5 dicas para comprar uma moto

6 min

5 dicas para comprar uma moto

Decidir começar a andar de moto é tão emocionante como circular em estrada aberta pela primeira vez. É o início de uma vida cheia de experiências emocionantes, de sensações de liberdade e de memórias que perduram no tempo.

Seja para deslocações urbanas, aventuras fora de estrada ou passeios de lazer aos fins de semana, existem diferentes tipos de motos para vários estilos de utilização, gostos individuais e necessidades específicas.

Como escolher a moto ideal para si? Em primeiro lugar, importa conhecer as tipologias que existem, tendo em conta aquilo que pretende e o estilo de condução a adotar. Velocidade ou ritmos mais calmos? Para circular em estrada ou fora dela? Clássica ou desportiva?

Tipos de motos para todos os gostos e necessidades

Cruiser

Sabe o que é uma cruiser? Não? Nós explicamos: é um tipo de moto que goza de grande apelo entre os iniciantes e entusiastas experientes. É uma excelente opção para quem quer realizar passeios mais descontraídos e elegantes num verdadeiro estilo chopper icónico. É uma moto altamente personalizável e os seus escapes emitem um som distinto.

Sport

E uma sport? Se gosta de velocidade e está a pensar comprar uma moto de pista, opte por uma desportiva então. No entanto, se é iniciante, deve considerar começar com uma potência mais baixa antes de passar para uma mais potente. As motos desportivas oferecem um manuseamento superior e exigem habilidades igualmente excelentes, para além de um certo nível de experiência para garantir uma pilotagem segura.

Veja todas as motos à venda no Standvirtual

Naked

Quanto à naked, calma… Ninguém vai andar despido. Trata-se de um segmento popular de motos que se encaixa, perfeitamente, entre as icónicas cruiser e as populares desportivas de rua. A naked oferece um estilo de pilotagem “mais vertical”, ideal para iniciantes. A maioria destina-se, exclusivamente, a iniciantes que desejam aproveitar a emoção de andar de moto.

Touring

Agora, a touring. Se quer passar o tempo a circular em estrada aberta, precisa de uma moto projetada para passeios longos e superconfortáveis. A moto de turismo oferece exatamente isso. É mais pesada e é a maior que está disponível. Portanto, se vai comprar a sua primeira moto, não é a opção ideal para iniciantes. Até porque esta moto está equipada com um motor potente, oferece muito espaço para bagagem e conta com tecnologia de ponta para melhorar a experiência de pilotagem. Esta é, porventura, uma categoria de moto para traçar como objetivo à medida que a experiência de pilotagem for aumentando.

Trail

Se já viu motociclistas a percorrer lugares selvagens, como desertos, montanhas, caminhos remotos ou mesmo a cruzar continentes, definitivamente estavam em cima de uma moto de aventura. Esta tipologia foi projetada para enfrentar o derradeiro desafio, apresenta excelente desempenho off-road, conta com motor potente e dispõe de recursos versáteis e robustos.

Cafe Racer

E a cafe racer? É uma moto leve, altamente personalizável e pequena, que está otimizada para velocidade e manuseamento superior. É mais um “acessório” elegante do que uma escolha funcional, na verdade. Embora ideal para iniciantes e ótima para deslocações, pode não oferecer o conforto e a usabilidade de longo prazo que se pretende numa moto para começar.

Todo o terreno

Já a dirt/off-road é uma moto para os entusiastas da velocidade e da sujidade. Com suspensões elevadas e pneus rugosos, é ideal para estradas de terra, trilhos lamacentos e caminhos cheios de cascalho. É uma moto feita para circular fora do asfalto e não foi projetada para circular durante muito tempo em alcatrão.

Agora que já conhece os tipos de motos disponíveis, descubra tudo o que deve saber para fazer a escolha certa.

5 dicas para comprar uma moto

  1. Defina um orçamento e avalie nova vs usada

Ao comprar a primeira moto, precisa de definir um orçamento de forma inteligente. Além da moto, vai necessitar de equipamentos de qualidade para garantir uma experiência segura: capacete, casaco, calça de motard, luvas e botas. Mas atenção: não poupe na qualidade. E pondere se precisa de uma moto nova ou se uma usada fará mais sentido. Uma moto usada de qualidade é uma boa opção para iniciantes, pois estes aprenderão coisas novas em cada passeio e os arranhões farão, provavelmente, parte da experiência. Depois de adquirir experiência com a primeira moto, já pode pensar em comprar uma nova.

Artigo recomendado: Cuidados a ter na compra de uma moto usada

  1. Escolha o ajuste e peso certos

Um dos maiores erros que os iniciantes cometem é não verificar se uma moto é adequada para eles e se tem o peso certo. A ergonomia correta garante um passeio confortável, melhor manuseamento e controlo eficaz. Os seus braços devem alcançar o guiador e ter capacidade de girá-lo de um lado para o outro sem se mexer no selim. Já os pés, devem descansar confortavelmente nas pezeiras.

Além disso, também deve certificar-se de que consegue colocar as pernas no chão e operar os travões com facilidade. Estes pequenos detalhes garantem uma experiência de pilotagem suave e confiante. Se não conseguir empurrar a moto manualmente ou levantá-la do chão, então significa que não é o modelo adequado para si.

  1. Atenção à potência

Motos abaixo de 600 cc são um ótimo ponto de partida para comprar o seu primeiro modelo. Se não tiver muita experiência, não quererá, certamente, começar com uma moto muito potente, pois até pode ser perigoso. Tenha em atenção a potência da moto. Opte por uma que lhe permita circular confortavelmente.

  1. Escolha o estilo e experimente antes de comprar

As motos são tão pessoais como o nosso estilo de vida, uma vez que são a continuidade (embora sobre rodas) daquilo que nos caracteriza enquanto cidadãos. Portanto, não se apresse em escolher um estilo de moto que o defina. Pense na vertente prática e na funcionalidade também. Quanto mais a pilotar, mais irá adorá-la. Experimente-a antes de comprar, o que lhe dará uma ideia da forma como ela se comporta e se se encaixa na experiência que procura.

  1. Personalize a moto e faça-se à estrada

Uma moto nunca estará completa se não for personalizada para condizer com o seu estilo de pilotagem. Talvez queira melhorar a sonoridade da sua primeira moto ou adicionar carenagens e um “para-brisas” para aumentar o conforto durante longos passeios. Há sempre algo que pode adicionar à sua primeira moto para melhorar o estilo, o som, o conforto e o desempenho.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

4 monovolumes novos por menos de 25.000 euros

A invasão dos SUV a que se assistiu nos últimos anos relegou para segundo plano os monovolumes, bem como os chamados veículos multiusos, que sempre…

Comprar carro: como escolher o melhor crédito automóvel

O crédito automóvel é uma modalidade de financiamento para comprar um carro novo ou usado que, apesar de poder ter uma reserva de propriedade em…

4 descapotáveis usados até 40.000 €

Nos descapotáveis, a estética está sempre primeiro do que a função. E os construtores alemães entendem o fenómeno como poucos, não hesitando em seguir o…

Como fazer uma pesquisa no Standvirtual

No Standvirtual poderá encontrar cerca de 80% dos carros usados à venda no país e, diariamente, existem cerca de 60.000 carros disponíveis para compra. A…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional