7 motos novas que chegam em 2022

6 min

7 motos novas que chegam em 2022

A pandemia mexeu com o emprego e com os hábitos de locomoção de muita gente, fazendo acelerar a procura por meios de transporte individualizados, o que se traduziu num aumento expressivo na intenção de compra de motos. E o ano de 2022 parece poder finalmente representar o virar de página para um dos setores que sofreu muito com os impactos da crise sanitária desde 2019, precisamente quando os fabricantes se preparavam para dar um salto importante no mercado. Das scooter elétricas às todo-o-terreno, as novidades esperam-se em catadupa.

Novidades no mercado das duas rodas em 2022

Honda ADV350

HONDA ADV350

É uma espécie de irmã mais pequena da icónica X-ADV, que a Honda apresenta como uma exploradora urbana premium, capaz de passar de um quarteirão na cidade para um trajeto fora de estrada sem sobressaltos. A mesma filosofia que aplicou para desenvolver esta ADV350, que surge equipada com o mesmo motor da Forza 350, um monocilíndrico de 330 cc de capacidade, arrefecido a líquido, capaz de debitar 29 cv de potência às 7.500 rpm, associado a uma caixa de velocidade automática do tipo CVT.

A marca anuncia um consumo de até 30 km/litro em circuito combinado. A moto traz rodas 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, com travões de disco, de 256 mm à frente e 240 mm atrás. O peso em ordem de marcha é de 186 kg, pelo que a agilidade e a versatilidade estão entre os pontos fortes.

Veja todas as Honda X-ADV usadas à venda no Standvirtual

BMW CE 04

BMW CE 04

Revolucionária no design e na tecnologia, a grande novidade da BMW para 2022 é esta scooter 100% elétrica e com autonomia para até 130 quilómetros. A liberdade e as soluções em termos de configuração, que resultam do facto de não contar com um motor térmico, permitiram a criação de uma nova estética, como, por exemplo, o compartimento de carga rebatível lateralmente ou o selim suspenso.

O ponto de gravidade rebaixado é outra das vantagens. E a mesma liberdade criativa no que diz respeito ao design: superfícies amplas e minimalistas marcam o conceito geral da CE 04, que é carregada de forma simples na tomada doméstica de 220 V ou na BMW Wallbox e em apenas 65 minutos dos 0% aos 100%, à corrente de carga máxima.

Procura uma maxi-scooter BMW?

Ducati DesertX

Ducati DESERT X

Inspirada no mundo do Dakar, a Ducati, que associamos maioritariamente a modelos de estrada, decidiu apostar no segmento das trail, com a sua nova DesertX. Trata-se de um exemplar que combina o estilo radical das motos de enduro dos anos 80 do século passado, com rodas de 21 e 18 polegadas, uma ciclística referencial e um motor de 937 cc com 110 cv de potência, para 202 kg de peso a seco (223 kg com o depósito de 21 litros cheio).

Entre os destaques, seis modos de condução (o Riding Mode Enduro e o novo Riding Mode Rally, para juntar aos programas Sport, Touring, Urban e Wet), que se combinam com quatro programas (Full, High, Medium, Low) que alteram a potência e a resposta do reconhecido motor Testastretta.

Quanto custa uma Ducati em segunda mão?

Benelli TRK 800

Benelli TRK800

Presença notada em todos os salões da especialidade, a chegada da Benelli TRK 800 está agora confirmada para a segunda metade de 2022. Desenhada para a aventura, a nova proposta da Benelli quer impor-se pela sua versatilidade de utilização, oferecendo todas as características mais valorizadas por quem procura um veículo para desfrutar do dia a dia na cidade, mas capaz de cumprir nas grandes viagens de aventura, dentro e fora do asfalto.

Além do estilo agressivo, a marca destaca a eficácia das suspensões com forquilha Marzocchi de 50 mm na frente, totalmente ajustável, com 170 mm de curso e amortecedor ajustável atrás, o depósito de combustível com capacidade para 21 litros e o painel de instrumentos num ecrã TFT a cores. O motor de 754 cc, com dois cilindros, a 4 tempos, refrigerado por líquido, debita 76 cv às 8500 rpm com um binário de 67 Nm às 6500 rpm.

Veja todas as Benelli à venda no Standvirtual

Aprilia SR GT

Aprilia SR GT

Uma scooter urbana com capacidade de partir à aventura, para conduzir com carta de automóvel. A Aprilia estreia-se no segmento das scooters “urban adventure” com a apresentação da nova SR GT. Para além de uma altura livre ao solo de 175 mm, a nova Aprilia vai estar disponível em Portugal com motores i-Get, nas variantes de 125 e 200 cc.

A primeira, com um monocilíndrico de 125 cc, capaz de atingir os 15 cv às 8.750 rpm e os 12 Nm às 6.500 rpm; a versão mais potente está equipada com estreante unidade de 174 cc, a atingir 17,6 cv. Com um depósito de combustível de nove litros de capacidade, a marca anuncia autonomia para 350 quilómetros.

 

Interessado numa Aprilia em segunda mão?

Triumph Tiger 1200

Triumph Tiger 1200

Muito esperada, a nova geração da Triumph Tiger 1200 vai estar disponível a partir do segundo trimestre de 2022, em cinco versões distintas, com o novo motor tricilíndrico em linha T-Plane de 1160 cc a debitar 148 cv de potência às 9000 rpm, mais 9 cv do que geração que sai de cena. A nova moto também está cerca de 25 kg mais leve, baixando para os 240 kg da versão mais compacta.

Desde a versão de base, a 1200 GT oferece modos de condução Rain, Road e Sport; as mais elitistas GT Pro e GT Explorer já contam com os modos Road, Rain, Sport, Rider (personalizável) e Off-Road. Exclusivo das Rally Pro e Rally Explorer é o modo Off-Road Pro.

Procura uma Triumph Tiger em segunda mão?

Vespa Elletrica RED

Vespa Elettrica RED

A icónica scooter vai estar disponível em versão especial RED, criada em parceria com a organização fundada em 2006 pelo vocalista dos U2, Bono, para apoiar a luta contra a sida, e que está hoje a ajudar vítimas da pandemia de covid-19.

Depois da Vespa 946 RED e da Primavera RED 2022, agora será a vez da Vespa Elletrica RED, que se destaca pela decoração onde o vermelho domina. Cada unidade vendida desta série especial traduz um depósito de 100 dólares americanos (cerca de 90€) para a conta da organização humanitária.

Veja todas as  Vespa usadas à venda no Standvirtual

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Guia completo para conduzir no inverno

Dias cinzentos, má visibilidade, piso molhado, gelo… No inverno, a estrada está cheia de ratoeiras. Mas há formas de minimizar os riscos, começando desde logo…

Conheça os carros que chegam em 2022

Depois de um ano aos soluços, entre a vontade de acelerar e as imposições de travagem por causa da pandemia, a indústria automóvel deverá usar…

Saiba como funciona a isenção de IPO para carros clássicos

Um Veículo de Interesse Histórico é aquele que tenha pelo menos trinta anos de matrícula e um estado de conservação de acordo com o original,…

Caiu num buraco na estrada? Saiba como reclamar

É, provavelmente, uma das situações que provocam um maior sentimento de injustiça no condutor. Uma condução segura e correta e um piso que nos prega…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional