6 carros usados que duram uma vida

6 min

6 carros usados que duram uma vida

O parque automóvel português é um dos mais envelhecidos da Europa. No ano 2000, a idade média dos automóveis em Portugal era de 7,2 anos; em 2022, aumentou para 13,4 anos.

E, de acordo com a Associação de Comércio de Portugal (ACAP), um em cada seis automóveis a circular no país tem mais de 20 anos. Mas, atenção, nem todos estes automóveis são casos sérios de longevidade, robustez e fiabilidade. E é por isso que, na escolha de um carro usado, deve ser especialmente criterioso.

Se procura um carro em segunda mão, estes são sem dúvida alguns dos mais fiáveis. 

Toyota Corolla

Toyota Corolla

O nome Corolla está de volta ao catálogo da Toyota na Europa, substituindo o Auris e dando continuidade a um fenómeno de enorme popularidade. O nome do compacto japonês foi sempre sinónimo de qualidade e fiabilidade, pelo que se está à procura de um automóvel já com algumas pretensões familiares, fiável e que não tenha custos elevados de manutenção, o Corolla (2008-2012) está entre as melhores opções.  

Procura um Toyota Corolla usado?

BMW Série 3

bmw serie 3

Os premium alemães são sempre automóveis muito procurados no mercado de usados. Para além da imagem estatutária, os seus elevados índices de robustez e fiabilidade justificam a popularidade. No teste de fiabilidade realizado este ano pelos ingleses de “What Car” a um conjunto de viaturas usadas com 100 mil km, o BMW Série 3, produzido entre 2012 e 2018, destacou-se como um dos mais confiáveis, com uma taxa de fiabilidade de 88.7%. De acordo com aquele estudo, o número de falhas para este modelo foi de 17 %, quase sempre problemas com a eletrónica não relacionada com o motor. 

Quanto custa um BMW Série 3 em segunda mão?

Honda Accord

Honda Accord

O modelo da Honda foi sempre uma das propostas mais consensuais e interessantes do segmento D, o que não impediu a marca japonesa de o cortar do seu catálogo europeu. A opção é recorrer ao mercado de usados, onde encontra versões que já oferecem itens como o cruise control ou elementos de segurança como o Sistema de Travagem Atenuante de Colisões (CMBS) ou o Sistema de Auxílio da manutenção da faixa de rodagem (LKAS). Para além disso, o Honda Accord é conhecido pela sua durabilidade e fiabilidade. Mesmo um modelo usado ainda possui um motor robusto e uma estrutura sólida que lhe permitem manter um desempenho consistente ao longo dos anos. Oferece também um interior espaçoso e confortável, com bancos ergonómicos e materiais de qualidade.

As generosas cotas habitáveis, as boas credenciais dinâmicas são outros trunfos num automóvel que beneficia de imagem de fiabilidade a toda a prova.
Com a compra de um Honda Accord usado, é possível obter um veículo de qualidade por um preço mais acessível, aproveitando todas as características e benefícios que tornam este modelo tão popular entre os condutores.

Descubra todos os Honda Accord usados à venda no Standvirtual

Mazda MX-5

Mazda MX-5

Quando a Mazda lançou o primeiro MX-5, já no longínquo ano de 1989, o construtor asiático reconheceu que se inspirou nos roadsters ingleses. Fê-lo em quase todos os elementos ligados à condução, pura, com ótimo feedback e muito reativa em resposta ao acelerador. Mas há uma área em que, claramente, não copiou dos britânicos: a fiabilidade. Ao contrário dos congéneres fabricados no Reino Unido, a simplicidade e a robustez da mecânica foi sempre a base do sucesso do roadster da Mazda ao longo de mais de 30 anos. Desde o NA de primeira geração, com os faróis escamoteáveis que eram imagem de marca da época, o modelo japonês tem a fiabilidade de um simples utilitário, com custos de manutenção muito reduzidos.

A capota conversível do MX-5 proporciona uma sensação de liberdade única, permitindo desfrutar da condução ao ar livre. Com a sua construção leve e equilibrada, o MX-5 oferece um manuseamento ágil e uma condução envolvente.
O Mazda MX-5 possui uma reputação sólida de confiabilidade, tornando-o uma opção segura e duradoura para quem procura por um usado. 

Interessado num Mazda Mx-5 em segunda mão?

Toyota Land Cruiser

toyota land cruiser

A maioria dos todo-o-terreno puros e duros rendeu-se à comercial moda dos SUV. Na Toyota, no entanto, o Land Cruiser permaneceu fiel às suas raízes, desde o lançamento em 1951. O modelo é uma referência a nível mundial em matéria de robustez e durabilidade. E por isso é tão comum vê-lo a servir as mais variadas entidades nas regiões mais inóspitas do mundo. O conjunto não é moderno ou especialmente atrativo, mas impressiona o cuidado empregue nos acabamentos. A partir de 2015, o turbodiesel 2.8 D-4D assume o lugar do anterior motor de 3.0 litros, com o mesmo histórico de enorme fiabilidade. Acoplado à transmissão automática, o propulsor enferma de um condicionalismo: a sensação de arrasto em algumas acelerações. Contudo, a capacidade do Toyota no asfalto nunca foi o seu principal cartão de visita. A condução TT, sim.

Veja todos os Toyota Land Cruiser usados à venda no Standvirtual

Mercedes Classe S

mercedes classe s

Distinto, seguro e cheio de garra para quem se fizer à estrada não se sentir defraudado, reunindo boas performances e, sobretudo, conforto. Tudo isto aliado a um nome que foi, e continua a ser, sinónimo de fiabilidade na Europa: Mercedes.
É tido muitas vezes como o melhor automóvel que o dinheiro pode comprar, mas infelizmente o valor comercial desta limousine é impeditivo para a carteira de muitos.

Com novas e mais ecológicas motorizações, o Classe S está agora também mais amigo do ambiente, mas certamente manterá todos os argumentos que elevaram até este estatuto, e entre eles, claro, a fiabilidade. E não é ao acaso que é o meio oficial de transporte dos governantes das principais potências europeias.

Veja todos os Mercedes Classe S usados à venda no Standvirtual

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional