Conheca o novo Toyota bZ4X 100 eletrico

4 min

Conheça o novo Toyota bZ4X: o primeiro 100% elétrico da marca japonesa

Chama-se bZ4X e é o primeiro Toyota 100% elétrico feito de raiz: a sigla bZ significa “beyond Zero” (para lá de zero), e passa a identificar todos os novos elétricos da marca japonesa; o 4 refere-se ao segmento em que se insere este modelo e o X (de cross) por ser um SUV, concorrente de modelos como o Ford Mustang Mach-E, o Tesla Model Y ou o VW ID.4.

O modelo estreia a plataforma e-TNGA, a base que o grupo Toyota desenvolveu para veículos exclusivamente elétricos alimentados por bateria e partilhada com o Lexus RZ, apresentando-se em duas configurações distintas, com apenas um motor (para as rodas dianteiras) ou dois motores elétricos (um por eixo, para quatro rodas motrizes).

A bateria de iões de lítio, de 71,4 kWh úteis, está instalada sob o habitáculo e integrada na estrutura, sem roubar espaço ao interior, com cinco lugares.

Com 4,69 metros de comprimento, o bZ4X tem quase o tamanho de um Toyota RAV4, mas o SUV 100% elétrico tem menos 85 mm em altura e mais 16 cm entre eixos, permitindo adivinhar uma habitabilidade generosa e uma bagageira com 452 litros de volumetria útil, menos 70 litros do que na versão PHEV do RAV4.

Toyota bZ4X 100 eletrico interior

Veja quanto custa o novo Toyota bZ4X e peça uma proposta

Ainda no interior do novo SUV, destaque para as linhas modernas do painel de bordo com a presença de dois monitores digitais, um para a instrumentação com 7 polegadas e outro, tátil, com até 12,3 polegadas, que reúne todas as funções de informação e multimédia. Neste último, um novo sistema operativo, cartografia do navegador na “nuvem”, comandos de voz melhorados e atualizações remotas (over the air).

Volante como nos F1

Toyota bZ4X volante formula 1

Em opção, na lista de equipamentos do primeiro elétrico da Toyota está disponível o One Motion Grip, tecnologia steer-by-wire (direção sem ligações mecânicas entre o volante e as rodas dianteiras) e comando ao estilo manche de avião, semelhante aos que encontramos nos monolugares da F1.

O benefício está na desmultiplicação da direção, que é normal junto ao ponto intermédio do curso giratório do volante, e torna-se bem mais direta no restante do mesmo, proporcionando um ângulo de viragem de tão-só 150 graus, o que significa menos de um quarto de volta para cada lado.

Bateria para 1 milhão de quilómetros

Toyota bZ4X carregamento eletrico

A bateria do bZ4X é refrigerada a líquido, tem capacidade de 71,4 kWh e admite carregamentos rápidos de 150 kW (30 minutos bastam para carregar dos 0 aos 80%), sendo que a Toyota garante que sua degradação é inferior a 10% no fim dos primeiros 10 anos ou 160.000 km e inferior a 30% depois de um milhão de quilómetros percorridos no mesmo período.

Versões do Toyota bZ4X

Toyota bZ4X 100 elétrico frente

Em Portugal, a comercialização do bZ4X arranca com a versão de tração dianteira, com o motor elétrico de 204 cv e 265 Nm a permitir anunciar 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e até 450 km entre recargas. A velocidade máxima, para proteção da autonomia, está limitada a 160 km/h.

Os preços “chave na mão” (inclui todos os valores inerentes a legalização e transporte) começam nos cerca de 51.000€ para a versão Exclusive, que inclui elementos como jantes em liga leve de 18 polegadas, abertura elétrica da porta da bagageira, sistema multimédia em ecrã de 8 polegadas, cruise control adaptativo, climatização automática bizona, sistema pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de faixa de rodagem ou câmara traseira de ajuda ao estacionamento.

Veja todos os carros elétricos novos do mercado

A versão Premium, acrescenta spoiler traseiro, vidros escurecidos, bancos parcialmente revestidos a pele, aquecidos e com ajustes elétricos para o condutor; sistema multimédia com ecrã de 12,3 polegadas, carregador sem fios para telemóvel e sensores de estacionamento à frente e atrás.

No topo da gama, está a versão Lounge, que oferece de série as jantes em liga leve de 20 polegadas, pintura a dois tons, bancos em pele com ajustes elétricos e memórias, sistema de som JBL, aquecimento dos bancos à frente e atrás e sensor de movimento para o sistema elétrico de acionamento da porta da bagageira.

FICHA TÉCNICA

Motorização: Elétrico, 204 cv, 265 Nm

Tração: Dianteira

Bateria: 71,4 kWh

Ac. 0-100km/h: 7,5 s

Veloc. Máx.: 160 km/h

Cons. Médio: 16,7 kWh/100 km

Autonomia. 450 km

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional