Artigo relacionado: 6 dicas para desembaciar o para-brisas rapidamente

No que diz respeito às luzes, verifique se todas as lâmpadas estão a funcionar corretamente, não se esquecendo das de nevoeiro, já que a probabilidade de enfrentar um manto cerrado é maior no inverno.

Quanto às escovas, nem pense duas vezes. Substitua-as o quanto antes, já que o mais provável é que todos os dias de exposição ao sol e ao calor seguido de dias de chuva e frio tenham deteriorado as borrachas a ponto de não limparem o suficiente para que consiga ver com clareza a estrada à sua frente – algo que notará se chover ou se o nevoeiro se acumular.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional