Inspeção de motos obrigatória a partir de 2022

4 min

Inspeção de motos obrigatória a partir de 2022

Os motociclos com uma cilindrada superior a 125 cc vão passar a ser alvo de uma vistoria nos centros de Inspeções Periódicas de Veículos (IPV). A medida entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro e vai ao encontro da diretiva da União Europeia, de tornar a inspeção de motos obrigatória em todos os Estados-membros.

No entanto, não se pode afirmar que a decisão foi tomada cedo. Aliás, há nove anos que se aguardava pela regulamentação das inspeções a veículos de duas rodas, já que foi em 2012 que foi aprovado um decreto-lei que previa a inspeção periódica às motas com cilindrada superior a 250 cc. Só que o tal decreto-lei, que levou a que vários centros investissem para responder à então novidade, não viu a luz do dia com a publicação em Diário da República.

Inspeção obrigatória para motos acima dos 125 cc

Agora, porém, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, confirmou, citado pelo “Jornal de Negócios”, que “a partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motos de 125 cc para cima passam a ter de ir à inspeção”.

Veja todas as motos 125 cc à venda no Standvirtual

A data de arranque prende-se precisamente com a deliberação da Europa, assim como o facto de se ter passado da inspeção obrigatória de motas acima dos 250 cc para as com cilindrada superior a 125 cc, o que obrigou à redação de outro decreto-lei.

“O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em Conselho de Ministros em breve”, adiantou Jorge Delgado, que acredita haver tempo suficiente para, posteriormente, publicar uma portaria regulamentar.

A medida irá ser imposta não apenas aos veículos de duas rodas, mas a triciclos e quadriciclos, sendo estimado que entre 400 mil e 450 mil viaturas sejam inspecionadas no próximo ano. De parte deverão ficar as motas elétricas, garantiu o governante, justificando a exceção com o facto de se tratar de um produto novo.

Artigo relacionado: As melhores motos elétricas para a cidade

A 25 de fevereiro de 2021, a Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (TRAN) solicitou à Comissão Europeia que incluísse os motociclos na obrigação de inspeção técnica periódica. Para os motociclos pequenos (menos de 125 cc) e ciclomotores, a Comissão pede uma avaliação primeiro para investigar os fatores custo-benefício. Por meio deste relatório de iniciativa, o Parlamento Europeu solicita à Comissão Europeia que apresente uma proposta legislativa.

Inspeção de motos já é obrigatória na maioria dos países europeus

A maioria dos países europeus já tem uma inspeção técnica periódica obrigatória para os motociclos e outros, como Portugal, vão introduzi-la em 2022 — três países (Finlândia, Irlanda e Holanda) não tencionam introduzir a inspeção a motas.

Para a Associação de Construtores Europeus de Motociclos (ACEM), “a proposta da Comissão Europeia de alargar a Inspeção Técnica Periódica Obrigatória (PTI) aos Veículos de Duas Rodas Motorizados (PTW) pode proporcionar benefícios, desde que não sobrecarregue o utilizador, com custos injustificados”.

Artigo relacionado: Inspeção automóvel: o que pode levar o seu carro a chumbar

Além do mais, explica a ACEM, as inspeções obrigatórias podem resultar num decréscimo de acidentes. É que, descreve, “embora apenas 0,3% dos acidentes sejam de facto diretamente causados por uma falha técnica, em mais de 5% dos acidentes as falhas técnicas estão presentes como fatores contribuintes”. As falhas técnicas referidas são relativas sobretudo a iluminação defeituosa, a um mau estado dos pneus e travões, fruto do desgaste e da falta de manutenção.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional