10 dicas para andar de moto no inverno

5 min

10 dicas para andar de moto no Inverno

Portugal não é dos países com os invernos mais exigentes em termos de chuva e baixas temperaturas, mas um pouco de conhecimento nunca fez mal a ninguém. E, quem sabe, se algumas destas dicas não poderão ser úteis um dia? Afinal, andar de moto é daqueles momentos que requer sempre um pouco de ponderação e experiência, pelo que informação nunca será demais.

Quando os dias começam a ficar mais frios e a chuva regressa, uma grande maioria de veículos de duas rodas entra em hibernação até que o inverno passe. Mas, para algumas pessoas, a época do ano não é uma condicionante e a moto continua a ter de ser usada todos os dias. Além da escolha de equipamento adequado e preparado para temperaturas mais baixas, há alguns cuidados que podemos ter com a nossa moto, de forma a prolongar o seu bom estado de conservação. Coisas tão simples, como deixar o motor aquecer antes de arrancar, por exemplo.

Dicas para conduzir moto no Inverno

  1. Começar pela oficina

Uma ida ao seu concessionário poderá ser um excelente ponto de partida antes da temporada mais fria. Uma pequena revisão em que se verifique o estado de conservação do líquido de refrigeração, mas também o óleo do motor, bem como o estado dos pneus, dos travões, a corrente (ou correia) e outros elementos essenciais, faz com que não apareçam algumas surpresas desnecessárias e que poderiam ser evitadas. Um óleo menos viscoso e um novo filtro poderão ser uma boa opção.

  1. Limpeza regular

Este ponto é de grande importância para quem habita numa zona mais próxima da costa. Com o objetivo de combater a corrosão, uma passagem por água depois de cada passeio vai garantir que todos os elementos que possam danificar alguns dos componentes sejam eliminados de uma forma simples. Um aparelho compacto de lavagem a jato será um aliado perfeito durante estes meses.

Veja todas as motos à venda no Standvirtual

  1. Bateria

O estado de conservação da bateria será mais evidenciado com temperaturas mais baixas, especialmente se esta já não estiver nas melhores condições. É certo que as baterias sem manutenção não precisam de grandes cuidados, especialmente se usar a moto com frequência, mas se esta já tiver uns anos, a sua potência poderá rapidamente deixar de ser suficiente para fazer arrancar o motor depois de uns dias parado. Se possível, use um carregador/optimizador de bateria para enquanto tiver a moto parada durante algum tempo.

  1. Iluminação

Com o dia a desaparecer mais cedo, os momentos de condução noturna serão mais frequentes, pelo que é aconselhável verificar se consegue apostar em lâmpadas com melhor desempenho, ou mesmo num kit em LED, ainda que estes possam ser caros. Felizmente, cada vez mais modelos já incluem este sistema no equipamento de série.

  1. Para-lamas dianteiro

Parece algo pouco importante, mas um pequeno protetor atrás da roda dianteira poderá proteger o radiador de diversos ataques de pequenas pedras e outros objetos ou mesmo uma enorme quantidade de água ou sujidade a entrar por locais que simplesmente podem ficar mais protegidos com a adição deste pequeno extra.

Artigo relacionado: As melhores motos para viajar

  1. Escape

Este será o elemento em que as proteções são menos adequadas, devido ao aquecimento. Qualquer produto que possa ser usado pode derreter e criar um autêntico pesadelo quando chegar o momento da limpeza. O melhor mesmo é deixar tudo arrefecer depois de cada passeio e passar estes componentes por água para que fiquem mais protegido e em melhor estado de conservação.

  1. Suspensão e travões

São dois elementos a que não se costuma ligar tanto, mas que não são menos importantes. Um olhar cuidado para o estado de conservação de pastilhas, discos e zonas móveis da suspensão dará uma ajuda a evitar dissabores. Se necessário, uma lubrificação na ligação de alguns componentes também prolonga o seu estado de conservação.

  1. Pneus

Ao contrário do que podemos pensar, os pneus mais desportivos ou mais macios raramente vão alcançar a temperatura ideal nos dias mais frios. Os modelos de turismo ou de utilização mais frequente acabam por gerar mais calor interno, acabando por oferecer um melhor desempenho com frio e chuva, além de durar mais tempo. A melhor opção é ter um conjunto de verão e outro de inverno como se faz em diversos países.

  1. Capa

Uma capa para a moto será excelente para a proteger quando estiver estacionada. Principalmente se for durante tempos mais longos ou se não tiver outra hipótese que não seja deixá-la na rua, exposta aos elementos.

  1. Solução anti corrosão

Existem vários produtos anti corrosão no mercado que podem ajudar a proteger diversos elementos da moto, como o motor, os comandos, o depósito de combustível e tantos outros. Depois da sua aplicação, será criada uma espécie de película muito fina e transparente que elimina células de corrosão e protege todos estes componentes durante quase todo o inverno, bastando uma simples lavagem para remover tudo o que esteja por cima desta “película”.

Tal como referimos antes, Portugal não é dos países mais exigentes em termos de condução no inverno, mas uma simples verificação de diversas pontos, pode fazer com que tudo fique ainda mais simples. E depois, resta conduzir sempre em segurança e, antes de arrancar, decidir se vale mesmo a pena. Ou não.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional