Preparar carro para o mau tempo

4 min

Prepare o seu carro para o mau tempo

Com a chegada da estação do ano mais rigorosa, apetrechamo-nos de guardas-chuvas, cachecóis e casacos quentes. Há ainda quem opte por tomar suplementos vitamínicos para compensar a falta de calor e de luz.

Com os automóveis há um processo semelhante a ter em conta, sobretudo se este já acusar alguma idade. Entre os vários cuidados a ter, preste-se atenção à mecânica, aos travões e aos pneus, mas também à chapa, à pintura e aos vários sistemas de conforto.

Amortecedores

Os amortecedores duram em média entre 80 mil e 120 mil quilómetros. No entanto, esta média não é linear e depende da utilização do veículo. Assim que perceber que o carro está a demorar mais tempo até parar por completo, ou se sentir alguns saltinhos pelo meio, procure um profissional que substitua os amortecedores.

Ar condicionado/climatização

Durante o Verão, o ar condicionado foi o seu melhor amigo, quando lá fora as temperaturas subiam para lá dos 30 graus. Agora, durante o Inverno, a realidade não é muito diferente: a climatização pode ajudá-lo a conduzir de forma mais confortável, quando no exterior a temperatura não chega aos dez graus… nos dias bons. Além disso, o ar condicionado é um importante aliado na hora de desembaciar vidros e aumentar a visibilidade (e consequente segurança).

Artigo relacionado: Afinal, o ar condicionado gasta mais combustível?

Bateria

A esperança média de vida de uma bateria ronda os cinco anos. Se a sua anda perto de tal idade, pense em trocá-la antes do início do Inverno, uma das épocas do ano em que se exige mais da mesma, tanto pelo maior uso das luzes como pelo uso da climatização.

Chapa e pintura

Percorra a chapa do veículo e faça uma observação minuciosa. Caso encontre riscos ou falhas, trate de os corrigir o quanto antes. Com a chuva também chega a ferrugem…

Escovas dos vidros

Depois das temperaturas elevadas do Verão, o mais natural é encontrar as borrachas das escovas dos vidros ressequidas. Não se esqueça: a visibilidade é essencial para uma condução segura. Troque de escovas, sem se esquecer de verificar a compatibilidade das mesmas com o seu automóvel.

Luzes

Observe a iluminação e tente perceber se alguma se encontra mais mortiça. Para uma condução segura é essencial que os faróis estejam nivelados e com uma intensidade luminosa idêntica, capaz de não o deixar “às escuras”.

Óleo

Não é por ser Inverno, mas já que está a revirar o carro de ponta a ponta mais vale espreitar o óleo e verificar o seu nível, cor e consistência. De qualquer das formas, respeite sempre os intervalos de mudança do óleo, assim como dos filtros.

Pneus

São o único ponto em que carro e solo se encontram e deles depende grande parte da segurança de quem segue a bordo. Por isso, além da sempre aconselhável correção da pressão dos pneus (pelo menos uma vez por mês) e da inspeção visual, que pode detetar anomalias, é aconselhável tomar medidas extra. Comece por verificar o rasto dos pneus – este deve ter um mínimo de 1,6mm de profundidade e o desgaste deve ser uniforme. Embora a vida útil dos pneus possa chegar aos 60 mil quilómetros, pondere trocá-los se já se tiverem passado mais de seis anos desde a última substituição. Nas terras altas, em que é comum encontrar gelo nas estradas, sobretudo nas curvas mais sombrias, procure uns pneus que se adaptem a esse tipo de traçado.
 

Veja todos os carros 4×4 à venda no Standvirtual

 
Travões

Quantas vezes não se põe pé ao travão e, devido ao piso estar molhado ou com gelo, se sente o carro a fugir, mesmo quando os travões estão impecáveis. Isto deve-se ao facto de, com a chuva, a água invadir as frestas do piso trazendo ao de cima o óleo e as gorduras que se acumularam ali ao longo do tempo seco. É o chamado “piso de manteiga”. No entanto, o bom funcionamento dos travões pode evitar dissabores maiores. Leve o carro à oficina e verifique as pastilhas, sem se esquecer de repor o nível do fluido dos travões.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional