20 carros mais caros do mundo

9 min

Sabe quais são os 20 carros mais caros do mundo?

Do superdesportivo mais potente e veloz que pode conduzir, a um descapotável de luxo feito à mão com uma garrafeira dentro, ou de marcas bem conhecidas, como a Bugatti ou a Ferrari, a marcas de que provavelmente nunca ouviu falar, como a Lykan, a lista dos carros de produção mais caros da atualidade é também uma viagem ao mundo do luxo e da engenharia automóvel de ponta.

A lista, que contém extravagâncias multimilionárias, deixa de fora os clássicos vendidos em leilão por valores ainda superiores, os carros de competição e versões especiais só com homologação para pista.

Conheça os nomes da liga milionária:

20 – Ferrari Sergio (2,6 milhões de euros)

Ferrari Sergio

A ligação histórica da Ferrari com o famoso designer Sergio Pininfarina, criador do Ferrari F40, do Enzo e do 288 GTO, derivou no lançamento de um dos modelos mais espetaculares jamais fabricados em Maranello. O Ferrari Sergio é uma exclusiva barchetta de linhas minimalistas inspiradas nos clássicos da marca das décadas de 60 e 70 do século XX, construído sobre a base técnica do Ferrari 458 Spider, com motor V8 de 4,5 litros atmosférico a debitar 605 CV de potência. Só seis unidades foram produzidas.

Artigo recomendado: Descubra por que os Ferrari têm um som tão caraterístico

19 – Pininfarina Battista Aniversario (2,6 milhões de euros)

Pininfarina Battista Aniversario

No arranque da aventura da Pininfarina como marca própria, a empresa italiana não fez por menos ao criar o incrível Battista, um hipercarro 100% elétrico com 1.900 cv de potência. A edição especial Aniversario, celebra os 90 anos da firma e é a mais exclusiva de toda, com produção limitada a 5 unidades, todas pintadas à mão numa combinação especial de cores (Iconica Blu, Bianco Sestriere e Grigio Antonelliano) e fibra de carbono exposta. De acordo com a Pininfarina, “um dos acabamentos de pintura mais complexos do mundo”.

18 – GMA T.50 (2,6 milhões de euros)

GMAT T.50

Gordon Murray, mítico engenheiro da Fórmula 1, criador do inimitável McLaren F1, voltou a fazer história com este GMA T.50, anunciado como o último superdesportivo analógico puro, com um motor V12 atmosférico desenvolvido em parceria com a Cosworth, para render 663 cv às 12.200 rpm. A caixa manual e um peso de apenas 957 kg são outras credencias especiais, além do facto de ter uma produção limitada a 100 unidades em todo o mundo.

17 – Aston Martin Valkyrie (3 milhões de euros)

Aston Martin Valkyrie

O Aston Martin mais extremo e radical de sempre é também o mais caro alguma vez construído. Criado em estreita colaboração com a Red Bull Advanced Technologies, o Valkyrie será finalmente produzido em série de 150 unidades, todas com o brutal V12 Cosworth de 6,5 litros, um motor atmosférico capaz de atingir 11.000 rpm que, combinado com a parte elétrica, ultrapassa os 1000 cv de potência.

16 – Bugatti Chiron Pur Sport (3,2 milhões de euros)

bugatti chiron

Esta versão especial do Chiron mantém o motor W16 de 1.500 cv de potência, mas com um acerto específico das relações de caixa, agora 15% mais curtas, para uma otimização das performances em circuito, sendo também 19 kg mais leve. Só estão 16 unidades previstas.

15 – Lamborghini Sián (3,3 milhões de euros)

Lamborghini Sián

Este modelo de produção limitada, com 820 cv, é “só” o Lamborghini mais veloz de sempre, combinando o motor V12 com 6,5 litros do Aventador SVJ e um sistema elétrico de 48 volts, com o motor de arranque/gerador a fornecer 35 cv adicionais, aplicando-se ainda uma série de materiais avançados que tornam este modelo ainda mais exclusivo. A produção está limitada a 63 unidades.

14 – Lamborghini Veneno Roadster (3,3 milhões de euros)

Lamborghini Veneno Roadster

Criado para assinalar os 50 anos da Lamborghini, o Veneno Roadster é um dos mais radicais modelos da marca italiana, sobretudo nesta agressiva versão descapotável, da qual só se fabricaram 9 unidades. O motor é um V12, com 6,5 litros e 750 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 em 2,8 segundos, anunciando uma velocidade de ponta de 355 km/h.

13 – W Motors Lykan Hypersport (3,4 milhões de euros)

W Motors Lykan Hypersport

Ilustre desconhecida na Europa, a W Motors é uma marca com sede no Dubai, que tem no Lykan Hypersport a sua criação mais famosa. O modelo monta um motor de seis cilindros boxer com 3,8 litros a debitar 780 cv de potência, anunciando 0 a 100 km/h em rapidíssimos 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 385 km/h. Só cinco unidades produzidas.

12 – Bugatti Chiron Super Sport 300+ (3,5 milhões de euros)

Bugatti Chiron Super Sport 300+

O carro de produção em série que ainda detém o estatuto de mais rápido do mundo teve a sua produção limitada a apenas 30 exemplares na configuração especial Long Tail, com mais 25 centímetros para cortar o vento. O famoso motor W16 de 8 litros viu subir a potência aos 1.600 cv!

11 – Bugatti Bolide (4 milhões de euros)

Bugatti Bolide

Criado a pensar na condução desportiva em circuitos, o Bolide tem produção limitada a 40 unidades, com a mesma versão de 1600 cv do W16 para movimentar só 1.450 kg de peso!

10 – Koenigsegg CCXR Trevita (4,3 milhões de euros)

Koenigsegg CCXR Trevita

Além dos mais conhecidos Agera e Jesko, a Koenigsegg produziu também este Trevita, do qual se fabricaram apenas duas unidades, equipadas com motor V8 de 4,8 litros a debitar mais de 1000 cv de potência. Entre as caraterísticas especiais está a pintura única, enriquecida com pó de diamante.

9 – Pagani Huayra Imola (5 milhões de euros)

Pagani Huayra Imola

O Pagani Huayra é um dos carros mais exclusivos do mundo, mas a versão Imola é ainda mais especial. Produzido em edição limitada a cinco exemplares, com motor V12 biturbo de 6 litros da Mercedes-AMG a render 827 cv de potência afinado para pista ao mais ínfimo detalhe: o novo sistema de pintura Acquarello Light, por exemplo, permitiu reduzir o peso do conjunto em 5 kg, para um total de 1.240 kg.

8 – Bugatti Divo (5 milhões de euros)

bugatti divo

Comparativamente ao Bugatti Chiron, o Divo está mais preocupado com a eficácia em curva do que com a velocidade pura em linha reta. Lançado em 2018, numa edição limitada de 40 unidades, o modelo apostava numa carga aerodinâmica superior, que combina com um peso cerca de 30 kg inferior.

7 – Pagani Huayra Tricolore (5,5 milhões de euros)

Pagani Huayra Tricolore

Com esta versão Tricolore, a marca liderada por Horacio Pagani aumentou a exclusividade daquele que é já um dos mais especiais do mundo. Limitada a três unidades, e com a aliciante de ser a mais potente de sempre, esta série especial (já esgotada) foi concebida para homenagear os 60 anos de existência dos Frecce Tricolori, uma esquadrilha acrobática Flechas Tricolores que pertence à Força Aérea Italiana.

6 – Mercedes Maybach Exelero (7,2 milhões de euros)

Mercedes Maybach Exelero

Já foi o carro mais caro de mundo, quando foi apresentado, em 2005, como o one-off mais luxuoso do fabricante alemão Maybach. Trata-se de um modelo que foi fabricado sob medida para o fabricante de pneus Fulda, precisamente para testar os pneus Carat Exelero, o que exigia um modelo capaz de atingir uma velocidade máxima de 350 km/h. A base é a do Maybach 57, com design muito inspirado no Maybach SW 38 dos anos 30, com 5,89 metros de comprimento e um gigantesco motor V12 biturbo de 5,9 litros, a debitar 700 cv às 5.000 rpm e um binário máximo de 1020 Nm!

Artigo recomendado: Por que era o Fórmula 1 da Mercedes-Benz imbatível?

5 – Bugatti Centodieci (8 milhões de euros)

Bugatti Centodieci

É o Bugatti mais caro e exclusivo produzido em série, criado para comemorar os 110 anos de Ettore Bugatti, inspirado no mítico EB110 e com base no Chiron. É 20 kg mais leve do que este e mais potente com o seu motor 8 litros quad-turbo W16 que entrega 1600 cv. Com produção em edição limitada a 10 unidades, todas já com dono (vários meios garantem que o português Cristiano Ronaldo é um dos clientes). Só a montagem do interior de cada carro demora cerca de 16 semanas; quatro dias são dedicados exclusivamente à produção do logotipo EB em relevo no encosto de cabeça.

4 – Bugatti Voiture Noire (11 milhões de euros)

Bugatti Voiture Noire

Criado para ser uma interpretação moderna do Type 57 SC Atlantic de Jean Bugatti e assente no mesmo chassis desenvolvido a partir do Chiron, a “Viatura Negra” é a mais especial no portefólio atual da Bugatti. Com todos os trabalhados à mão e com o famoso motor de 16 cilindros em W, de 8 litros quad-turbo, com 1600 cv e 1600 Nm, é único no mundo.

3 – Rolls Royce Sweptail (11,5 milhões de euros)

Rolls Royce Sweptail

O exclusivo Sweptail, comissionado por um cliente da Rolls Royce, é um dos mais valiosos de sempre e tem a particularidade de ser um modelo ímpar e irrepetível, o que o torna com mais valor à medida que o tempo passa. Inspirado em modelos dos anos 20 e no mundo náutico, o enorme coupé de dois lugares assenta na plataforma do Phantom, com motor V12 de 6,6 litros que debita 459 cv.

2 – Pagani Zonda HP Barchetta (15,4 milhões de euros)

Pagani Zonda HP Barchetta

Criado para homenagear os 60 anos de Horacio Pagani, o Zonda HP Barchetta nasceu como one-off, uma única unidade criada para o fundador da Pagani, mas, devido ao interesse que gerou, a marca decidiu disponibilizar mais unidades desta comemorativa barchetta. Apenas três foram produzidas no total, todas com motor V12 de 7,3 litros de origem AMG, com 800 cv de potência, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

1 – Rolls Royce Boat Tail (23 milhões de euros)

Rolls Royce Boat Tail

Chama-se Boat Tail, remetendo para o universo dos barcos, mas é o carro mais caro da atualidade. Está limitado a 3 unidades inspiradas nos iates de luxo J-Class, com base numa versão modificada da arquitetura em alumínio do Phantom. O motor é o mesmo V12 6,75 biturbo, com mais de 500 cv e 900 Nm. E entre os muitos “mimos” está, por exemplo, um frigorifico duplo desenhado especificamente para guardar as garrafas do exclusivo champanhe Armand de Brignac, à temperatura ideal de 6 graus, e a traseira equipada com chapéu-de-sol automático, dois bancos escamoteáveis em fibra de carbono, mesas e serviço de refeições completo.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional