Conheca o novo Toyota bZ4X 100 eletrico

4 min

Conheça o novo Toyota bZ4X: o primeiro 100% elétrico da marca japonesa

Chama-se bZ4X e é o primeiro Toyota 100% elétrico feito de raiz: a sigla bZ significa “beyond Zero” (para lá de zero), e passa a identificar todos os novos elétricos da marca japonesa; o 4 refere-se ao segmento em que se insere este modelo e o X (de cross) por ser um SUV, concorrente de modelos como o Ford Mustang Mach-E, o Tesla Model Y ou o VW ID.4.

O modelo estreia a plataforma e-TNGA, a base que o grupo Toyota desenvolveu para veículos exclusivamente elétricos alimentados por bateria e partilhada com o Lexus RZ, apresentando-se em duas configurações distintas, com apenas um motor (para as rodas dianteiras) ou dois motores elétricos (um por eixo, para quatro rodas motrizes).

A bateria de iões de lítio, de 71,4 kWh úteis, está instalada sob o habitáculo e integrada na estrutura, sem roubar espaço ao interior, com cinco lugares.

Com 4,69 metros de comprimento, o bZ4X tem quase o tamanho de um Toyota RAV4, mas o SUV 100% elétrico tem menos 85 mm em altura e mais 16 cm entre eixos, permitindo adivinhar uma habitabilidade generosa e uma bagageira com 452 litros de volumetria útil, menos 70 litros do que na versão PHEV do RAV4.

Toyota bZ4X 100 eletrico interior

Veja quanto custa o novo Toyota bZ4X e peça uma proposta

Ainda no interior do novo SUV, destaque para as linhas modernas do painel de bordo com a presença de dois monitores digitais, um para a instrumentação com 7 polegadas e outro, tátil, com até 12,3 polegadas, que reúne todas as funções de informação e multimédia. Neste último, um novo sistema operativo, cartografia do navegador na “nuvem”, comandos de voz melhorados e atualizações remotas (over the air).

Volante como nos F1

Toyota bZ4X volante formula 1

Em opção, na lista de equipamentos do primeiro elétrico da Toyota está disponível o One Motion Grip, tecnologia steer-by-wire (direção sem ligações mecânicas entre o volante e as rodas dianteiras) e comando ao estilo manche de avião, semelhante aos que encontramos nos monolugares da F1.

O benefício está na desmultiplicação da direção, que é normal junto ao ponto intermédio do curso giratório do volante, e torna-se bem mais direta no restante do mesmo, proporcionando um ângulo de viragem de tão-só 150 graus, o que significa menos de um quarto de volta para cada lado.

Bateria para 1 milhão de quilómetros

Toyota bZ4X carregamento eletrico

A bateria do bZ4X é refrigerada a líquido, tem capacidade de 71,4 kWh e admite carregamentos rápidos de 150 kW (30 minutos bastam para carregar dos 0 aos 80%), sendo que a Toyota garante que sua degradação é inferior a 10% no fim dos primeiros 10 anos ou 160.000 km e inferior a 30% depois de um milhão de quilómetros percorridos no mesmo período.

Versões do Toyota bZ4X

Toyota bZ4X 100 elétrico frente

Em Portugal, a comercialização do bZ4X arranca com a versão de tração dianteira, com o motor elétrico de 204 cv e 265 Nm a permitir anunciar 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e até 450 km entre recargas. A velocidade máxima, para proteção da autonomia, está limitada a 160 km/h.

Os preços “chave na mão” (inclui todos os valores inerentes a legalização e transporte) começam nos cerca de 51.000€ para a versão Exclusive, que inclui elementos como jantes em liga leve de 18 polegadas, abertura elétrica da porta da bagageira, sistema multimédia em ecrã de 8 polegadas, cruise control adaptativo, climatização automática bizona, sistema pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de faixa de rodagem ou câmara traseira de ajuda ao estacionamento.

Veja todos os carros elétricos novos do mercado

A versão Premium, acrescenta spoiler traseiro, vidros escurecidos, bancos parcialmente revestidos a pele, aquecidos e com ajustes elétricos para o condutor; sistema multimédia com ecrã de 12,3 polegadas, carregador sem fios para telemóvel e sensores de estacionamento à frente e atrás.

No topo da gama, está a versão Lounge, que oferece de série as jantes em liga leve de 20 polegadas, pintura a dois tons, bancos em pele com ajustes elétricos e memórias, sistema de som JBL, aquecimento dos bancos à frente e atrás e sensor de movimento para o sistema elétrico de acionamento da porta da bagageira.

FICHA TÉCNICA

Motorização: Elétrico, 204 cv, 265 Nm

Tração: Dianteira

Bateria: 71,4 kWh

Ac. 0-100km/h: 7,5 s

Veloc. Máx.: 160 km/h

Cons. Médio: 16,7 kWh/100 km

Autonomia. 450 km

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Quanto gasta um carro de Fórmula 1?

Com os preços dos combustíveis a atingirem máximos históricos a cada dia que passa, existem cada vez mais condutores a procurar soluções mais económicas para…

Sistema de quatro rodas direcionais: como funciona

É importante não confundir quatro rodas motrizes com quatro rodas direcionais: são coisas diferentes com efeitos bem distintos. Ainda assim, dispor de um carro com…

Tudo sobre o Mazda CX-60

O novo Mazda CX-60 apresenta-se como o primeiro modelo com tecnologia híbrida plug-in da Mazda destinado ao segmento SUV do mercado europeu. Modelo de maior…

Conheça os modelos mais pesquisados no Standvirtual em 2020

O ano de 2020 foi dos mais atípicos do passado recente, marcado por uma pandemia que obrigou a paralisar fábricas, interrompendo a produção, a fechar…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional