Dicas para conduzir a? chuva ou com inundac?o?es

5 min

Dicas para conduzir à chuva ou com inundações

Os especialistas em pneus têm dedicado alguns milhões no investimento de distintos rodados para piso seco e molhado – talvez bastasse ter conhecimento deste facto para concluirmos que não é a mesma coisa conduzir à chuva ou com sol. No entanto, assim que se inicia a chuva, os sinistros parecem duplicar, quer sejam pequenos toques, com apenas chapa a lamentar, ou acidentes aparatosos, com vítimas a lamentar.

Primeiro, é preciso saber que o que acontece nas primeiras chuvas é o chamado efeito manteiga. Ou seja, os carros parecem escorregar no alcatrão. Isto acontece porque os resíduos de óleos que preenchem as fissuras do asfalto sobem à superfície depois de aquelas serem cheias de água (é o efeito água/gordura, com a segunda a boiar). Por isso, sempre que há um período seco é de ter cuidados extra nas primeiras horas de chuva (ou dias, caso seja tão miudinha que não seja suficiente para “lavar a estrada”).

Mas, mesmo depois de as chuvas se verem livres de todas as gorduras, o perigo continua à espreita.

Dicas para conduzir à chuva ou com inundações

1. Mantenha uma boa visibilidade

Um dos maiores riscos das chuvas torrenciais é o condutor poder deixar de ver. Ou de ser visto. Tal como acontece no nevoeiro denso, a chuva forte pode reduzir a visibilidade ao mínimo.

 

Veja todos os carros 4×4 à venda no Standvirtual

 
Como precaução, deve-se sempre ter os limpa-para-brisas em bom estado – o ideal é mudar para novos no fim da estação seca, altura em que as borrachas mais se danificam, quer pela falta de uso, quer pelo calor e pela exposição ao sol. Além disso, é essencial saber que todas as luzes estão a funcionar na perfeição: mesmo de dia, acenda os médios ou, se as tiver, recorra às luzes de nevoeiro. Em caso de ter de circular a uma velocidade muito baixa e sem visibilidade acione os quatro piscas.

2. Fuja das cheias e inundações

Pior do que conduzir à chuva, é ter de passar por cheias ou inundações. Nestes casos, deve evitar ao máximo locais onde não consiga ver o fundo, até porque, uma altura de água superior a dez centímetros pode revelar uma força de corrente inesperada, e dar por si (e pelo automóvel) a ser levado.

Além disso, a entrada de água nos sistemas pode provocar sérias avarias – basta uma pequena quantidade de água para destruir o motor. Tenha também muito cuidado com os perigos escondidos: buracos, lombas, um tronco, tampas de esgotos levantadas, etc. Por isso, mesmo que o caminho seja mais longo, mais vale desviar-se de locais que são normalmente afetados por cheias ou inundações.

Artigo relacionado: Motor fraco: 10 problemas comuns

No entanto, se quando der por si já estiver dentro de água, mantenha a calma e, circulando devagar e sem mudar de velocidade, mantenha uma pressão estável sobre o pedal do acelerador, obrigando o motor a uma rotação audível. Dessa forma, manterá o fluxo da exaustão de gases, impedindo a entrada de água por essa via.

3. Evite entrar em aquaplaning

A hidroplanagem é daquelas situações difíceis de evitar, mas que ninguém deseja – acontece quando deixa de existir contacto da borracha do pneu com o piso, parecendo que o carro flutua, qual barco, sobre as águas. Problema é que ao volante não está um marinheiro…

Para evitar um episódio de aquaplaning é necessário, primeiro, manter uma velocidade baixa e, depois, manter os pneus sob vigilância, ao verificar com regularidade o estado do rodado e a pressão. Menor profundidade de estrias e pressão abaixo do recomendado são de evitar.

Artigo relacionado: Deve usar pneus de inverno em Portugal?

Saiba ainda que os pneus novos conseguem aguentar o equivalente a um balde de água a cada sete segundos, capacidade que vão perdendo com os quilómetros rodados e com o tempo. No entanto, mesmo um pneu novo pode ser incapaz de escoar toda a água apresentada em determinado momento.

Caso não consiga fugir de um lençol de água, opte por deixar o carro entregue ao próprio: tire o pé do acelerador, não trave e desengate (ou se tiver o cruise control ligado, opte por parar o sistema): as rodas livres recuperarão mais depressa a aderência e tração. Durante esse tempo, tente manter o volante direito.

Antes que o carro recupere o controlo, não caia na tentação de travar – só o faça depois de sentir o automóvel agarrado à estrada. E mesmo assim opte por travar de forma muito suave para não correr o risco de voltar a perder aderência.

Como vê, conduzir à chuva ou em situações de cheias e inundações exige cuidados redobrados.

 
Leia também:

6 dicas para tornar o seu carro mais seguro

As infrações que retiram mais pontos à carta de condução

Os SUV mais seguros de 2019

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar