carros eletricos carregam mais rapidamente

4 min

E os 5 carros elétricos que carregam mais rapidamente são…

Uma viagem num carro elétrico, por maior que seja a sua autonomia anunciada, ainda não se compara ao conforto dos motores térmicos, com bombas de abastecimento a cada 40/50 quilómetros, sendo que basta dois ou três minutos para que o assunto seja despachado.

Num veículo movido a energia elétrica a conversa é completamente diferente: reabastecer está dependente de existência de posto e respetiva velocidade de carregamento, da sua disponibilidade e, por fim, do tempo que demora a voltar a ter carga suficiente para seguir viagem descansado — habitualmente, um nível na ordem dos 80% é o suficiente (até porque, a partir dessa marca, a velocidade de carregamento diminui).

Mas, há cada vez mais soluções que, haja pontos de carregamento rápidos disponíveis, se apresentam não só com uma boa autonomia, como com capacidade de recarregarem tão depressa que mal dá tempo para beber um café. Eis os cinco mais rápidos disponíveis no mercado nacional.

Kia EV6 168 kW (229 CV) 77 kWh RWD

Kia EV 6 Standvirtual

O sucesso do Kia EV6, que conquistou rasgados elogios entre a imprensa especializada, tendo arrebatado vários prémios, incluindo o Carro do Ano Internacional, vai para lá das suas linhas elegantes ou dos seus desempenhos. Na versão com mais autonomia, oferece a possibilidade de percorrer mais de 500 quilómetros sem preocupações. E, quando as há, desaparecem num instante, graças à sua capacidade de recarregamento ultrarrápido: vai de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

Quanto custa um Kia EV6 novo?

Hyundai Ioniq 5

Hyundai Ioniq 5 Standvirtual

Se o EV6 da Kia está nesta lista, o Ioniq 5 da Hyundai não podia faltar. Afinal, os dois carros, do mesmo grupo sul-coreano, partilham muito entre si. Na mesma versão que o primo, potência de 168 kW (228 CV) e bateria de 77 kWh, com tração às rodas traseiras, o Ioniq 5 consegue percorrer cerca de 500 quilómetros de demorar 18 minutos a recuperar 80% da carga.

Procura um Hyundai Ioniq 5 novo?

Mercedes-Benz EQS 580 4MATIC

Mercedes-EQ, EQS 580 4MATICMercedes-EQ, EQS 580 4MATIC

Um sedan de luxo em que nada foi deixado ao acaso. Para atingir a marca dos 100 km/h, basta-lhe 4,3 segundos e consegue voar até aos 210 km/h, apresentando uma autonomia de respeito: 670 quilómetros. A bateria, com capacidade útil de 107,8 kWh, admite carregamentos muito rápidos, a 200 kW, o que se traduz em 300 quilómetros num quarto de hora.

Peça uma proposta e marque um test-drive num Mercedes EQS

Porsche Taycan 4S Plus

Porsche Taycan Cross Turismo nov eletrico

Com bateria de capacidade útil de 83,7 kWh, o Porsche Taycan 4S Plus consegue percorrer em média até 400 quilómetros com uma única carga. Mas o melhor neste desportivo, que acelera de 0 a 100 kn/h em 4 segundos e que atinge os 250 km/h, é o tempo que precisa para estar a postos para seguir viagem: 80% ou 340km em rapidíssimos 21 minutos, quando ligado a um posto de carregamento rápido.

Veja quanto custam as diferentes versões do Porsche Taycan

Tesla Model Y Long Range Dual Motor

Tesla model Y Standvirtual

O Model Y é um SUV compacto da Tesla que, nesta versão com tração integral, graças a dois motores elétricos independentes, tem uma aceleração verdadeiramente vertiginosa: dos zero aos 100 km/h em escassos 3,7 segundos. Já a autonomia é assegurada por uma bateria com capacidade útil de 75 kWh, que consegue percorrer até 533 quilómetros com uma única carga. Quando for preciso recarregar, a bateria admite potências até 150 kW, o que faz com que em 15 minutinhos recupere quase 250 quilómetros de autonomia. E os Tesla têm uma vantagem sobre os demais: a marca conta com uma rede própria de Superchargers, que já soma mais de 35 mil pontos em todo o mundo; em Portugal, há oito: Alcácer do Sal, Alcantarilha, Fátima, Guarda, Loulé, Mealhada, Montemor-o-Novo e Ribeira de Pena.

Interessado num Tesla Model Y novo?

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional