comprar carro elétrico usado bom ou mau negocio

6 min

Comprar um carro elétrico usado: bom ou mau negócio?

Carros Novos - Comparar carros

Existem várias razões pelas quais deve considerar comprar um carro elétrico usado. Seja porque o preço de compra dos novos modelos é muito alto ou por não querer, simplesmente, ficar preso a uma renda mensal relacionada com o automóvel, existem algumas ótimas razões para optar por um veículo elétrico usado.

Numa altura em que a procura por esta tipologia de veículos aumenta e a oferta vê-se afetada, também, pela demora na entrega dos novos modelos aos compradores devido à escassez no fornecimento dos semicondutores, adquirir um veículo elétrico usado pode revelar-se uma escolha acertada.

É importante ressalvar que não estamos a defender a compra de um carro elétrico usado, a menos que saiba o que está a fazer ou tenha ajuda de uma pessoa experiente. Existem várias razões pelas quais a compra de um carro elétrico usado pode revelar-se uma escolha perfeitamente sensata.

Primeira: pode custar menos do que um modelo novo. Com a procura por esta forma de mobilidade a aumentar e com alguns fabricantes a ter já mais carros encomendados do que aqueles que podem entregar, os preços só tendem a aumentar.

Segunda: Esta tipologia de veículos tende a ser fácil no que diz respeito às baterias e exige muito pouca manutenção. Como tal, os carros elétricos usados tendem a ter taxas de desvalorização mais baixas comparativamente aos modelos equipados com motor de combustão.

Terceira: O mercado para os carros elétricos usado ainda é bastante pequeno. Nesse sentido, pode não ser uma preocupação tão grande quanto os outros veículos usados. Como tal, não são suscetíveis de desvalorizar de forma tão rápida.

Procura um elétrico? Faça uma pesquisa no StandVirtual

Embora tenha, certamente, a sua percentagem de desvantagens, comprar um carro elétrico usado pode ser muito vantajoso. Isto dito, só deve dar este passo se souber o que está a fazer ou se tiver alguém que possa ajudá-lo.

Nesse sentido, há várias coisas que precisa de estar ciente ao comprar um carro elétrico usado. Eis o primeiro: certifique-se de verificar se o veículo está no período de garantia. Em caso afirmativo, quanto tempo resta para ela acabar.

Depois, procure identificar qualquer dano que possa existir na bateria, pois substituí-la pode ser uma operação bastante onerosa. Além disso, verifique se existiu algum recall ao veículo. Caso tenha existido, saiba se ele foi realizado.

Cinco dicas para uma boa compra 

Estado da bateria

Deve inteirar-se das condições da mesma, sendo este o fator mais importante tratando-se de um veículo elétrico. Nos carros elétricos, a bateria é o componente crucial. Na verdade, o seu maior investimento será feito na bateria. Seguramente que não pretende adquirir um modelo cuja bateria não recebe carga ou que a sua percentagem de utilização real é reduzida.

A bateria pode durar alguns anos ou até mesmo uma década. A melhor forma de saber o estado da bateria, é testá-la. Se não puder fazê-lo sozinho, talvez seja necessário contratar um mecânico especializado em veículos elétricos para fazer os testes.

Outra forma de fazê-lo, é obter o histórico de serviço do veículo. Ou melhor ainda, pedir para ver o carro quando a bateria estiver totalmente carregada. Em seguida, veja no computador de bordo o que as informações da bateria dizem sobre a sua saúde.

Autonomia

Tal como os carros novos, os veículos elétricos usados são classificados de acordo com a sua autonomia e podem ser divididos em dois grupos: longo alcance e curto alcance.

Dependendo da utilização pretendida, um veículo elétrico de curto alcance pode ser a opção ideal. Se percorre longas distâncias, um carro elétrico com longo alcance é a melhor solução.

No entanto, se quiser utilizar um carro elétrico apenas para o trajeto casa-escola ou para ir ao hipermercado, um modelo de curto alcance pode fazer o trabalho. Reflita sobre a autonomia que necessita antes de se decidir por um carro elétrico. Lembre-se que à que a autonomia aumenta, o mesmo acontece com o preço.

Mas tal depende, também, das marcas. Existem dicas sobre como otimizar a autonomia dos veículos elétricos, mas é sempre melhor selecionar um que tenha uma autonomia suficiente para a utilização que pretende.

Garantia da bateria

Quase todos os carros elétricos novos oferecem uma garantia para o veículo e outra separada para a bateria. A garantia da bateria cobre 160 mil km ou oito anos após a primeira compra, dependendo do que ocorrer primeiro.

Se pretende adquirir um carro elétrico em segunda mão através de uma venda particular, verifique se a garantia se aplica ao seu caso. Obtenha o número de identificação do veículo com o vendedor e entre em contacto com o atendimento ao cliente do fabricante para ter certeza de que a garantia é transferível.

Carregador elétrico e tempo de carga

O carregador é uma das coisas mais importantes que precisa de verificar. Se o carro tiver carregador, não precisará de comprar um para poder carregar a bateria do carro elétrico em casa.

Artigo recomendado: Posso usar qualquer tipo de carregador no meu carro elétrico?

Com carregador instalado, só precisa de instalar um ponto de carregamento dedicado ao seu veículo. A substituição pode ter um preço justo, especialmente se obtiver fornecedores de serviços públicos que ofereçam descontos para equipamentos de carregamento.

Também é essencial verificar o tempo de carregamento. Alguns carros podem precisar de até 20 horas para carregar totalmente a bateria, mas alguns podem precisar de apenas algumas horas.

Test drive

Não se deixe levar pelo bom aspeto do carro. Coloque as mãos no volante e faça um primeiro test drive ao carro elétrico em segunda mão que pretende adquirir. Enquanto conduz, preste atenção a quaisquer ruídos ou vibrações fora do comum que possam existir.

Verifique o estado de funcionamento do ar condicionado. Se o modelo escolhido ainda estiver no mercado, convém testar um novo. Desta forma, ficará a conhecer a sensação de conduzir o carro elétrico em segunda mão que pensa comprar.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Volta a Portugal em Elétrico powered by EDP – Episódio 1: As melhores estradas

Conteúdo patrocinado por EDP Portugal é um país de 1001 encantos. Desde as suas praias, às suas paisagens, passando pela sua gastronomia e, claro, pelas…

João Gonçalves: o homem que faz mais de 50 000km por ano num EV – O meu 1º elétrico

Conteúdo Patrocinado por EDP João Gonçalves é um "papa-quilómetros" num carro elétrico. Optometrista de profissão, percorre anualmente mais de 50.000 quilómetros fazendo ligações frequentes entre…

Carregar carros elétricos: o que é uma Wallbox?

A necessidade de carregar carros elétricos e a multiplicação de veículos eletrificados no mercado automóvel veio introduzir um sem número de palavras estrangeiras, sobretudo de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça um Proposta!
This is default text for notification bar