Milano

3 min

Alfa Romeo Milano afinal será… Junior, e a “culpa” é do governo

Naquela que foi uma das semanas mais importantes para o futuro da Alfa Romeo, o Governo de Itália declarou que a utilização do nome “Milano” – escolhido pela Marca para o seu novo modelo desportivo compacto, recentemente revelado – é proibida por lei.

Em Itália existe uma lei que obriga que todos os produtos com forte identificação italiana têm de ser produzidos em solo italiano, e o primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo será produzido na fábrica polaca de Tychy.

O nome “Milano” foi escolhido para prestar homenagem à cidade onde a história da Alfa Romeo começou, em 1910. Apesar de a Alfa Romeo acreditar que o nome cumpria todos os requisitos legais e que existem questões muito mais importantes do que o nome de um novo automóvel, a Alfa Romeo decidiu alterá-lo de “Milano” para “Alfa Romeo Junior” no espírito de promover a
compreensão mútua entre o governo e o construtor.

Conhece todos os pormenores do Alfa Romeo Milano

Segundo Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, “decidimos alterar o nome, apesar de sabermos que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar a emoção positiva que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia. A atenção que recebemos nos últimos dias para o nosso novo modelo compacto desportivo é bastante entusiasmante, uma vez que tivemos um número sem precedentes de visitas ao configurador online, o que fez com que o website ficasse bloqueado durante algumas horas.”

As encomendas do Alfa Romeo Junior abrem no próximo dia 12 de maio para a versão 100% “Elettrica”, sendo que uma versão “Ibrida” ficará disponível durante o mês de Junho. 

Origem do nome “Alfa Romeo Junior”

Após o sucesso do Giulia e da sua versão coupé Giulia Sprint GT, concebida por Giugiaro para a Bertone, a Alfa Romeo passou a ter como objetivo atrair um público mais jovem e mais recente, ávido de um automóvel brilhante e exclusivo, sem custos excessivos de aquisição e de operação.

A 26 de setembro de 1966, o GT 1300 Junior foi apresentado em Balocco e, apesar da ausência do nome “Giulia”, tornou-se o líder de uma nova geração Alfa Romeo. De facto, as versões semelhantes da gama Spider seriam também identificadas com a referência Junior.

A principal variante mecânica é a adoção do motor de 1290 cc e dupla árvore de cames à cabeça, que – graças à fonte de alimentação única e à nova regulação das válvulas – debita 89 cv para uma velocidade máxima superior a 170 km/h, apenas ligeiramente inferior à do 1600, bem como o facto de poder proporcionar prestações e prazer de condução mais elevados. A carroçaria também foi atualizada com um acabamento dedicado e mais jovem.

Com vendas superiores a 92.000 unidades, o GT 1300 Junior tornou-se, rapidamente, no modelo mais vendido da gama e um verdadeiro símbolo de status da sua época.

Conhece os preços de todos os Alfa Romeo novos em Portugal 

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional