Não é nada agradável, é um facto. Uns andam com eles na carteira, outros com ele no porta-luvas. Alguns, até os colocam debaixo da pala do pára-sol e, ainda há aqueles que já não se lembram onde o deixaram. Mas isto está prestes a acabar. Diga olá ao novo DUA!
A realidade é que, muitas vezes, quando se pretende emprestar o automóvel, o titular pode ter de dar voltas à cabeça para se lembrar de onde o deixou. Apesar de afectar todos os outros, esta notícia é essencialmente para os acima citados. Sim, o Documento Único vai mudar e assemelhar-se a um cartão de cidadão.
A medida, apelidada “DUA na carteira“, foi anunciada a 19 de Junho pelo Ministério da Justiça e terá efeitos práticos a partir de 1 de Agosto de 2019 para todas as novas matrículas. Ou seja, quem comprar um automóvel novo, já vai ter o novo Documento Único Automóvel (DUA). Para os os outros, a medida começa a entrar em vigor a partir de 2020, sendo que a substituição somente acontecerá quando houver uma alteração de morada ou de titularidade.
Anteriormente, o Documento Único Automóvel era emitido sob a forma de um livrete com três folhas diferentes. Agora, com a introdução desta alteração, toda a informação passará a constar num cartão, idêntico ao Cartão de Cidadão, passível de ser guardado facilmente na carteira e de mais fácil manuseamento.
Na parte da frente, constará informação como o nº do Documento, a data de emissão, o nome do titular e a morada do mesmo. Já na traseira, incluirá dados sobre o automóvel: se é ligeiro ou pesado, que tipo de combustível consume, a cor e outras características do veículo.
Esta medida é coordenada pelo Instituto do Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), assim como diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).
No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 Documentos Únicos em todo o país. Até ao final do ano, espera-se a emissão de 1,7 milhões, sendo que, segundo o Ministério da Justiça, cerca de 200 mil serão sob a nova forma.
“O ‘DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, explicou o Ministério da Justiça.
Leia também:
Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…
O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…
Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…
Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…