Há novos sistemas de segurança obrigatórios nos automóveis de passageiros e nos veículos comerciais ligeiros, impostos por um novo regulamento, em vigor desde 7 de julho, que incluem o assistente de travagem de emergência, o assistente de velocidade inteligente, o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem, o assistente de marcha-atrás e a detecão de fadiga. Uma luz de travagem de emergência e um gravador de dados do tipo “caixa negra” também fazem parte das características obrigatórias.
Procura um carro novo? Faça uma pesquisa em Standvirtual Novos
Alguns destes mecanismos já eram propostos em alguns modelos de série. No entanto, agora, passam a estar presentes, obrigatoriamente, em todos os automóveis novos. Conheça o que cada um faz.
Alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e detecão de peões
Esta tecnologia, que pode recorrer a câmaras, a sensores e a radares, monitoriza a distância em relação ao veículo da frente, ao mesmo tempo que é capaz de detetar a presença dianteira de qualquer obstáculo ou mesmo de um peão. Se for o caso, o condutor é informado através de um sinal sonoro de aviso e de uma indicação no ecrã para travar. Caso não haja reação por parte do condutor, e o risco de colisão esteja iminente, o sistema inicia uma travagem de emergência.
Controlo de velocidade de cruzeiro inteligente com limitador
O “cruise control”, além de poder ser adaptativo, também chega associado ao reconhecimento de sinais de trânsito, que lhe permite ajustar automaticamente a velocidade à máxima permitida. O sistema, além de trazer mais segurança, pode ser um bom aliado a evitar multas de excesso de velocidade por qualquer distração.
Assistência à manutenção na faixa de rodagem
Este assistente lê as linhas desenhadas na estrada e mantém o automóvel dentro das guias. Quando o condutor se desvia da trajetória sem assinalar o movimento, com o acionamento do pisca, o sistema chama a atenção para o perigo e contraria o movimento.
Deteção de fadiga
Adormecer ao volante está associado a cerca de 20% dos acidentes de viação, sendo uma das causas mais comuns de acidentes mortais. Este auxiliar é capaz de detetar sinais de fadiga no condutor com base no comportamento da direção e na duração da viagem e emite um aviso visual e acústico que aumenta em três fases.
Luz de travagem adaptativa e assistente de estacionamento na retaguarda
Os sistemas adicionais proporcionam uma visão ainda mais abrangente durante as manobras, incluindo a combinação de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso audiovisual e a câmara de visão traseira.
Caixa negra
O aparelho de registo de eventos, muito semelhante ao que existe nos aviões, apenas é ativado em caso de acidente: a duração do registo varia conforme os elementos de dados, podendo ser entre cinco segundos antes e cinco segundos depois de um acidente. Entre os dados recolhidos estão a velocidade do veículo, a posição e a inclinação do automóvel na estrada ou o estado e a taxa de ativação dos sistemas de segurança — incluindo o sistema “ecall” para o número de emergência. Também a ativação dos travões ou dos pré-tensores dos cintos de segurança, bem como de outros sistemas de segurança ativa e de prevenção de acidentes serão registados por estes dispositivos.
Leia também: