Peugeot 205 T16 Group B rally car

6 min

Carros míticos de Rali: o Peugeot 205 T16

Na década de 80, quando os carros do Grupo B do Mundial de Ralis levavam milhões para as bermas das estradas, o Peugeot 205 T16 foi sem dúvida o grande precursor do sucesso desportivo da marca francesa.

A história do 205 T16 começa em 1981, quando Jean Boillot, presidente da Peugeot, deu luz verde para a criação de um carro de ralis que conseguisse reinventar a marca desportiva do leão faminto de sucessos na competição.

Jean Todt foi nomeado diretor para o projeto que tinha apenas duas premissas básicas: quatro rodas motrizes, fórmula que tão bons resultados garantia à Audi, e uma estética muito inspirada no futuro best-seller da marca, o Peugeot 205, então ainda em fase de desenvolvimento.

Também aqui, a estratégia da Peugeot foi simplesmente única. A ligação entre o carro de ralis e o de série acabaria por ser perfeita, sobretudo na imagem. Já sob a carroçaria, não havia nada em comum entre os dois…

Na conceção do T16, os engenheiros franceses combinaram as melhores caraterísticas das grandes referências da época, condensadas num único veículo – tal como no Renault 5 Turbo, a estética do utilitário original foi respeitada ao máximo, mas deslocando o bloco para uma posição central, o que obrigou a esticar a distância entre eixos em 120 mm; a carroçaria com uma grande tampa traseira que movia até parte do teto para facilitar o acesso ao motor era idêntica à solução usada no Lancia 037; e a tração integral, claro, como no imparável Audi Quattro.

Artigo relacionado: Carros míticos de rali: Lancia 037

O motor escolhido foi o compacto e leve quatro cilindros em linha de 1775 cc derivado da nova família XU, com um turbocompressor KKK e 16 válvulas – Turbo16 ou T16. Já a caixa de velocidades com 5 relações derivava diretamente daquela que era usada no Citroën SM.

As 200 unidades de estrada do 205 T16 estavam prontas para passar o teste de homologação da FIA (então FISA) como carro para o Grupo B em abril de 1984, apenas um mês após a apresentação do Peugeot 205 GTi. Essas unidades de série tinham 200 cv, montavam a instrumentação do Alpine A-310 e estavam disponíveis apenas em cinza antracite. A versão de competição EVO tinha 350 cv graças ao aumento da pressão do turbo para 1,4 bar e da taxa de compressão de 6,5:1 para 7,1:1.

Peso-pluma estreia na Córsega

Também era 300 kg mais leve do que o modelo de estrada, pelo recurso a materiais leves, como o kevlar usado nos painéis da carroceria, reduzindo o peso do conjunto até aos 940 kg.

A estreia do T16 acontece em maio de 1984 no Rali da Córsega, com Ari Vatanen e Jean Pierre Nicolas ao volante das duas unidades oficiais. Mas a primeira vitória só chegaria em agosto, com o finlandês a impor-se na sua terra natal, no Rali dos 1000 Lagos. Nesse ano, mais duas vitórias para a Peugeot (em San Remo e o RAC Lombard), mas a verdade é que o 205 T16 ainda não acompanhava o ritmo frenético do Audi Quattro.

Artigo relacionado: Clássicos de Rali: a história do Audi quattro

Na temporada de 1985, a Peugeot Talbot Sport apresenta-se reforçada, com Bruno Saby (para asfalto) e Timo Salonen, e um novo carro. Também na Córsega acontece a estreia do EVO 2, evolução do T16, com as suas caraterísticas asas e as saias de dimensões exageradas, menos peso e mais potência. A marca francesa abandona o turbo KKK, substituindo-o por um Garret com uma pressão variável entre 2,6 e 3,0 bar, fornecendo até 550 cv!

Com estas modificações o 205 T16 Evo 2 ficou tão rápido quanto o Audi Quattro, sendo mais versátil. Com Ari Vatanen e Timo Salonen, a Peugeot venceu sete das 12 etapas do mundial, além de um segundo lugar no Rali de Sanremo e da Córsega. Salonen conquistou o título de pilotos e a Peugeot sagrou-se campeã de construtores.

O ano de 1986 foi agridoce para o Peugeot 205 T16 Evo 2, que enfrentava agora a oposição dos Lancia Delta S4 e dos Toyota com o Celica TCT. O francês venceu seis das 13 etapas, o suficiente para revalidar o título mundial. Juha Kankkunen, contratação de última hora para substituir Vatanen, a recuperar do aparatoso acidente na Argentina, vence o campeonato de pilotos.

Nesse mesmo ano seguinte, acabavam os Grupo B no Mundial de Ralis. Além de muito potentes e leves, os Grupo B eram também difíceis de conduzir. Na sequência de alguns trágicos acidentes, a FIA alterou os regulamentos. A decisão colocaria o Peugeot 205 T16 como o modelo mais bem-sucedido na sua curta carreira: 16 vitórias em 26 corridas, dois títulos de construtores e dois títulos pilotos em três temporadas.

De Dakar a Pikes Peak

Peugeot 205 T16 Grand Raid

Após a extinção do Grupo B em 1987, o Peugeot 205 T16 foi adaptado para uma nova vida nas areias do deserto. O objetivo principal da marca do leão era agora vencer o lendário Paris-Dakar e o Peugeot 205 T16 Grand Raid – uma versão com distância entre eixos alongada em 340 mm e equipada com uma variante de 380 cv do mesmo motor – esteve mais do que à altura do desafio. O furioso gaulês venceu a prova rainha do todo-o-terreno em 1987, pilotado por Vatanen, e em 1988, com Kankkunen.

Com Vatanen ainda pudemos ver o T16 em Pike’s Peak (1987), numa versão preparada especificamente para a histórica rampa americana, com um motor de 700 cv que acabaria por falhar com problemas no turbo. Ainda assim, o Peugeot chega ao segundo lugar do pódio, a apenas 7 segundos do Audi Sport Quattro S1 de Walter Rörhl.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional