Carros eletricos o melhor da atualidade

5 min

Carros elétricos: será este o melhor da atualidade?

Qual é o melhor automóvel do mundo entre todos as espécies do reino automóvel? A pergunta não tem resposta fácil, mas o epíteto é muitas vezes associado aos Rolls Royce. Afinal, nem todos os fabricantes se podem gabar de ter exemplares com mais de um século de idade ainda em condições de circulação, fator sem dúvida de peso na génese e duração do mito da marca britânica. Já se a pergunta for feita a um condutor que privilegia as prestações desportivas, o mais certo é a escolha de melhor carro do mundo não recair sobre a Rolls Royce.

Com falta de contributos mais sólidos e prolongados do lado da história, num segmento em verdadeira efervescência torna-se ainda mais difícil afirmar, de fonte segura, qual o melhor carro elétrico entre todos os que estão disponíveis no mercado. Tentando ser o mais objetivos possível nesta escolha, o Kia EV6 não pode ser ignorado.

Peça uma proposta ou marque já um test-drive no novo Kia EV6

O automóvel sul-coreano, que conta com tração traseira ou integral, potências de 170 cv, 229 cv e 585 cv e uma autonomia mínima de 400 km, foi eleito Carro do Ano europeu em 2022, o que desde logo constituiu um feito para a indústria sul-coreana, que nunca antes tinha vencido este troféu, que remonta a 1964.

Usando linguagem futebolística, dir-se-ia que o Kia foi o mais regular durante a época. Ou seja, nenhum dos jurados oriundos de 22 países europeus lhe deu a pontuação máxima (10 pontos), mas o EV6 conseguiu ter uma boa votação média. Também nenhum dos jurados lhe deu 0 pontos, por exemplo, o que aconteceu uma vez com o segundo classificado, o Renault Mégane E-Tech Electric, que em contrapartida teve três elementos do júri a atribuírem-lhe 10 pontos.

Veja os preços das novas versões do Mégane E-Tech Electric novo

A vitória do Kia EV6 (279 pontos) é relevante desde logo porque bateu vários modelos elétricos na final: Renault Mégane E-Tech Electric (265), Hyundai Ioniq 5 (261), Skoda Enyaq iV (185), Ford Mustang Mach-E (150) e Cupra Born (144). Mas, consultando a lista inicial de concorrentes a Carro do Ano 2022, então a vitória da Kia ganha mais relevo, já que nessa linha de partida havia vários elétricos de nomes tão sonantes quanto Audi, BMW, Mercedes, Tesla ou Volkswagen, além de marcas menos conhecidas entre nós como Aiways (já disponível em Portugal) ou MG. Neste último caso, trata-se de um nome bem conhecido dos portugueses, mas a atual MG conta com propriedade chinesa e produz, entre outros, modelos elétricos.

Artigo relacionado: Conheça todas as marcas que produzem carros elétricos

O francês Didier Laurent foi o jurado que deu a maior pontuação (9 pontos) ao EV6. Na sua justificação de voto, afirma: “O Kia EV6 é o meu Carro do Ano, pela sua tecnologia, gama e capacidade de carregamento acima dos outros. O design é um pouco difícil de compreender, mas o design desportivo é bem expresso, enquanto a qualidade geral é bastante boa. É um excelente compromisso e um carro que permite considerar viagens longas com tranquilidade, o que é raro para um carro elétrico. Muito bem feito para esse efeito.”

Mas se o Kia EV6 é uma das mais recentes estrelas no firmamento dos automóveis recarregáveis, também não podemos esquecer modelos já com alguns anos de mercado, como é o caso do Tesla Model 3. Apesar de ter sido lançado em 2017, este automóvel norte-americano, também fabricado na China, continua a figurar no primeiro lugar ou em lugares cimeiros das listas de Melhor Carro Elétrico em vários países pelo mundo fora.

Os clientes têm noção das qualidades do mais acessível dos Tesla que, em 2021, foi o elétrico mais vendido do mundo, com 500.713 unidades. Já este ano, o índice J.D. Power mediu a satisfação dos automobilistas utilizadores de elétricos nos EUA (país de origem da Tesla). O Model 3 surge na primeira posição, com 777 pontos em mil possíveis. O estudo dividiu os automóveis elétricos em premium e produtos de massas. Neste último grupo, a vitória coube a outro Kia, o Niro EV, que obteve 744 pontos.

Com autonomias de 491 km, 602 km ou 547 km e potências de 325 cv, 498 cv ou 513 cv, o Model 3 agrada pela autonomia, mas impressiona também pela componente aceleração e velocidade máxima, com a força motriz a ser transmitida às rodas traseiras ou às quatro rodas.

Quanto custa um Tesla novo?

Não deixa de ser demonstrativo verificar a forma como a revista britânica “Top Gear” – que durante muitos anos fez declarações de amor aos motores de combustão interna –, descreve este automóvel de sucesso criado por Elon Musk. “O Model 3 foi a berlina do ano de 2019 para a “Top Gear”, vencendo a velha guarda e mantendo a liderança entre os novos elétricos. Está em produção desde meados de 2017, mas mesmo tendo entrado na meia-idade, nada no mercado conseguiu ainda vencer o Model 3 em todas as frentes. Embora não sendo isento de falhas, é muito simplesmente um dos carros mais interessantes e convincentes do mundo neste momento.”

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional