Alfa Romeo Tributo Italiano

Redação

28/02/2024

4 min

Tributo Italiano: a nova versão de equipamento da Alfa Romeo

Num ano em que a Alfa Romeo parece começar com o pé direito, tendo visto as vendas crescer 30% no mercado automóvel nacional em janeiro, face ao período homólogo, a primeira grande novidade do emblema é uma nova série especial, transversal a toda a gama.

Tributo Italiano já está disponível nos modelos Giulia, Stelvio e Tonale, com pintura bitom (uma das três cores da bandeira italiana – Rosso Alfa, Verde Montreal ou Bianco Alfa – conjugada com o tejadilho preto), elementos exteriores adicionais na cor da carroçaria, a bandeira italiana exibida nas capas dos espelhos retrovisores e uma panóplia de personalizações interiores, com as quais a Alfa Romeo pretende afirmar-se no subsegmento dos “premium”.

Desportivo e elegante

 

Alfa Romeo Tributo Italiano gama

Visualmente, a série distingue-se logo pela grelha dianteira em “V” (em preto, no Giulia e no Stelvio;, em Dark Miron, no Tonale), pelas grandes jantes de liga leve (21″ no Stelvio, 20″ no Tonale e de 19″ no Giulia), combinadas com pinças de travão Brembo.

Quanto custa um Alfa Romeo novo?

Mas não só de desportividade vive um alfista, por isso, com o Tributo Italiano, houve ainda a preocupação de acrescentar alguns toques de elegância.

Alfa Romeo Stelvio Tributo Italiano encosto cabeça

No Tonale, por exemplo, estreiam-se elementos exteriores e interiores pintados na cor da carroçaria, que podem ser vistos em toda a gama. Mas a imagem do C-SUV é ainda acentuada pelas soleiras e pelos frisos laterais/dianteiros em Dark Miron com acabamento mate, pelos faróis Full-LED Matrix adaptativos e pelas ponteiras de escape duplas e cromadas na versão Q4 Plug-In Hybrid.

Alfa Romeo Stelvio Tributo Italiano retrovisor

No interior, qualquer um dos três modelos passa a contar com novos bancos desportivos em pele preta, com perfurações a vermelho (a cor repete-se nos pespontos das costuras do tablier e nos painéis das portas) e apoios de cabeça dianteiros bordados com o logótipo da série especial. No caso específico do Tonale Tributo Italiano, há um novo painel de instrumentos com “design carbono” com o logótipo da Alfa Romeo, iluminação ambiente e soleiras em alumínio.

Equipado para conforto e emoção

Alfa Romeo Stelvio Tributo Italiano

O pacote de equipamento é vasto e muito completo, com ar condicionado bizona, volante aquecido com patilhas de alumínio integradas na coluna de direção, sistema de infotainment, bancos dianteiros ventilados e aquecidos e um sistema de som premium dotado de 14 altifalantes da Harman Kardon, incluindo um “subwoofer”. O Stelvio e o Tonale estão ainda equipados de série com uma porta traseira elétrica de abertura mãos-livres.

Mas as mais-valias não se ficam pelo equipamento. A apoiar a dinâmica de condução, a versão Tributo Italiano inclui a suspensão ativa Dual-Stage Valve, com amortecimento controlado eletronicamente, o que permite uma experiência envolvente, assegura o emblema.

Já no capítulo da segurança, o Giulia, o Stelvio e o Tonale apresentam-se neste nível de equipamento com funcionalidades topo de gama, nomeadamente assistentes que permitem a condução autónoma de nível 2; uma câmara de alta resolução que oferece uma visão de 360° semelhante à de um drone em redor de todo o automóvel; ou deteção de veículos no ângulo morto e de tráfego cruzado na retaguarda.

Mecânicas mantêm-se

Alfa Romeo Tonale Tributo Italiano pormenor interior

Em termos de motorizações, o Giulia Tributo Italiano e o Stelvio Tributo Italiano estão equipados com o motor a gasolina 2.0 Turbo de 280 cv ou com o motor Diesel 2.2 Turbo de 210 cv, ambos com transmissão automática de 8 velocidades e tração integral Q4. Também está disponível o motor Diesel 2.2 Turbo de 160 cv com tração traseira.

Já para o Tonale Tributo Italiano estão disponíveis o motor híbrido 1.5 de 160 cv (gasolina/elétrico) com transmissão automática TCT de 7 velocidades e o inovador Q4 Plug-In Hybrid de 280 cv, com mais de 80 km de autonomia em modo totalmente elétrico.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional