Volante bimassa mecânica automóvel

4 min

Volante bimassa: o que é e para que serve

Há quem já tenha ouvido falar e muitos que não a conhecem nem de nome. E isso não é mau sinal, já que trazer o volante bimassa para a conversa é sinal de que algo de errado se passa com o mesmo, o que, invariavelmente, representa uma despesa indesejada. E, no caso, bem choruda!

O que é o volante bimassa?

Localizado sob o capô do automóvel, entre o motor e a embraiagem, o volante bimassa é uma das peças que integram a transmissão do veículo. Com a forma de um pequeno disco, assume a função essencial de manter o equilíbrio das massas do grupo propulsor. Ou seja, quando se dá o processo de explosão nos cilindros, durante a combustão, a redonda e achatada peça, composta por dois volantes independentes, ligados por um rolamento, com um sistema de amortecimento, protege a caixa de velocidades e minimiza as vibrações que passam para o resto do veículo ao mesmo tempo que dá ao motor a capacidade de funcionar continuamente de forma linear, mesmo durante os intervalos das explosões.

Artigo recomendado: 6 carros usados que duram uma vida

Em termos práticos, no uso quotidiano, sobretudo para quem conduz em malha urbana, em que o motor circula muitas vezes a baixas rotações, sendo raro ultrapassar as três mil, a função do volante bimassa é crucial para que não se sinta a vibração e o veículo revele um comportamento suave.

Todos os carros têm volante bimassa?

A grande maioria dos automóveis que circulam nas nossas estradas têm entre os seus componentes um volante bimassa. No entanto, nem todos: há os que contam com um volante monomassa (já lá vamos!).

A razão prende-se com a utilização que se dá aos carros, em que vários estudos apontam para que, na Europa, a média de quilómetros percorridos por dia não chega a 50, facto que aponta para uma predominância de baixos regimes.

Assim, recorrendo a um volante bimassa, que, como o nome indica, dispõe de duas massas suspensas, consegue-se uma maior redução das vibrações e um comportamento do motor mais suave, poupando também todos os outros componentes. É o caso do sistema de transmissão, cuja mecânica poderia ser prejudicada por fortes trepidações – capazes até de desengatar a marcha ou de danificar um dos dentes das várias rodas da transmissão (e dando ainda mais despesa!).

O volante bimassa é ainda mais essencial nos cada vez mais populares motores de três cilindros, uma arquitetura que deu resposta a uma necessidade cada vez maior de poupar em combustível e emissões. É que, se é certo que os pequenos blocos de três cilindros se revelam despachados (sobretudo quando recorrem à sobrealimentação) ao mesmo tempo que permitem médias de consumo apetecíveis, também é verdade que são em regra motorizações que apresentam um funcionamento mais barulhento e desequilibrado, com as vibrações a fazerem tremer todo o habitáculo. Ou assim o eram de início. Hoje, é comum encontrar veículos com motores de três cilindros com um comportamento tão suave (e cómodo) quanto um similar de quatro cilindros – e isto deve-se precisamente ao volante bimassa.

 

Veja os volantes bimassa disponíveis na seção das peças do Standvirtual

 
E o volante monomassa?

Ao contrário do bimassa, o volante monomassa conta apenas com uma massa suspensa. Isso implica que é menos eficaz na anulação dos ruídos e vibrações. Ainda assim, há automóveis que apresentam este sistema – e não é uma má decisão…

Explique-se: no caso dos automóveis de cariz desportivo, o facto de terem um volante monomassa, mais leve, admite uma maior e mais rápida subida de rotação. Perde-se em conforto, mas ganha-se em performance.

Além disso, o volante monomassa é mais barato e a sua manutenção mais fácil – dois fatores que poderíamos ter em conta para escolher um destes em vez de um bimassa, ou até de optar pela troca (possível).

Mas, isso implicaria um aumento de vibrações e ruídos. Algo que em pista poderá ser divertido, mas que no dia a dia, nas filas de trânsito e nos semáforos, pode ser só maçador.

 

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional