Motor descomandado

4 min

Motor descomandado: o que é e como solucionar

O sincronismo de um automóvel refere-se à ignição e ao processo pelo qual as velas queimam, criando uma faísca na câmara de combustão do carro. Com a perda do mesmo, que leva a que o motor fique descomandado, a centelha deixa de disparar no momento apropriado do ciclo de ignição.

Ou seja, o ciclo de ignição num motor a quatro tempos de ciclo Otto (gasolina) divide-se entre a admissão, a compressão, a explosão e exaustão. Na primeira, quando o pistão está em ponto morto superior, a válvula de admissão abre ao mesmo tempo que a de exaustão fecha, deixando passar a mistura de combustível e ar na dose correta, levando a que a biela impulsione o pistão num movimento de rotação, levando-o até ao ponto morto inferior, terminando assim o tempo de admissão.

Artigo relacionado: Conheça as marcas mais fiáveis de automóveis

Segue-se a deslocação do pistão em direção à cabeça do motor, durante a qual cumpre-se o tempo de compressão da mistura de ar/gasolina. Quando esta atinge o seu limite, a vela emite uma faísca que permite a explosão, que irá reenviar o pistão para o ponto morto inferior, criando a força rotativa necessária ao movimento do eixo do motor que, por seu turno, redireciona esta energia às rodas motrizes. É após este momento que o pistão regressa ao ponto morto superior ao mesmo tempo que a válvula de escape abre, libertando os gases contidos no cilindro, em direção ao sistema de exaustão.

Como saber se o motor do carro está descomandado?

Compreendido o ciclo, será mais fácil perceber que o sincronismo da ignição se refere ao ponto entre a compressão e o momento em que a vela dispara, criando a combustão. Assim, quando a centelha não surge no momento ideal, perde-se força, além de se desperdiçar combustível que não chega a ser queimado.

Este é um problema mais comum nos carros mais antigos, já que as versões recentes dos mais variados modelos se apresentam com ignições controladas eletronicamente.

Num carro antigo, porém, é comum acontecer uma falha no sincronismo que tem de ser ajustado o mais depressa possível. Enquanto não o for, o veículo poderá manifestar vários problemas, entre os quais mais dificuldade na aceleração e discrepância entre a rotação e a velocidade correspondente. Também no custo de combustível haverá uma diferença: é expectável um aumento na fatura do abastecimento quando se deslocar à bomba.

Artigo relacionado: Saiba como reduzir os consumos e as emissões do seu carro

Entre os vários indicadores que podem levar-nos a concluir que um motor está descomandado enumeram-se, além do mau funcionamento, alguns tremeliques e ruídos descoordenados.

O que fazer quando se deteta o motor descomandado?

Levar o carro a uma oficina será o mais seguro, até porque para voltar a sincronizar todo o sistema é necessário conhecer o número do ponto de ignição – algo que varia de acordo com a marca e o modelo, mas também do ano em que foi fabricado e da transmissão utilizada.

No entanto, se se considera um engenhocas (e conseguiu descobrir o número do ponto de ignição do seu automóvel) é possível armar-se com uma luz de cronometragem e um conjunto de chaves – ferramentas disponíveis em qualquer loja de peças – e tentar ajustar o sincronismo do carro, apoiando-se num manual de mecânico.

 
Está na altura de trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional