Qual o número de carros no mundo em 2021

5 min

Qual o número de carros no mundo em 2021?

O ano atípico de 2020, marcado por uma pandemia com contornos em que só se encontra paralelo na gripe espanhola de há cem anos, reduziu significativamente a produção, com o encerramento de fábricas, enquanto outras concentraram esforços no fabrico de algo que nunca tinham imaginado antes: ventiladores.

A procura acompanhou a oferta: para tanta gente que ficou em casa, trocar de carro deixou de ser uma prioridade. E quando o mundo reabriu foi o mercado de usados que disparou, à medida que o transporte individual passou a ter uma importância vital de forma a evitar o coronavírus que, no último ano e meio, já matou mais de 4,8 milhões em todo o mundo – um número que corresponde a quase metade da população residente em Portugal continental.

Artigo relacionado: Saiba qual é a maior viagem de carro do mundo

No entanto, o número de veículos em circulação por todo o globo continuou a aumentar. Atualmente, em 2021, existem quase 1500 milhões de carros a rolar pelas estradas do planeta azul.

Quais os Continentes com mais carros?

A maioria dos veículos registados estão na Ásia e Oceania: os dois continentes que abraçam os oceanos Índico e Pacífico apresentam, em conjunto, quase 520 milhões de carros, cerca de um terço de todos os automóveis do mundo. A Europa, apesar de ser um pequeno continente, alberga cerca de 420 milhões de automóveis, ou seja, 28% dos veículos globais. Em terceiro lugar, surge a América do Norte, com 350 milhões de carros, a maioria dos quais nos EUA. A América do Sul ocupa a 4.ª posição deste pódio, com 83 milhões de veículos registados e à frente do Médio Oriente (quase 50 milhões) e de África (26 milhões). Na gelada Antártida, uma espécie de recorde: em 14,2 milhões de km2 há somente cerca de 50 veículos (cinco dezenas – não há enganos).

Número de carros per capita

Esta lista, porém, sofre algumas alterações quando olhamos para o número de carros per capita. Nesse caso, lidera a América do Norte, com mais de 0,7 automóveis por pessoa, seguida da Europa, onde em cada duas pessoas um possui carro. Na América do Sul, há um carro por cada quatro pessoas, enquanto no Médio Oriente a proporção é de 0,18 per capita.

A Ásia e a Oceania, que acumulam o maior número de veículos, oferece apenas um carro por quase cada dez pessoas e em África a discrepância duplica: 0,05 carros per capital, o que significaria, caso as contas fossem lineares, que em cada 20 pessoas uma teria carro. No entanto, o mais provável é que em cada 200 pessoas uma terá dez carros.

Artigo relacionado: E as cidades com mais trânsito são…

Se olharmos à lupa para os países, os dois que mais carros têm por habitante são os EUA e a Nova Zelândia: 0,9 veículos por pessoa. Já o Gana, o Paquistão, o Quénia, a República Democrática do Congo e o Vietname são as nações com menos carros por habitante: menos de 0,03.

Quantos carros existem em Portugal?

Em Portugal, circulavam, no ano passado, 5,3 milhões de automóveis, o que corresponde a um carro para duas pessoas. No entanto, a idade do parque automóvel nacional é pesada: em média, apresenta 13,2 anos, sendo que um em cada cinco tem mais de 20 anos. Isto significa que são veículos que apenas cumprem a norma de emissões Euro 2, não apresentando ainda todos os auxiliares à condução que tornam a vida na estrada mais segura.

Quais as principais marcas?

Ao longo de 2020, quase todos os emblemas viram as vendas cair a pique. Mas, claro, umas mais do que outras. E, mesmo em ano de crise pandémica, houve alterações no tabuleiro de jogo, com a Toyota a regressar ao primeiro lugar depois de cinco anos. A marca nipónica, que perdeu em 2015 a liderança das vendas globais para a Volkswagen, viu as vendas cair 10%, mas ainda assim somou 7,86 milhões de unidades vendidas, muito graças ao bem-sucedido relançamento do Corolla.

Em segundo lugar, a Volkswagen caiu 17%, muito por conta do facto de estar muito dependente do mercado chinês, o primeiro a fechar por causa da covid-19. Ao todo, foram comercializados 5,73 milhões de veículos, um pouco mais do que a Ford. A marca da oval azul perdeu mais de 18%, mas conseguiu pôr nas estradas 4,18 milhões de unidades, a maioria nos EUA.

Artigo relacionado: As 5 estradas mais perigosas em Portugal

Com um volume de vendas entre os três e os quatro milhões, ficaram a Honda (4.º lugar), a Hyundai (5.º lugar) e a Nissan (6.ª posição). A lista das 10 marcas mais vendidas em todo o mundo completa-se com a Chevrolet (2,96 milhões), Kia (2,82 milhões, tendo registado uma quebra inferior a 5%), Mercedes-Benz (2,37 milhões) e BMW (2,05 milhões).

Se se olhar para os grandes conglomerados, o líder foi o grupo VW (que reúne marcas como Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat, Škoda), seguido pelo grupo Toyota (inclui Lexus) e pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Uma nota: este top-3 pode vir a ser ameaçado pelo recém-criado Stellantis que, com o português Carlos Tavares à frente, juntou a Fiat Chrysler Automobiles com a PSA, passando a representar 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati, Opel/ Vauxhall, Peugeot e Ram.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional