Lancia Delta Integrale

3 min

Lancia Delta Integrale: o mítico campeão dos Ralis nas mãos de Armindo Araújo

Ensaiar o Lancia Delta Integrale é um acontecimento. Pela sua importância histórica, pela sua singularidade, mas sobretudo, por ser um carro tão analógico, e por isso, tão diferente daquilo que conduzimos todos os dias. E é por isso mesmo que um ensaio a um carro seis vezes campeão do mundo só faria sentido se fosse feito pelas mãos de outro hexacampeão de ralis.

Lancia Delta Integrale: A geração de ouro dos hot hatch

Um pedaço da história automóvel. 

Esta será talvez a frase que melhor caracterize os Lancia Delta “apimentados”. Mas é injusto colocar na mesma página de história o Delta HF Turbo, o Integrale 16V e o Integrale Evo II, que foi lançado em 1993 para comemorar os 6 títulos de campeão mundial de ralis.

Esta versão que tivemos o feliz acaso de ensaiar, o primeiro Integrale, distingue-se dos demais Delta apimentados pela presença de cavas de rodas bem pronunciadas, um capot bastante mais alto do que os seus homólogos anteriores para poder acomodar o motor mais possante e a barra estabilizadora, a presença de 4 óticas frontais igualmente redondas como nos modelos anteriores, mas desta feita todas com as mesmas dimensões, e o mítico spoiler traseiro ajustável manualmente, que apenas encontramos nesta versão.

No interior, somos presenteados por bancos Recaro revestidos a alcântara, desportivos mas confortáveis como uma poltrona de sofá, pedais enviesados bem à moda italiana e mostradores analógicos, bem legíveis, que gritam “anos 90”. 

Ajudas à condução, como é lógico, não existem. Em comparação com os modelos de hoje em dia, este é um automóvel muito mais mecânico, onde ainda nos sentimos totalmente em sintonia com a máquina, onde as nossas mãos, as nossas ancas e os nossos pés sabem exatamente o que cada uma das 4 rodas do carro estão a fazer em cada segundo.

Um carro onde a alma e a potência chegam bem lá em cima, além das 3500rpm, e onde os cerca de 1300kg de peso são catapultados para velocidades proibitivas num piscas de olhos. Para poder conduzir o Delta Integrale no limite, como este merece ser conduzido, é preciso saber como se controla um carro no limite.

E é precisamente por isso que convidamos Armindo Araújo, um piloto que, tal como o Lancia Delta Integrale, sabe bem o que é ser por seis vezes campeão de ralis, e ele, melhor que ninguém, nos soube explicar quão especial é conduzir este pedaço de história automóvel.

 

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional