6 dicas para conduzir em segurança no Inverno

4 min

6 dicas para conduzir em segurança no Inverno

O calor ainda se faz sentir, mas não vale a pena esperar pelos implacáveis dias de inverno para rever a matéria do que é preciso fazer para que o carro resista aos dias mais frios. Afinal, alguém fica à espera de um aumento de casos de gripe para marcar a vacina?

E, tal como as pessoas, que precisam de cuidados extra para evitar constipações, também os carros revelam maiores sensibilidades nesta altura. É que, o automóvel, face a temperaturas baixas, não vai trabalhar da mesma forma do que acontece em tempos de calor. E sem a devida assistência podem ocorrer problemas com o motor e outros componentes.

Depois, há outros detalhes que descuramos e que podem ser a diferença entre conduzir em segurança e não. Vamos a eles, dos mais básicos aos mais complicados.

6 dicas para conduzir no Inverno

1. Substitua as escovas limpa-para-brisas

Durante o verão, a exposição ao sol acabou por danificar as borrachas dos limpa-para-brisas; podem até parecer em condições, mas no meio de uma forte chuvada iremos compreender que afinal já não realizam a sua função de forma competente, o que irá dificultar a visibilidade e prejudicar a segurança – tanto a nossa como a dos outros utilizadores da estrada.

Por essa razão, ainda antes da chegada do frio, é de extrema importância substituir as escovas limpa-para-brisas. Não se esqueça, porém, de verificar o nível do depósito do líquido limpa-para-brisas, ao qual, se possível, junte um aditivo anticongelante.

2. Prepare os pneus

A não ser que resida nas zonas mais altas, não valerá a pena ponderar um conjunto de pneus de inverno. E provavelmente a aquisição de correntes só terá de ser equacionada em alguns pontos muito específicos do país, como a serra da Estrela.

Artigo relacionado: Deve usar pneus de inverno em Portugal?

No entanto, há cuidados importantes que nem custam dinheiro nenhum, como manter a pressão certa dos pneus. É que a diminuição da temperatura afeta diretamente a pressão dos pneus. Uma descida de 10 graus centígrados reduz a pressão de ar em cerca de um psi (14,5 avos de um bar) e um pneu com menos ar do que seria de esperar vai apresentar menor tração e até derrapar em pisos escorregadios.

3. Verifique as luzes

O inverno não é apenas sinónimo de frio e chuva. Nevoeiro e dias em que o sol passa o tempo com vergonha, cobrindo enormes regiões de cinzento e de alguma escuridão, exigem que os automóveis tenham luzes em condições para compensar.

No entanto, não é de ficar pelos faróis dianteiros e traseiros: é aconselhável confirmar ainda todas as outras luzes, desde os piscas até à marcha-atrás. Não se esqueça das luzes de nevoeiro que podem vir a ser tão úteis.

4. Atenção à bateria

O frio vai exigir mais de todos os sistemas elétricos do carro e, consequentemente, pesar mais na bateria. Convém, por isso, ter algum cuidado e não deixar o carro muito tempo sem funcionar. Por isso, mesmo que não tenha onde ir, ligue o carro ou todos os dias ou dia sim, dia não e deixe-o a trabalhar pelo menos dez minutos, acelerando até às 2000rpm – isso irá permitir que a bateria se mantenha nas melhores condições.

5. Troque o óleo do motor

Poderá não ter de o fazer já. Mas à medida que as temperaturas descem, o óleo irá tornar-se mais grosso e poderá ser menos eficiente na sua missão de lubrificar o motor e os vários componentes. Se isso acontecer, a probabilidade de o motor aquecer aumenta sob pena de se verificarem problemas com a mecânica – mais cedo do que mais tarde.

Artigo relacionado: Como e quando mudar o óleo do carro

6. Mantenha o depósito cheio

Não é a melhor altura para pensar em abastecer o carro, numa semana em que o preço dos combustíveis voltou a aumentar – e tudo indica que não se fique por aqui. No entanto, um depósito na reserva pode dificultar o arranque nas manhãs mais frias. Por isso, o ideal é manter o nível sempre acima de metade.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como ligar um carro parado há muito tempo

Os veículos são fabricados para funcionarem continuamente, pelo que deixar um carro parado por um período demasiado longo pode afetar o estado da mecânica, das…

Descubra qual a pressão correcta dos pneus

É um dilema com o qual se deparam muitos condutores, principalmente aqueles que menos ligam à mecânica de um automóvel. Mas já aconteceu a todos:…

Tudo o que precisa saber sobre manutenção automóvel

A manutenção automóvel periódica é essencial para cuidar e prolongar a vida útil do seu veículo mantendo em bom estado funcional das peças e da sua segurança. Todos…

Óleo automóvel: mineral ou sintético?

Quer seja sintético ou mineral, o óleo cumpre uma função vital no bom funcionamento do motor de um automóvel, pois lubrifica as peças e arrefece…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional