7 problemas que podem surgir no seu carro

5 min

7 problemas que podem surgir no seu carro

Os carros, como as pessoas, necessitam de cuidados e assistência para se manterem de boa saúde e terem uma vida mais longa. Algumas situações que tendemos a descurar podem ser facilmente evitadas, através de uma prevenção adequada.

Com atenção, pouco esforço e despendendo alguns minutos a tratar das nossas viaturas, podemos poupar dinheiro, trabalho, tempo e chatices. O comodismo e a desculpa de falta de tempo podem levar a descurar simples tarefas de manutenção e adiar a resolução de situações, que, se tratadas imediatamente, poderão ser de fácil resolução e não evoluírem para problemas mais graves.

7 problemas que podem surgir no seu carro

  1. Manutenção e troca dos pneus

O desenho do piso dos pneus não deve ter menos de 1,6mm de profundidade, o desgaste deve ser uniforme e não devem existir gretas ou ressaltos (“batatas”) na carcaça dos pneumáticos. A cada 10.000 quilómetros, deve-se trocar os pneus da frente para trás, equilibrá-los e alinhar a direção, para que os pneus se gastem por igual. É ainda aconselhável mudar os pneus quando a profundidade do desenho do piso atingir os 3mm, porque a partir daí a perda de qualidades é assinalável (pneus novos têm 8/9mm).

Artigo relacionado: Como escolher os pneus ideais para o seu carro

A pressão dos pneus deve ser verificada com regularidade (pelo menos, uma vez por mês) e antes de viagens longas, para repor os valores indicados no manual de instruções. Pneus semivazios implicam maior desgaste, consumos superiores, perigo de rebentamento e problemas na condução, com risco de acidentes. Com pressão acima do recomendado, há maior desgaste na zona central do pneu, perigo de rebentamento e perda de dirigibilidade.

É importante inspecionar com frequência o estado dos pneus (por exemplo, quando os enche), para verificar se o desgaste do piso é uniforme e não existem ressaltos ou gretas na carcaça.

  1. Problemas com velas de ignição

As velas de ignição são essenciais para o funcionamento do motor. Se não estiverem em bom estado (sujas, velhas, etc.), pode ocorrer um aumento anormal do ruído, dificuldade em pôr o carro a trabalhar e/ou desempenho irregular do motor. Se as velas não forem limpas ou substituídas por novas, podem originar outros problemas no motor.

  1. Bateria fraca

As baterias costumam dar sinais de fim de vida útil, como diminuição da intensidade das luzes ou dificuldade em arrancar. Também pode acontecer que a bateria se descarregue quando, por exemplo, ao estacionar as luzes ficarem acesas. Nesse caso, é fácil repor a carga. Pior é se há um curto-circuito no sistema elétrico do veículo, polos da bateria oxidados ou avaria no alternador. Esses casos requerem a reparação da avaria ou limpeza dos terminais da bateria. Alguns modelos de bateria não dão qualquer sinal prévio: um dia, estão bem; no dia seguinte, estão mortas. Nesse caso, a única solução é substituir por uma nova.

  1. Funcionamento irregular do motor

Além das velas de ignição em mau estado, problemas no sistema de alimentação de combustível (bomba, filtros, injetores, etc.), para além de outros componentes, podem levar ao funcionamento irregular do motor. Para evitar males maiores, deve-se levar de imediato o carro à oficina.

Procure as peças que precisa para o seu carro no Standvirtual

  1. Consumo excessivo

Um consumo anormal de combustível é algo que requer atenção. As causas podem ser várias, como pneus pouco cheios, velas de ignição com defeito, fuga na tampa do depósito de combustível, etc. A solução é levar o veículo ao mecânico para que este possa detetar a avaria.

  1. Ruído na travagem

Se notar perda de resposta ou aumento de ruído na travagem, isso é sinal de que os travões estão sujos ou desgastados. Sendo o bom desempenho dos travões essencial para a segurança na condução, deve limpá-los se estão sujos ou dirigir-se sem demora a uma oficina para substituir discos, pastilhas, etc., de modo a que os travões voltem a funcionar eficazmente.

  1. Vibrações e/ou folga no volante

Se, ao conduzir, o volante começa a vibrar (normalmente quando se atinge certa velocidade), na maior parte das vezes isso significa que os pneus estão desequilibrados e a direção desalinhada (verifique se, ao largar as mãos do volante, a viatura se desvia). Causas menos comuns são suspensões gastas ou problemas nos rotores dos travões. Seja qual for a origem da situação, ela requer a atenção de um profissional. Trate do problema sem demoras, porque, além do desconforto e do desgaste irregular dos pneus, ele afeta o desempenho e segurança na condução. O mesmo é válido para uma folga no volante.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional