Carros hibridos plug-in com autonomia superior a 50 km

4 min

Carros híbridos plug-in com autonomia superior a 50 km

A autonomia de 50 quilómetros em modo exclusivamente elétrico passou a ser exigida para se poder beneficiar de um carro híbrido plug-in com uma taxa reduzida de Tributação Autónoma, em 2021. Também o desconto sobre o ISV de 25% em híbridos plug-in só passou a ser possível em modelos capazes de percorrer aquela distância recorrendo apenas à eletricidade e que tivessem como homologadas emissões de CO2 inferiores a 50 g/km.

Isso foi o contemplado no Orçamento do Estado em 2021. Agora, com um novo Governo eleito com uma maioria absoluta é de esperar que uma das primeiras medidas passe pela submissão do Orçamento para 2022, chumbado em Novembro e que deu origem a eleições antecipadas. E, com uma posição reforçada na Assembleia da República, é mais do que certo que o Orçamento do Estado chumbado passe, agora, à primeira.

No documento, prevê-se a continuidade dos incentivos à aquisição de um carro elétrico, financiado pelo Fundo Ambiental e “extensível a motociclos de duas rodas e velocípedes, (…) e a ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia” e também a bicicletas de carga.

Quanto aos carros híbridos plug-in é de esperar que as regras se mantenham. Se for o caso, deixamos-lhe com 3 modelos a gasolina mas com bateria de ligar à corrente que conseguem que um condutor europeu médio circule, no dia a dia, com um saldo de emissões zero.

3 PHEV com autonomia para 50 km

Renault Mégane Sport Tourer E-Tech Híbrido Plug-In

Renault Mégane Sport Tourer E-Tech Híbrido Plug-In

Na avalanche de SUV que ocorreu nos últimos anos, algumas marcas mantêm carrinhas nos seus catálogos – e ainda bem, já que a funcionalidade deste tipo de carroçaria consegue, em certos casos, ser mais funcional do que a de um sport utility vehicle. No caso da Sport Tourer do Megane isso é notório. Mas também é evidente a preocupação da marca francesa em dotar o seu compacto de uma mecânica apetecível para as empresas.

A um motor de nova geração de 1.6 litros a gasolina juntou dois motores elétricos, montados em ambos os eixos, de 67 e 34 cv, apresentando uma potência combinada de 160 cv, capaz de acelerar em 9,4 segundos de 0 a 100 km/h. A bateria com capacidade útil de 7,5 kWh admite circular em modo 100% elétrico por 51km, o suficiente para entrar nos benefícios fiscais para empresas.

A versão mais acessível inclui barras de tejadilho, regulador de velocidade, sensores de chuva e de luz, AC automático ou compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.

Quanto custa um Renault Mégane Sport Tourer híbrido novo?

Peugeot 308 Híbrido Plug-in

PEUGEOT 308 hibrido plug-in

Com uma nova geração praticamente acabadinha de estrear, o novo 308 chega com duas opções híbridas de ligar à corrente, com capacidade para percorrer 60 km sem emissões, tornando-o apetecível para quem possa recorrer aos benefícios fiscais existentes. Uma, com o 1.6 PureTech de 150 cv associado a um motor elétrico de 81 kW para uma potência combinada de 180 cv e outra de 225 cv, que associa o mesmo motor a gasolina mas com 180 cv a um motor elétrico também de 81 kW.

No geral, é um carro que prima pelo conforto sem se tornar demasiado “mole” na estrada, capaz de agradar uma família de até quatro pessoas, apesar de apresentar cinco lugares.

Conheça os novos modelos híbridos da Peugeot

Mitsubishi Eclipse Cross PHEV

2021 Mitsubishi Eclipse Cross

Um SUV do segmento C equipado com uma tecnologia plug-in capaz de uma autonomia em modo elétrico de 55 quilómetros que lhe permite beneficiar da fiscalidade verde. E a Mitsubishi, refira-se, foi uma das pioneiras na aposta neste tipo de mecânicas, com o lançamento do Outlander PHEV há uma década. Mas a proposta atual é bem distinta: assenta numa arquitetura de um elétrico, à qual junta um motor a combustão (no Outlander, a filosofia era oposta).

Resultado: há dois motores elétricos (de 82 cv à frente; de 95 cv atrás), um gerador de 72 kW, uma bateria de iões de lítio de 13,8 kWh e um motor a gasolina de 2,4 litros, de ciclo Atkinson, a debitar 98 cv. Ou seja, o rolar do carro é assegurado pelo sistema elétrico, enquanto o motor térmico é reservado para situações de condução mais exigentes ou, claro, para quando se esgota a bateria.

O consumo médio é de 2,0 l/100km e as emissões de CO2 ficam-se pelos 46 g/km.

Peça já uma proposta ou marque um test drive

Leia também:

0 min

Carros hibridos plug-in com autonomia superior a 50 km

Carros hibridos plug-in com autonomia superior a 50 km

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional